Papéis do leitor, Teoria de Registro e suporte pedagógico: articulações para o ensino de inglês no contexto universitário
DOI:
https://doi.org/10.26512/rhla.v23i1.53699Palavras-chave:
Ensino de língua inglesa, Discurso, Leitura, Suporte de aprendizagemResumo
O objetivo deste texto é relatar o processo de elaboração de recursos de mediação de práticas de leitura e análise discursiva para uma disciplina sobre Discurso, ministrada, em língua inglesa, a alunos do curso de Letras Português-Inglês de uma universidade federal do Sudeste brasileiro. Esse processo foi desenvolvido com base no Modelo dos Quatro Recursos (papéis do leitor), de Luke e Freebody (1990); na Teoria de Registro da Linguística Sistêmico-Funcional, segundo Martin e Rose (2007); e na abordagem pedagógica de Scaffolding, segundo Gibbons (2015) e Hammond (2021). Essas bases foram utilizadas como ferramentas metodológicas para planejamento e elaboração de materiais didáticos para uso na disciplina. Nos resultados destacaram-se: a construção de um plano de curso modular em termos de papéis de leitor; a distribuição e didatização de conteúdos do programa da disciplina com base em aspectos do contexto de uso da linguagem em sala de aula, abordados para fins pedagógicos.
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