Teorias da tradução e o ensino de língua estrangeira

Autores/as

  • Sinara de Oliveira Branco Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhla.v8i2.753

Palabras clave:

Estudos da tradução;, Ensino de línguas;, Estratégias de tradução;, Análise contrastiva

Resumen

Este trabalho tem o objetivo de identificar o uso de estratégias de tradução por alunos da habilitação em língua inglesa, em nível intermediário, do Curso de Letras da UFCG, de acordo com as Estratégias de Tradução de Chesterman (1997), as categorias de tradução de Jakobson (1958/2000) e a visão de Gutt (2000) sobre a tradução como uso interpretativo interlingual. Tal investigação apresenta um estudo comparativo entre as línguas inglesa e portuguesa buscando contribuir para um maior desenvolvimento do conhecimento sintático, semântico e pragmático dos alunos em ambas as línguas. Este estudo segue a orientação de Albir (1998), que acredita que o uso da tradução em sala de aula inclui dois aspectos: i) tradução interiorizada ”“ feita por todo aprendiz de línguas estrangeiras; e ii) tradução pedagógica ”“ utilizada em sala de aula como ferramenta pedagógica para reforçar e verificar a aprendizagem utilizando textos, análise contrastiva e reflexão. A tradução será considerada uma atividade comunicativa que auxilia no ensino tanto de línguas estrangeiras quanto de tradução, bem como no aprimoramento do conhecimento da língua materna e da língua inglesa através do uso de interlíngua.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Sinara de Oliveira Branco, Universidade Federal de Campina Grande

Professora Doutora da Universidade Federal de Campina Grande ”“ UFCG

Citas

ALBIR, Hurtado. La traducción en la enseñanza comunicativa. Cable: Revista de Didáctica del Español como Lengua Extranjera. Madrid, 1998. p. 42-45.

CHESTERMAN, Andrew. Memes of translation:the spread of ideas in translation theory.Amsterdam: John Benjamins, 1997.

COSTA, Walter. Tradução e ensino de línguas. In: BOHN Hilário.;VANDRESEN, Paulino(Eds.). Tópicos de lingüística aplicada ao ensino de línguasestrangeiras. Florianópolis: Editora da UFSC, 1988.

GUTT, Ernst-August. Translation as interlingual interpretive use. In: VENUTI, Lawrence (Ed.). The translation studies reader. London: Routledge, 2000. p. 376-396.

JAKOBSON, Roman. On linguistic aspects of translation.In: VENUTI, Lawrence (Ed.). The translation studies reader. London: Routledge, 2000. p. 113-118.

LEFFA, Vilson. Metodologia do ensino de línguas.In: BOHN Hilário. Inácio; VANDRESEN,Paulino. Tópicos em lingüística aplicada:o ensino de línguas estrangeiras. Florianópolis: Ed. da UFSC, 1988. p. 211-236.

LUCINDO, Emy. (1997). Tradução, lexicografia e ensino de línguas. Disponívelem:<http://www.journal.ufsc.br/index.php/scientia/search/authors/view?firstName=Emy&middleName=Soares&lastName=Lucindo&affiliation>. Acesso em abril de 2009.

MALMKJAER, Kirsten. Translation and language teaching.Language teaching and translation.UK: St. Jerome, 1998.

MEDGYES, Peter. The non-native teacher.London: MacMillan, 1994.

SPERBER, Dan.; WILSON, Deirdre. Representation and relevance. In: KEMPSON, Ruth (Ed.). Mental representations:the interface between language and reality. Cambridge: Cambridge University Press, 1998. p. 133-153.

Publicado

2011-04-09

Cómo citar

Branco, S. de O. (2011). Teorias da tradução e o ensino de língua estrangeira. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 8(2), 185. https://doi.org/10.26512/rhla.v8i2.753

Artículos similares

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.