Seleção meritocrática versus desigualdades sociais: quem são os inscritos e os classificados nos vestibulares da UFSC (1998-2007)?

Autores

  • Ione Ribeiro Valle Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Fernanda Araujo Barrichello Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Juliane Tomasi Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v16i31.3641

Palavras-chave:

Ensino superior;, Vestibular;, Ensino médio;, Meritocracia

Resumo

Neste estudo, inspirado em algumas reflexões sociológicas clássicas e contemporâneas, analisamos o acesso ao ensino superior público catarinense, tendo como referência os vestibulares da Universidade Federal de Santa Catarina. Para tanto, percorremos a década que antecede a implantação do programa de cotas para estudantes afrodescendentes e oriundos de escolas públicas (1998 a 2007). Após examinar os dispositivos de seleção meritocrática a partir da definição de vestibular e dos termos correlatos (exame e concurso), estudamos os documentos legais atuais procurando relacionar alguns princípios estabelecidos para o ensino superior aos critérios de ingresso nas universidades. Por último, nos centramos nos dados empíricos concernentes a algumas características sociais dos candidatos inscritos e classificados nos vestibulares da UFSC, a saber: o sexo, o percurso escolar, o "capital escolar" dos pais e a renda familiar.

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Biografia do Autor

Ione Ribeiro Valle, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutora em Ciências da Educação pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais ”“ Sorbonne, Universidade René Descartes (Paris V). Professora do Centro de Ciências da Educação ”“ Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC. Bolsista de Produtividade em Pesquisa/CNPq.

Fernanda Araujo Barrichello, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Graduada em Pedagogia pelo Centro de Ciências da Educação ”“ Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC. Participou desta pesquisa na qualidade de Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica ”“ Pibic/CNPq ”“ BIP/UFSC.

Juliane Tomasi, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Graduada em Pedagogia pelo Centro de Ciências da Educação ”“ Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC. Participou desta pesquisa na qualidade de monitora na disciplina Educação e Sociedade e colaboradora no Programa Pibic/CNPq ”“ BIP/UFSC.

 

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Publicado

10.04.2011

Como Citar

Valle, I. R., Barrichello, F. A., & Tomasi, J. (2011). Seleção meritocrática versus desigualdades sociais: quem são os inscritos e os classificados nos vestibulares da UFSC (1998-2007)?. Linhas Crí­ticas, 16(31), 391–418. https://doi.org/10.26512/lc.v16i31.3641

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