Residência Pedagógica e ensino de inglês: experiência de produção de materiais didáticos para uma escola pública

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhla.v23i1.54527

Palavras-chave:

Programa de Residência Pedagógica, Língua Inglesa, Materiais Didáticos, Desenvolvimento de Material Didático

Resumo

O objetivo do artigo é apresentar e discutir a elaboração de materiais didáticos para ensino de língua inglesa usados em escolas da rede pública municipal no sertão de Pernambuco no âmbito do Programa de Residência Pedagógica da CAPES. De natureza qualitativa interpretativa, uma vez que a pesquisadora foi também a docente responsável pelos materiais e pela condução de seu uso em sala de aula, este estudo assume uma perspectiva de intervenção pedagógica (DAMIANI et al., 2013). Para isso, a primeira parte do artigo apresenta o Programa de Residência Pedagógica e a instituição que fomentou a presente experiência; na segunda, discute-se a noção de produção de materiais didáticos e; na terceira, apresenta-se o processo de produção e uso de materiais didáticos para as turmas de língua inglesa do Ensino Fundamental II. Do sexto ao nono ano, preservadas as suas especificidades, foi possível redirecionar a prática de ensino de idiomas com materiais didáticos que buscassem, por um lado, o desenvolvimento linguístico e, por outro, a interação e a autonomia dos/das estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Larissa de Pinho Cavalcanti, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Docente Adjunta da Universidade Federal Rural de Pernambuco - Unidade Acadêmica de Serra Talhada. Especialista em língua e literatura inglesa pela Faculdade Frassinetti do Recife (2012); Mestra em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco (2012); Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco (2017). Atua na área de Língua Inglesa e Estágio Supervisionado, com pesquisas na área de ensino de língua inglesa, representações sociais e multimodalidade. Também atua em tradução acadêmica e audiovisual. Integra o Nucleo Integrado de Lingua Inglesa suas Literaturas e Ensino; o Grupo Dadá de Ensino, Pesquisa e Extensão em Gênero, Sextualidade e Saúde; a Rede Interdisciplinas de Mulheres Acadêmicas do Semiárido. Foi coordenadora do Projeto de Residência Pedagógica de Letras - UFRPE/UAST em 2018-2019 e 2022-2024.

Maria Leane da Silva Cândido, Universidade Federal Rural de Pernambuco

É licencianda do curso de Letras- Português/Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco na Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UFRPE-UAST). Participou como bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) edital 2020/2022 e atualmente é bolsista do Programa Residência Pedagógica (PRP) de Língua Inglesa do núcleo da UAST, edital 2022/2024.

Referências

BRASIL. Equipamentos e materiais didáticos. Brasília, 2007a. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/profunc/equip_mat_dit.pdf. Acesso em: 28 mar. 2024.

BRASIL. Programa Nacional do Livro e do Material Didático: apresentação, Brasília, 2017b. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/areas-de-atuacao/eb/pnld. Acesso em: 28 mar. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/escola-em-tempo-integral/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal.pdf. Acesso em: 29 mar. 2024.

BRASIL. Lei no 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 10 jan. 2003. Disponível em: https://legislacao.presidencia.gov.br/atos/?tipo=LEI&numero=10639&ano=2003&ato=431MTTq10dRpWTbf4. Acesso em: 01 jun. 2023.

CAPES. Edital CAPES nº 06/2018. Programa de Residência Pedagógica. Chamada Pública para apresentação de propostas no âmbito do Programa de Residência Pedagógica. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/educacao-basica/programa-residencia-pedagogica. Acesso em: 29 mar. 2024.

CAPES. Portaria GAB nº 38, de 28 de fevereiro de 2018. Institui o Programa de Residência Pedagógica. Diário Oficial da União, Brasília-DF, Seção 1, p. 28, 01 mar. 2018. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/28022018-portaria-n-38-institui-rp-pdf. Acesso em: 29 mar. 2024.

CAPES. Portaria GAB Nº 259, de 17 de dezembro de 2019. Dispõe sobre o regulamento do Programa de Residência Pedagógica e do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Diário Oficial da União, Brasília-DF, Seção 1, p. 111-115, 19 dez. 2019. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/educacao-basica/programa-residencia-pedagogica. Acesso em: 29 mar. 2024.

