Escrita acadêmica em inglês no contexto da Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Minas Gerais: uma abordagem contextualizada

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhla.v23i2.53729

Palabras clave:

ensino de língua inglesa, ensino de produção escrita, letramento acadêmico, ensino baseado em gêneros, EPTNM

Resumen

Este artigo reflete sobre a possibilidade de explorar a abordagem de letramentos acadêmicos (LA) fora do contexto do ensino superior, em que há muitos estudos sobre o tema. Assim sendo, considera-se discutir os letramentos acadêmicos em uma instituição na qual os estudantes estão inseridos em um contexto que se permite e se almeja a integração entre os diferentes níveis de ensino (educação profissional técnica, graduação e pós-graduação). Os dados, analisados à luz das teorias que abordam o letramento como prática social, são provenientes das atividades dos professores que atuam no ensino de língua inglesa em uma Instituição de Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM) em Minas Gerais, obtidas por meio de um questionário via Google Forms. As análises, de caráter interpretativo, evidenciam que o desenvolvimento das habilidades de escrita em inglês pode acontecer como prática social, de forma contextualizada e situada, sem separar as pessoas e os lugares dos textos. Os resultados permitiram trazer uma perspectiva sobre o ensino da escrita acadêmica em inglês na EPTNM, contribuindo para os estudos sobre práticas pedagógicas de letramento acadêmico em inglês, no contexto do ensino médio técnico.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Fernanda de Faria Rezende Santos, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens (POSLING/CEFET-MG). Licenciada em Letras/Inglês pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG/2021). Atualmente atua como bolsista em atividades docentes em Português como Língua Estrangeira (curso Pré-PEC-G), no CEFET-MG/Belo Horizonte. Foi professora de inglês e de português como língua estrangeira em curso de idiomas.

Citas

FERREIRA, M. M.; LOUSADA, E. G. Ações do laboratório de letramento acadêmico da Universidade de São Paulo: promovendo a escrita acadêmica na graduação e na pós-graduação. Ilha do Desterro, v. 69, p. 125-140, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/desterro/article/view/2175-8026.2016v69n3p125. Acesso em: 12 ago. 2024.

FIAD, R. S. Reescrita, dialogismo e etnografia. Linguagem em (Dis)curso, v. 13, p. 463-480, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ld/i/2013.v13n3/. Acesso em: 12 ago. 2024.

GEE, J. P. Situated Language and Learning: a critique of traditional schooling. New York. Routledge, 2004.

HYLAND, K. Genre and second language writing. Ann Arbor, MI: University of Michigan Press, 2004.

HYLAND, K. Writing in the academy: reputation, education and knowledge. London: Institute of Education, University of London, 2007.

HYLAND, K. Teaching and researching writing. 2nd ed. Harlow, UK: United Kingdom Pearson Education Limited, 2009.

JUCHUM, M.; SIMÕES, L. A escrita na universidade: uma reflexão a partir do que os alunos dizem em seus textos. In: AGUSTINI, C.; ERNESTO, B. (Org.). Incursões na escrita acadêmico-universitária: letramento, discurso, enunciação [on-line]. Uberlândia: EDUFU, 2017. p. 93-106.

LEA, M. R.; STREET, B. V. Student writing in higher education: an academic literacies approach. Studies in Higher Education, v. 23, n. 2, p. 157-170, 1998. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/03075079812331380364 Acesso em: 12 ago. 2024.

LEA, M. R.; STREET, B. V. O modelo de “letramentos acadêmicos”: teoria e aplicações. Filol. Linguíst. Port., trad. Fabiana Komesu e Adriana Fischer, São Paulo, v. 16, n. 2, p. 477-493, 2014.

SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

STREET, B. V. Literacy in theory and practice. Cambridge: Cambridge University Press, 1984.

STREET, B. V. Letramentos acadêmicos: avanços e críticas recentes. In: AGUSTINI, C.; ERNESTO, B. (Org.). Incursões na escrita acadêmico-universitária: letramento, discurso, enunciação [on-line]. Uberlândia, MG: EDUFU, 2017. p. 21-33.

STREET, B. V.; MAY, S. (Ed.). Literacies and Language Education – Third Edition. Berlin: Springer, 2017.

Publicado

2024-12-23

Cómo citar

Santos, F. de F. R. (2024). Escrita acadêmica em inglês no contexto da Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Minas Gerais: uma abordagem contextualizada. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 23(2), DT15. https://doi.org/10.26512/rhla.v23i2.53729

Número

Sección

Dossiê: A escrita acadêmica a partir de diferentes abordagens teóricas

Artículos similares

1 2 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.