As reflexões do professor como agente de letramento na escrita do gênero diário

Autores

  • Cecilia Barbosa Lins Aroucha Universidade Federal de Alagoas
  • Lúcia de Fátima Santos Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhla.v18i2.25160

Palavras-chave:

Agente de letramento, Formação docente, Gênero diário

Resumo

Neste artigo temos como objetivo discutir como uma professora analisa sua prática pedagógica em anotações do gênero discursivo diário. Trata-se de resultados obtidos em uma pesquisa de doutorado, desenvolvida em práticas de letramento de um Instituto Federal. A análise fundamenta-se em estudos do Letramento conjugados com abordagens do Círculo de Bakhtin. Os dados indicam que as autorreflexões da professora como agente de letramento possibilitaram uma maior compreensão sobre sua própria prática e, por conseguinte, motivaram alterações em sua formação docente, problematizando questões do cotidiano da sala de aula e construindo, conjuntamente com os alunos, alternativas possíveis para dificuldades evidenciadas.

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Biografia do Autor

Lúcia de Fátima Santos, Universidade Federal de Alagoas

Professora associada da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).  Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Alagoas. Maceió, Brasil, e-mail: lfsmar@hotmail.com

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Publicado

2019-12-31

Como Citar

Aroucha, C. B. L., & Santos, L. de F. (2019). As reflexões do professor como agente de letramento na escrita do gênero diário. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 18(2), 99–114. https://doi.org/10.26512/rhla.v18i2.25160

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