Roteiros culturais: modelo teórico na abordagem de conteúdos socioculturais no ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras

Autores/as

  • Alba Escalante Universidade de Brasília ”“ UnB
  • Enrique Huelva Unternbäumen Universidade de Brasília ”“ UnB

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhla.v7i2.613

Palabras clave:

Língua;, Cultura;, Roteiros Culturais;, Ensino/Aprendizagem de Língua Estrangeira (LE)

Resumen

O termo roteiro cultural vincula-se a uma abordagem utilizada na análise de normas e valores originários da cultura. Essa perspectiva fundamenta-se na idéia de que a forma de falar de um grupo determinado é uma manifestação de um sistema tácito de regras, ou roteiros, que podem ser reconstruídos a partir dos princípios da metalinguagem semântica natural conforme Wierzbicka e Goddard. O objetivo deste artigo é apresentar o modelo teórico dos roteiros culturais na abordagem de conteúdos socioculturais no ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras. Fundamentando-nos em Wierzbicka, explicamos e exemplificamos em que consistem os roteiros culturais, fazendo um recorte de uma pesquisa onde foram levantados e comparados alguns traços do roteiro da negação em falantes de língua espanhola de diversas áreas geolectais e em falantes do português do Brasil. Os resultados indicaram que a maioria dos falantes do português concorda que o mais adequado é evitar negar; se comparado ao roteiro da negação dos falantes de espanhol, a negação em português parece apresentar traços contrastantes com os representantes da Espanha e familiaridade com os da América Hispânica. Finalmente, lançamos algumas propostas de aplicação deste modelo teórico para o tratamento dos conteúdos socioculturais no ensino/aprendizagem de língua estrangeira.

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Biografía del autor/a

Alba Escalante, Universidade de Brasília ”“ UnB

Mestre em Lingüística Aplicada pela Universidade de Brasília - UnB

Enrique Huelva Unternbäumen, Universidade de Brasília ”“ UnB

Professor Doutor da Universidade de Brasília - UnB

Citas

ESCALANTE, Alba. Roteiros culturais, ‘frames’ e metáforas conceituais: abordagens para o estudo da unidade/diversidade lingüística/cultural dos falantes da língua espanhola. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) ”“ Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Instituto de Letras, Universidade de Brasília, Brasília, em andamento.

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Publicado

2011-09-13

Cómo citar

Escalante, A., & Unternbäumen, E. H. (2011). Roteiros culturais: modelo teórico na abordagem de conteúdos socioculturais no ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 7(2), 8–18. https://doi.org/10.26512/rhla.v7i2.613

Número

Sección

Artigos