The dialogues between preceptor and resident in the context of pedagogical residence: reflections in favor of a construction of teacher identity

Authors

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhla.v19i2.32851

Keywords:

Pedagogical Residence, initial teacher education, teacher identity

Abstract

The Pedagogical Residency Program (PR) aims at inserting the undergraduate student into the school for teaching practice. During the first call for proposals, the Spanish/English Language Group from the Department of Foreign Languages at UFPB constituted a collective with 27 residents. They were allocated in three full-time schools in the cities of João Pessoa and Bayeux. The residents’ activities were divided into setting, observing, teaching, input meetings, besides developing an intervention plan. In each school, a preceptor accompanied the residents, and he/she supervised all the work developed. Considering this formative scenario, we aim, in this paper, at reflecting on the construction of the teacher identity from the dialogue between a resident and his preceptor. Our corpus comprises reflective reports, written by the resident, and analyzed under a qualitative-interpretative perspective. This paper relies on the conception of identity (HALL, 2005; BAUMAN, 2005; 2014 [2001]), identity and teachers’ formation (TARDIF, 2002; OLIVEIRA; BOER, 2018; REICHMANN, 2015; 2013) and observation in initial teacher education context (BIAZI, GIMENEZ, STUTZ, 2011). The result of our analysis showed that the dialogues between preceptor and resident added to the construction of the pre-service teacher professional identity, from a critical-reflexive perspective.

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Author Biographies

Edvaldo Santos de Lira, Secretária da Educação, da Ciência e Tecnologia do Estado da Paraíba

Licenciado em Letras (Língua Inglesa) pela Universidade Federal da Paraíba. Participou como bolsista e voluntário do Projeto de Extensão: "Estimulando a Escrita Acadêmica para a Área de Humanas - Teoria e Prática" (2018-2020). Atuou como residente-bolsista no Programa Residência Pedagógica (2018-2020). Atualmente é professor de Língua Inglesa da Rede Estadual da Paraíba.

Betânia Passos Medrado, Universidade Federal da Paraíba

Betânia Passos Medrado é Professora Associada do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas (DLEM) e do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PROLING) da Universidade Federal da Paraíba. Mestre em Letras (1993) pela Universidade Federal da Bahia e Doutora em Letras (2006) pela Universidade Federal de Pernambuco. Possui estágio pós-doutoral na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2017). É autora de artigos e capítulos de livros resultantes de pesquisa que desenvolve nas seguintes áreas: formação inicial e continuada de professores de línguas; linguagem e trabalho docente; construção identitária e desenvolvimento profissional; ensino de línguas estrangeiras e inclusão escolar. É uma das coordenadoras do grupo Agir de Linguagem, Docência e Educação Inclusiva (Aldei- CNPq) e membro do GT Formação de Educadores em Linguística Aplicada (ANPOLL). Foi avaliadora para o Ensino Fundamental e Médio do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2014, 2015 e 2017).

Walison Paulino de Araújo Costa, Universidade Federal da Paraíba

Walison Paulino de Araújo Costa é professor do curso de Letras-Inglês do Campus I na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). É também professor da EaD, desde 2014, tendo atuado, mais especificamente, no Curso de Letras-Português da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e, atualmente, no Curso de Letras-Inglês do CCAE/UFPB. Como formador e orientador, atua no Programa de Residência Pedagógica (RP), vinculado ao Departamento de Letras Estrangeiras Modernas (DLEM) e da Tutoria de Professores em Desenvolvimento dos Cursos da Extensão do DLEM, ambos na UFPB. É pesquisador do Grupo Agir de Linguagem, Docência e Educação Inclusiva (ALDEI-CNPq). Foi professor efetivo na Universidade Federal Rural de Pernambuco, na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (CAMEAM) e na Universidade Federal do Piauí (CMRV). Foi também professor substituto na Universidade Estadual da Paraíba (Campus III). Possui graduação em Letras, habilitação em Língua Vernácula, Língua Inglesa e suas respectivas literaturas (2007), graduação em Direito (2000), Especialização em Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas Estrangeiras (2002) e Mestrado em Letras na área de Linguística Teórica (2006). É doutor e pós-doutorando em Linguística pelo PROLING/UFPB. É também bacharelando em Psicologia.

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Published

2020-12-28

How to Cite

Lira, E. S. de, Medrado, B. P., & Costa, W. P. de A. (2020). The dialogues between preceptor and resident in the context of pedagogical residence: reflections in favor of a construction of teacher identity. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 19(2), 231–254. https://doi.org/10.26512/rhla.v19i2.32851

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