Escrita acadêmica em inglês no contexto da Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Minas Gerais: uma abordagem contextualizada

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhla.v23i2.53729

Palavras-chave:

ensino de língua inglesa, ensino de produção escrita, letramento acadêmico, ensino baseado em gêneros, EPTNM

Resumo

Este artigo reflete sobre a possibilidade de explorar a abordagem de letramentos acadêmicos (LA) fora do contexto do ensino superior, em que há muitos estudos sobre o tema. Assim sendo, considera-se discutir os letramentos acadêmicos em uma instituição na qual os estudantes estão inseridos em um contexto que se permite e se almeja a integração entre os diferentes níveis de ensino (educação profissional técnica, graduação e pós-graduação). Os dados, analisados à luz das teorias que abordam o letramento como prática social, são provenientes das atividades dos professores que atuam no ensino de língua inglesa em uma Instituição de Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM) em Minas Gerais, obtidas por meio de um questionário via Google Forms. As análises, de caráter interpretativo, evidenciam que o desenvolvimento das habilidades de escrita em inglês pode acontecer como prática social, de forma contextualizada e situada, sem separar as pessoas e os lugares dos textos. Os resultados permitiram trazer uma perspectiva sobre o ensino da escrita acadêmica em inglês na EPTNM, contribuindo para os estudos sobre práticas pedagógicas de letramento acadêmico em inglês, no contexto do ensino médio técnico.

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Biografia do Autor

Fernanda de Faria Rezende Santos, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens (POSLING/CEFET-MG). Licenciada em Letras/Inglês pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG/2021). Atualmente atua como bolsista em atividades docentes em Português como Língua Estrangeira (curso Pré-PEC-G), no CEFET-MG/Belo Horizonte. Foi professora de inglês e de português como língua estrangeira em curso de idiomas.

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Publicado

2024-12-23

Como Citar

Santos, F. de F. R. (2024). Escrita acadêmica em inglês no contexto da Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Minas Gerais: uma abordagem contextualizada. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 23(2), DT15. https://doi.org/10.26512/rhla.v23i2.53729

Edição

Seção

Dossiê: A escrita acadêmica a partir de diferentes abordagens teóricas

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