Organização tópica e sumarização do texto: estratégia para ensino de leitura
DOI:
https://doi.org/10.26512/rhla.v7i1.588Palavras-chave:
Ensino; Leitura;, Tópico Discursivo;, SumarizaçãoResumo
O objetivo deste trabalho é apresentar a topicalidade, um princípio organizador do texto, como um pressuposto para a realização de atividades de leitura. Propõe-se que o exercício de análise da organização tópica possibilita o desenvolvimento da habilidade de sumarização das informações, já que envolve, necessariamente, o processo de abstração dessas informações em macroproposições semânticas. A atividade de sumarização/resumo do texto pelo viés da sua organização tópica se reverte, portanto, em uma estratégia de ensino de leitura, concebida como processo estratégico e interativo de construção de sentido.
Downloads
Referências
BROWN, Gillian; YULE, George. Discourse analysis. Cambridge: Cambridge University Press, 1983.
GOODMAN, Kenneth. Unity in reading. In: SINGER H.; RUDDELL, R. B. Theoretical model and processes of reading. Newark, Delaware: International Reading Association, 1985.
______. The reading process. In: CARRELL, P. L.; DEVINE, J.; ESKEY, D. E. (Eds.). Interactive approaches to second language reading. Cambridge: Cambridge University Press, 1988.
GOUGH, Philip B. One second of reading. In: KAVANAGH, J. F.; MATTINGLY, I. G. (Orgs.). Language by ear and by eye. Cambridge: MIT Press, 1972.
______. One second of reading. In: SINGER H.; RUDDELL, R. B. Theoretical model and processes of reading. Newark, Delaware: International Reading Association, 1985.
JUBRAN, Clélia C. A. S. et al. Organização tópica da conversação. In: ILARI, R. (Org.). Gramática do português falado, v. II. Campinas/SP: UNICAMP, São Paulo: FAPESP, 1992.
PERELMAN DE SOLARZ, Flora. La Construccion del resumen. Lectura y Vida, ano 15, n. 3, p. 28-46, Buenos Aires, IRA, 1994.
PINHEIRO, Clemilton Lopes. A prática do resumo no contexto universitário. Athos & Ethos, v. 1, Patrocício-MG, Faculdade do Patrocínio, p. 117-140, 2001.
______. Organização tópica na fala e na escrita. In: SOARES, M. E. (Org.). Pesquisas em lingüística: descrição, aplicação, ensino. Fortaleza: PPGL-UFC/GELNE, 2006.
RUMELHART, David E. Toward an interactive model of reading. In: DORNIC, S. Attention and performance VI.Hillsdale, NJ: Erlbaum, 1977.
______. Toward an interactive model of reading. In: SINGER, H; RUDDELL, R. Theoretical models and process of reading.3rd ed. Newark, Delaware: International Reading Association, 1985.
SOUSA E SILVA, Maria Cecília P. A tarefa de sumarização num contexto mais amplo de produção escrita. In: I CONGRESSO BRASILEIRO DE LINGÜÃSTICA APLICADA. Anais, Campinas, UNICAMP, 1985.
VAN DIJK, Teun A. La ciencia del texto. Barcelona: Paidós, 1978.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Artigos publicados pela Revista Horizontes de Linguística Aplicada são licenciados sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Ao publicar na Horizontes de Linguística Aplicada, os autores concordam com a transferência dos direitos autorais patrimoniais para a revista. Os autores mantêm seus direitos morais, incluindo o reconhecimento da autoria.
Autores e leitores têm o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais .
- SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.


