PIBID: Inserção de futuros professores de matemática no ensino escolar com vistas a minimizar o choque com a realidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v25.2019.23110

Palavras-chave:

PIBID, Inserção Profissional, formação de professores, Iniciação à Docência

Resumo

O presente artigo objetiva analisar as ações desenvolvidas por um programa brasileiro de iniciação à docência (PIBID) bem como suas contribuições para a minimização do futuro choque com a realidade vivenciado por professores em início de carreira como apontam os estudos sobre esta etapa do desenvolvimento profissional. Para tanto foram realizadas entrevistas e observou-se que a vivência no contexto escolar tornou a carreira docente mais atrativa e contribui significativamente para a minimização do futuro choque com a realidade. De posse dos dados coletados, concluímos que as políticas públicas voltadas à formação de professores podem contribuir para a superação do déficit de profissionais e propiciar espaços e experiências formativas diferenciadas, que considerem a escola como locus da aprendizagem docente.

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Biografia do Autor

Douglas da Silva Tinti, Universidade Federal de Ouro Preto

Doctor en Educación Matemática. Profesor del Programa de Posgrado en Educación Matemática de la Universidad Federal de Ouro Preto (UFOP).

Ana Lúcia Manrique, Pontifícia Universidad Católica de São Paulo

Doctora en Psicologia de la Educación. Profesora del Programa de Estudios de Posgrado en Educación Matemática de la Pontifícia Universidad Católica de São Paulo (PUC/SP).

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Publicado

20.02.2019

Como Citar

Tinti, D. da S., & Manrique, A. L. (2019). PIBID: Inserção de futuros professores de matemática no ensino escolar com vistas a minimizar o choque com a realidade. Linhas Crí­ticas, 25, e23110. https://doi.org/10.26512/lc.v25.2019.23110

Edição

Seção

Dossiê: Educação Matemática

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