O caminho até o curso de Letras: perezhivanie, narrativas e meio social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhla.v21i2.44454

Palavras-chave:

Formação de Professores, Linguística Aplicada, Pesquisa Narrativa, Perezhivanie

Resumo

Este artigo objetiva analisar as narrativas de uma estudante de Letras a respeito dos eventos anteriores que culminaram em sua escola pelo curso. O estudo consistiu em narrativas orais por meio de entrevistas com uma estudante de uma universidade federal do Sudeste brasileiro. Os relatos foram analisados qualitativamente tendo como orientação o conceito de perezhivanie definido por Vygotsky (2019). Os resultados indicam que a escolha por fazer Letras se organiza a partir de experiências anteriores que caracterizam uma identificação com o curso, principalmente no campo literário e da linguagem. Dessa forma, a perezhivanie de escolher Letras considera a relação do sujeito com o meio social, a interação com outros e, principalmente, o sentido que a estudante construiu de tudo que viveu e em relação ao que vive atualmente. O estudo busca contribuir aos debates em Linguística Aplicada sobre formação de professores e mais especificamente à perspectiva histórico-cultural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Silvério de Lima, Universidade Federal de Ouro Preto

Doutor em Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual Paulista de São José do Rio Preto (UNESP/IBILCE) com estágio doutoral em estudos Vygotskianos pelo Laboratory of Comparative Human Cognition (LCHC) da University of California San Diego (UCSD). Mestre em Letras pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Estuda os processos de ensino-aprendizagem de línguas e formação de professores em diálogo com a teoria histórico-cultural de L.S Vygotsky e da atividade de A.N. Leontiev. Seus trabalhos incluem temas como: Linguística Aplicada e vida cotidiana; Ensino-aprendizagem de língua estrangeira/adicional em diferentes idades e contextos (infância, adolescência e vida adulta; Cultura e Ensino de Línguas (vivências); Pesquisa Narrativa; Interfaces entre Linguagem/Identidade/Cultura e construção de sentidos. É líder do Grupo de Pesquisa LAEHC - Linguística Aplicada e Estudos Histórico-Culturais (CNPq). 

 

Prof. Dr. Fernando Silvério de Lima

Programa de Pós-Graduação em Letras - POSLETRAS

Departamento de Letras

Universidade Federal de Ouro Preto

Mariana, Minas Gerais

Tátima Venâncio de Paula Mapa, Universidade Federal de Ouro Preto

Graduanda em Letras Licenciatura, com habilitação em Língua Inglesa, pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Atuou como bolsista CAPES no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), de 2018 à 2020. Em 2020, atuou na ação extensionista Grupo de Estudo Sobre Aprendizagem da Docência (GEAD), de 2021 à 2022; atuou na ação extensionista Conversation Club, em parceria com o Programa de Linguística Aplicada (PLA), ambos como bolsista e sob a coordenação do Prof. Dr. Fernando Silvério de Lima. Atuou como bolsista voluntário (PIVIC) de Iniciação Científica em três pesquisas: sob orientação do Prof. Dr. Fernando Silvério de Lima, de 2021 à 2022, na pesquisa Perezhvanie: vivência e experiência emocional em um curso de letras licenciatura e, de 2020 a 2021, na pesquisa Em busca do sentido pessoal de ensinar inglês na escola pública: perspectivas de um professora no trabalho com seus alunos e, em 2021, na pesquisa intitulada Os gêneros e os subgêneros além da historiografia na obra História Eclesiástica do Venerável Beda, sob a orientação do Prof. Dr. Artur Costrino. Atualmente é professora de Inglês na Wizard - Mariana, no Centro Educacional Ouro Preto - CEOP e na escola de educação infantil Sonequinha. Tem interesse por pesquisas na Linguística Aplicada, Formação de Professores e Ensino de Línguas Estrangeiras.

 

Graduanda em Letras Licenciatura em Língua Inglesa

Universidade Federal de Ouro Preto

Mariana, Minas Gerais

ID Lattes: 0645086731717438

https://orcid.org/0000-0002-9310-919X

Referências

ALMEIDA FILHO, José Carlos Paes de. Aspectos da formação de professores de línguas: pressupostos da área, práticas e representação. Campinas, SP: Pontes Editores, 2022.

AZEVEDO, Alexandre Ramos de. Evasão nos cursos de licenciatura: onde está o desafio? Caderno de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais, v. 3, n. 1, p. 165-198, 2019.

