PIBID: Inserção de futuros professores de matemática no ensino escolar com vistas a minimizar o choque com a realidade
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v25.2019.23110Palavras-chave:
PIBID, Inserção Profissional, formação de professores, Iniciação à DocênciaResumo
O presente artigo objetiva analisar as ações desenvolvidas por um programa brasileiro de iniciação à docência (PIBID) bem como suas contribuições para a minimização do futuro choque com a realidade vivenciado por professores em início de carreira como apontam os estudos sobre esta etapa do desenvolvimento profissional. Para tanto foram realizadas entrevistas e observou-se que a vivência no contexto escolar tornou a carreira docente mais atrativa e contribui significativamente para a minimização do futuro choque com a realidade. De posse dos dados coletados, concluímos que as políticas públicas voltadas à formação de professores podem contribuir para a superação do déficit de profissionais e propiciar espaços e experiências formativas diferenciadas, que considerem a escola como locus da aprendizagem docente.
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