Currículo e diversidade: os desafios da inclusão escolar de alunos com deficiência intelectual

Autores

  • Érika Soares de Oliveira Secretaria Municipal de Educação de Natal-RN
  • Lúcia Araújo Ramos Martins Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v17i33.3734

Palavras-chave:

Currículo, Inclusão escolar, Deficiência intelectual

Resumo

Este trabalho registra aspectos de uma pesquisa que objetivou analisar o currículo de uma escola municipal, situada na cidade de Natal/RN, com vistas à inclusão de alunos com deficiência intelectual. Com base num estudo de caso, apresentamos algumas reflexões acerca das concepções de currículo escolar, sob a ótica da inclusão escolar. Assim, destacamos a compreensão das professoras, coordenadoras e gestora sobre a inserção dessa temática no projeto político-pedagógico, a concepção de currículo, bem como as diretrizes curriculares expressas no projeto político pedagógico. Constatamos que as diretrizes curriculares expressam uma visão ampla de currículo e são desconhecidas pelos profissionais da instituição de ensino.

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Biografia do Autor

Érika Soares de Oliveira, Secretaria Municipal de Educação de Natal-RN

Possui mestrado em Educação (2010), pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Docente da Secretaria Municipal de Educação de Natal/RN. Publicação recente: Currículo e inclusão de alunos com deficiência intelectual: algumas considerações sobre o papel do gestor escolar (In: Lúcia de Araujo Ramos Martins; Luzia Guacira dos Santos Silva (orgs.) Múltiplos olhares sobre a inclusão. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2009) em coautoria com Lúcia de Araújo Ramos Martins.

Lúcia Araújo Ramos Martins, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente, é professora Associada III da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Publicação recente: Inclusão: compartilhando saberes (5a. ed. Petrópolis: Vozes, 2011) em coorganização com José Pires; Francisco Ricardo Lins e Gláucia Nascimento da Luz.  

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Publicado

13.12.2011

Como Citar

Oliveira, Érika S. de, & Martins, L. A. R. (2011). Currículo e diversidade: os desafios da inclusão escolar de alunos com deficiência intelectual. Linhas Crí­ticas, 17(33), 309–325. https://doi.org/10.26512/lc.v17i33.3734

Edição

Seção

Dossiê: Educação Especial Inclusiva