A informática educativa aplicada à educação especial: o software educativo "Hércules e Jiló"
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v9i17.3173Palavras-chave:
Informática educativa;, Educação especial;, Deficiência mental;, Software educativo;, Recurso pedagógico;, Hércules e JilóResumo
Trata-se de um ambiente de aprendizagem multimídia de caráter cooperativo, recomendado para alunos com necessidades educacionais especiais em nível de alfabetização por apresentarem deficiência mental. O software denominado "Hércules e Jiló" pretende estimular o aluno mediante múltiplos recursos, buscando a interação entre o virtual e o real, objetivando a alfabetização científica, matemática, lingüística, social e informática. Está baseado em cinco dimensões ”” de conteúdo, didática, cognitiva, lúdica e interativa ”” interdependentes e complementares, que se relacionam de maneira dialética. O mesmo foi concebido para servir de apoio pedagógico ao professor. Baseia-se em princípios cognitivo-construtivista.s e está centrado em uma série de atividades que se dividem em duas categorias: 1 ”” para montar e jogar; 2 ”” interativas e virtuais. As atividades abordam o tema dos seres vivos. Foi. Desenvolvido com profissionais de educação, psicologia, informática e desenho industrial. Foi objeto de tese de doutoramento realizada na UNED/Espanha.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Todas as publicações da revista Linhas Críticas serão licenciadas sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isso significa que qualquer pessoa tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato;
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
As pessoas autoras não podem revogar estes direitos desde que sejam respeitados os termos da licença.
Conforme os termos:
Atribuição — as pessoas leitoras devem atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. As pessoas leitoras podem fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira que o licenciante o apoia ou aprova o seu uso.
Sem restrições adicionais — as pessoas autoras não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Pessoas autoras mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Pessoas autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Pessoas autoras têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais, repositórios préprint ou na sua página pessoal) qualquer ponto antes do envio da versão final do artigo à revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
