“Criança pequenininha aprende brincando”: compreensões e concretizações do lúdico por professores de Inglês para crianças
DOI:
https://doi.org/10.26512/rhla.v22i1.45772Palabras clave:
Ludicidade, Inglês, CriançasResumen
Este artigo apresenta um recorte da dissertação Experiências de ensinar inglês para crianças na escola pública: olhares e percepções sobre a prática do professor (2020), que teve como objetivo principal investigar de que forma as aulas de Língua Inglesa (LI) para o Ensino Fundamental I (EFI) nas escolas públicas pesquisadas se caracterizavam. A pesquisa foi realizada em escolas públicas de dois municípios do interior do estado de São Paulo, observando como os professores têm desempenhado o seu fazer pedagógico, desde o planejamento de suas atividades até o seu desenvolvimento em classe. Nesse recorte, discorreremos acerca de uma das características presentes nas aulas de Língua Inglesa para Crianças (LIC), apontadas pelos próprios professores pesquisados, a ludicidade. Observamos como tal característica era abordada durante a realização das atividades nas aulas desses professores. Os resultados evidenciaram o quanto a ludicidade pode contribuir no processo de ensino e aprendizagem da LI por crianças, desde que esteja bem vinculada ao ensino da LI.
Descargas
Citas
ALMEIDA FILHO, J. C. P. A. Dimensões comunicativas no ensino de línguas. 8. ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2015.
BARBOSA, A. A; FREITAS, M. A. A. O lúdico no processo de aprendizagem e de desenvolvimento da criança. 2006. 38 f. Monografia (Graduação em Pedagogia) – Centro Universitário de Brasília, Brasília, DF, 2006.
BREWSTER, J.; ELLIS, G.; GIRARD, D. The Primary English Teacher´s Guide. New Edition. London: Penguin, 2002.
CAMPOS, M. M. Pré-escola: entre a educação e o assistencialismo. In: ROSEMBERG, F. (Org.). Creche. São Paulo: Cortez, 1989. p. 11-19.
COSTA, E. A. Experiências de ensinar inglês para crianças na escola pública: olhares e percepções sobre a prática do professor. 2020. 178 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020.
FERNÁNDEZ, G. E.; RINALDI, S. Formação de professores de Espanhol para crianças no Brasil: alguns caminhos possíveis. Trabalhos em Linguística Aplicada (UNICAMP), v. 48, p. 353-365, 2009
FRIGOTTO, A. R.; MOTTER, R. M. B. O uso significativo dos jogos na aula de inglês. In: O professor PDE e os desafios da escola pública paranaense. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência da Educação. Programa de Desenvolvimento Educacional. Curitiba: SEED, 2007. (Cadernos PDE).
KISHIMOTO, T. M. (Org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 14. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
LIMA, E. C. A. S. A utilização do jogo na pré-escola. Série ideias, n. 10, São Paulo: FDE, p. 24-29, 1992.
MARTINS, V.L. O lúdico no processo ensino-aprendizagem da língua inglesa. Revista Científica Intr@ciência, v. 10, p. 37-58, 2015.
MILLER, I. K. et al. Teaching English to Young Learners: Some Reflective Voices from Latin America. In: _____. (Org.). The Routledge Handbook of Teaching English to Young Learners. London: Routledge, 2018. p. 508-522.
MOON, J. Children Learning English. Oxford: Macmillan Heinemann, 2000.
ORNELLAS, L. H. Representações de Professores de Inglês do Ensino Fundamental I. 2010. 170 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
RAIZER, P. B.; YOKOTA, R. Reflexões sobre a situação do ensino de espanhol LEC e análise do planejamento de curso de um manual didático para crianças. In: BARBIRATO Rita de. C.; SILVA Vera. T. (Org.). Planejamento de cursos: traçando rotas, explorando caminhos. Campinas, SP: Pontes Editores, 2016. v.1. p. 45-68.
ROLOFF, E. M. A importância do lúdico em sala de aula. In: X SEMANA DE LETRAS DA PUCRS, 2009, Porto Alegre. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2009.
RINALDI, S. Um retrato da formação de professores de Espanhol como Língua Estrangeira para crianças: um olhar sobre o passado, uma análise do presente e caminhos para o futuro. 2006. 171 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006.
ROCHA, C. H. Provisões para ensinar e aprender LE no Ensino Fundamental de 1ª a 4ª séries: dos parâmetros oficiais e objetivos dos agentes. 2006. 328 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2006.
ROCHA, C.H. O ensino de LE (inglês) para crianças do Ensino Fundamental público na transdisciplinaridade da Linguística Aplicada. In: XIII SETA - SEMINÁRIO DE TESES EM ANDAMENTO, 2008, Campinas. Anais do XIII SETA. Campinas: Editora da UNICAMP, v. 2, p. 435-440.
RUFINO, T. C. S. O lúdico na sala de aula em séries iniciais do Ensino Fundamental. 2014. 39 f. Monografia (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares) – Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.
SANTOS, L. I. S. Língua Inglesa em anos iniciais do Ensino Fundamental: fazer pedagógico e formação docente. 2009. 274 f. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, São José do Rio Preto, 2009.
SANTOS, S. C. A importância do lúdico no processo ensino aprendizagem. 2010. 50 f. Monografia (Especialização em gestão Educacional) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2010.
TONELLI, J. R. A.; PÁDUA, L. S; OLIVEIRA, T. R. R. (Org.). Ensino e formação de professores de línguas estrangeiras para crianças no Brasil. Curitiba: Appris, 2017.
VYGOTSKY, L. S. (1984). A formação social da mente. Tradução de José Cipolla Neto, Luís Silveira Menna Barreto, Solange Castro Afeche. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista Horizontes de Linguistica Aplicada

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los artículos publicados por la Revista Horizontes de Linguística Aplicada están licenciados bajo una Licencia Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional.
Al publicar en Horizontes de Linguística Aplicada, los autores aceptan la transferencia de los derechos de autor patrimoniales a la revista. Los autores mantienen sus derechos morales, incluido el reconocimiento de la autoría.
Autores y lectores son libres de:
Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato
Bajo los siguientes términos:
- Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada , brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios . Puede hacerlo en cualquier forma razonable, pero no de forma tal que sugiera que usted o su uso tienen el apoyo de la licenciante.
- NoComercial — Usted no puede hacer uso del material con propósitos comerciales .
- SinDerivadas — Si remezcla, transforma o crea a partir del material, no podrá distribuir el material modificado.
- No hay restricciones adicionales — No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.