DAMIANI, M. F. et al. Discutindo pesquisas do tipo intervenção pedagógica. Cadernos de Educação, v. 45, p. 57-67, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/3822. Acesso em: 02 abr. 2024.

FISCARELLI, R. B. de O. Material didático e prática docente. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara-SP, v. 2, n. 1, p. 31-39, 2007. DOI: 10.21723/riaee.v2i1.454. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/454. Acesso em: 02 abr. 2024.

FREITAS, O. Equipamentos e materiais didáticos. Brasília: Universidade de Brasília, 2009.

JOLLY, D.; BOLITHO R. A framework for materials writing. In: TOMLINSON, B. (Ed.). Materials development in language teaching. New York: Cambridge University Press, 1998. p. 90-115.

LARSEN-FREEMAN, D. Techniques and Principles in Language Teaching. 2nd ed. Oxford: Oxford University Press, 2000.

LEFFA, V. Produção de materiais de ensino: teoria e prática. Pelotas, RS: Educat, 2003.

NIKOOPOUR, J.; AMINI, M. F. English Language Teaching Material Development. Journal of Language and Translation, v. 2, n. 2, p. 1-12, 2011. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/344270454_English_Language_Teaching_Material_Development. Acesso em: 28 mar. 2024.

OLIVEIRA, E. C.; VIEIRA, M. M. C. Descobrindo sentidos na produção de material didático para alunos do Ensino Fundamental de uma escola pública no Maranhão. Humanidades e Inovação, v. 9, n. 9, 2022. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/7549. Acesso em: 28 mar. 2024.

PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2004.

PRADO, B. M. dos S; GOMES, M. de O. Programa de Residência Pedagógica/CAPES: uma boa ideia pedagógica? Rev. Eletrônica Pesquiseduca, Santos-SP, v.13, n. 32, p. 1243-1261, set.-dez. 2021. Disponível em: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1140/1002. Acesso em: 28 mar. 2024.

SALAS, R. M. English teachers as materials developers. Revista Electrónica Actualidades Investigativas en Educación, v. 4, n. 2, 2004. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/447/44740214.pdf. Acesso em: 28 mar. 2024.

SANTANA, F. C. de M.; BARBOSA, J. C. O dispositivo formativo da residência pedagógica: ataques, lutas e resistências. Revista Brasileira de Educação, v. 25, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/kcHJszJzt8zGSyxmSRpmSYq/?format=pdf. Acesso em: 28 mar. 2024.

SCHEYERL, D. Práticas ideológicas na elaboração de materiais didáticos para a educação linguística. In: SCHEYERL, D.; SIQUEIRA, S. (Org.) Materiais didáticos para o ensino de línguas na contemporaneidade: contestações e proposições. Salvador: EDUFBA, 2012. p. 37-56.

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E ESPORTES DE PERNAMBUCO-SEEP. Currículo de Pernambuco: Ensino Fundamental, 2018. Disponível em: https://www.afogadosdaingazeira.pe.gov.br/selecao-simplificada/CURRICULO-DE-PERNAMBUCO-ENSINO-FUNDAMENTAL.pdf. Acesso em: 02 abr. 2024.

TOMLINSON, B. Principles for Effective Materials Development. In: HARWOOD, N. (Ed.), English language teaching materials: Theory and Practice. Cambridge: Cambridge University Press, 2010. p. 80-108.

TOMLINSON, B. Developing materials for language teaching. 2nd ed. London: Bloomsbury Academic, 2013.

TOMLINSON, B. The importance of materials development for language learning. In: AZARNOOSH, M. et al. (Ed.). Issues in Materials Development. Critical New Literacies: The Praxis of English Language Teaching and Learning (PELT). Rotterdam: Sense Publishers, 2016. p. 1-9.

Downloads

Publicado

2024-11-19

Como Citar

Cavalcanti, L. de P., & Cândido, M. L. da S. (2024). Residência Pedagógica e ensino de inglês: experiência de produção de materiais didáticos para uma escola pública. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 23(1), AG7. https://doi.org/10.26512/rhla.v23i1.54527

Edição

Seção

Artigos