O estudo do meio na educação ambiental formal: contribuições da ciência geográfica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v22i47.4800

Palavras-chave:

Transformação social, Espacialidade, Construtivismo

Resumo

Este artigo avalia a relação entre a geografia e a educação ambiental críticas. Toma o estudo do meio como metodologia de ensino que pode promover essa aproximação. Ancora-se na teoria geográfica de Santos, em Leff, Layrargues e Loureiro na educação ambiental, em Fernandes, Lopes e Pontuschka na abordagem sobre estudo do meio. Trata-se de pesquisa mista. Projetos de educação ambiental de escolas públicas do Distrito Federal apresentados na etapa distrital da IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (IV CNIJMA), em 2013, são o referencial empírico. Avalia-se a relação entre as propostas teóricas e os projetos das escolas. Identificou-se que o estudo do meio é capaz de relacionar essas áreas com foco na transformação social, mas não é utilizado nas escolas.

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Biografia do Autor

Luna Letícia de Mattos Lambert, Universidade de Brasília, Brasil

Possui graduação e licenciatura em Geografia, pela Universidade de Brasília. É mestre em Educação Ambiental e ensino de Geografia pela mesma instituição, com dissertação intitulada "O estudo do meio na educação ambiental formal: contribuições da geografia crítica." Atua como professora da rede pública de ensino do Distrito Federal, em nível de ensino fundamental.

Maria Lídia Bueno Fernandes, Universidade de Brasília, Brasil

Possui graduação e licenciatura em Geografia pela Universidade de São Paulo. Cursou Etnologia e Psicologia Social na Ludwig-Maximilians-Universität/Munique/Alemanha (Magister Artium). Doutorou-se em Geografia (2009) pela Universidade de São Paulo com o tema: "A prática educativa e o estudo do meio". Pesquisa os seguintes temas: Questões teórico-metodológicas referentes ao Ensino de Geografia, Formação de Professores, Educação e Patrimônio (Natural, Material e Imaterial). Está vinculada ao Núcleo de Estudos em Cultura, Oralidade, Imagem e Memória do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares - CEAM da Universidade de Brasília. É professora de Didática da Geografia na Faculdade de Educação da Universidade de Brasília.

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Publicado

25.10.2016

Como Citar

Lambert, L. L. de M., & Fernandes, M. L. B. (2016). O estudo do meio na educação ambiental formal: contribuições da ciência geográfica. Linhas Crí­ticas, 22(47), 150–169. https://doi.org/10.26512/lc.v22i47.4800

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