Papéis do leitor, Teoria de Registro e suporte pedagógico: articulações para o ensino de inglês no contexto universitário

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhla.v23i1.53699

Palavras-chave:

Ensino de língua inglesa, Discurso, Leitura, Suporte de aprendizagem

Resumo

O objetivo deste texto é relatar o processo de elaboração de recursos de mediação de práticas de leitura e análise discursiva para uma disciplina sobre Discurso, ministrada, em língua inglesa, a alunos do curso de Letras Português-Inglês de uma universidade federal do Sudeste brasileiro. Esse processo foi desenvolvido com base no Modelo dos Quatro Recursos (papéis do leitor), de Luke e Freebody (1990); na Teoria de Registro da Linguística Sistêmico-Funcional, segundo Martin e Rose (2007); e na abordagem pedagógica de Scaffolding, segundo Gibbons (2015) e Hammond (2021). Essas bases foram utilizadas como ferramentas metodológicas para planejamento e elaboração de materiais didáticos para uso na disciplina. Nos resultados destacaram-se: a construção de um plano de curso modular em termos de papéis de leitor; a distribuição e didatização de conteúdos do programa da disciplina com base em aspectos do contexto de uso da linguagem em sala de aula, abordados para fins pedagógicos.

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Biografia do Autor

Vivian Lopes, Universidade Federal Fluminense

Possui graduação em Licenciatura Português Inglês e mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade Federal Fluminense (2005 e 2008). Cursou doutorado em Letras também pela Universidade Federal Fluminense (2014), na área de Teoria e Análise Linguística, com ênfase em Linguística Funcional Sistêmica. Realizou estágio de doutoramento sanduíche na Universidade de Sydney (2012), onde desenvolveu o aprofundamento metodológico de sua tese, a qual teve como foco a abordagem da questão da indeterminação no discurso em língua estrangeira (hiato entre querer e conseguir dizer) e suas implicações identitárias (relação sujeito-discurso) no enquadre do Funcionalismo Sistêmico. Foi professora Adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2015-2019), atuando na graduação e no Programa de Pós-Graduação Lato Sensu do Instituto de Letras da UERJ. É professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense.

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Publicado

2024-11-26

Como Citar

Lopes, V. M. (2024). Papéis do leitor, Teoria de Registro e suporte pedagógico: articulações para o ensino de inglês no contexto universitário. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 23(1), AG9. https://doi.org/10.26512/rhla.v23i1.53699

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