BRUNER, Jerome. Narrative, culture and mind. In: SCHIFFRIN, Deborah; DE FINA, Anna; NYLUND, Anastasia (Ed.). Telling stories: language, narrative and social life. Washington, DC: Georgetown University Press, 2010. p. 45-50.

DELLAGNELLO, Adriana de Carvalho Kuerten; VIEIRA-ABRAHÃO, Maria Helena (Org.). Estudos sobre ensino-aprendizagem e formação de professores de línguas de uma perspectiva sociocultural. Campinas, SP: Pontes Editores, 2020.

EDWARDS, Anne. How can Vygotsky and his legacy help us to understand and develop teacher education? In: ELLIS, Vivi; EDWARDS, Anne; SMAGORINSKY, Peter (Ed.). Cultural-historical perspectives on teacher education and development. New York: Routledge, 2010. p. 63-77.

GONZÁLEZ REY, Fernando. Advances in subjectivity from a cultural-historical perspective: unfoldings and consequences for cultural studies today. In: FLEER, Marilyn; GONZÁLEZ REY, Fernando; VERESOV, Nikolai (Ed.). Perezhivanie, emotions and subjectivity: advancing Vygotsky’s legacy. New York: Springer, 2017. p. 173-193.

FLEER, Marilyn; GONZÁLEZ REY, Fernando; VERESOV, Nikolai. Perezhivanie, emotions and subjectivity: advancing Vygotsky’s legacy. New York: Springer, 2017.

KELLOGG, David; VERESOV, Nikolai. Footnotes and lecture outlines. In: VYGOTSKY, Lev S. L.S. Vygotsky’s pedological works. Volume 1, Foundations of Pedology. Translation by David Kellog and Nikolai Veresov. Springer Nature Singapore, 2019.

LIMA, Fernando Silvério de. Trajetórias em espiral: a formação histórico-cultural de professores de Inglês. 2017. 318 f. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, São José do Rio Preto, 2017.

LIMA, Fernando Silvério de. Uma vida em série: um espiral histórico-cultural da formação de professores de inglês. In: DELLAGNELLO, Adriana de Carvalho Kuerten; VIEIRA-ABRAHÃO, Maria Helena (Org.). Estudos sobre ensino-aprendizagem e formação de professores de línguas de uma perspectiva sociocultural. Campinas, SP: Pontes Editores, 2020. p. 153-186.

MAKONI, Sinfree; KAIPER-MARQUEZ, Anna; MOKWENA, Lorato. Introduction. In: _____. (Ed.). The Routledge handbook of language and the global south/s. London: Routledge, 2022. p. 1-15.

MOITA LOPES, Luiz Paulo (Org.). Por uma Linguística Aplicada Indisciplinar. São Paulo: Parábola Editorial, 2006.

MOITA LOPES, Luiz Paulo. Linguística Aplicada como lugar de construir verdades contingentes: sexualidades, ética e política. Gragoatá, v. 2, n. 27, p. 33-50, 2009.

PENNYCOOK, Alastair. A Linguística Aplicada dos anos 90: em defesa de uma abordagem crítica. Tradução de Denise B. Braga e Maria Cecília dos Santos Fraga. In: SIGNORINI, Inês; CAVALCANTI, Marilda C. (Org.). Linguística Aplicada e transdisciplinaridade: questões e perpectivas. Campinas, SP: Mercado das Letras, 1998. p. 21-46.

PENNYCOOK, Alastair. Language as a local practice. London: Routledge, 2010.

RANGEL, Flaminio de Oliveira et al. Evasão ou mobilidade: conceito e realidade em uma licenciatura. Revista Ciência Educacional, v. 25, n. 1, p. 25-42, 2019.

ROLIM, Maria José; ALMEIDA, Danusa Mendes. A evasão estudantil no curso de Letras Português da FECLESC. Ensino em Perspectivas, v. 2, n. 1, p. 1-12, 2021.

SANTANA, Otacilio Antunes. Evasão nas Licenciaturas das Universidades Federais: entre a apetência e a competência. Revista Educação, v. 41, n. 2, p. 311-327, maio-ago. 2016.

TONIN, Lais Bueno. Evasão e abandono no curso de Letras Português-Inglês EaD em uma instituição pública. Revista Scientia Alpha, v. 2, n. 2, p. 1-12, 2020.

TRAHAR, Sheila (Ed.). Learning and teaching narrative inquiry: traveling in the borderlands. Philadelphia: John Benjamin Publishing Company, 2011. 178p.

WEBSTER; Leonard; MERTOVA, Patrice. Using narrative inquiry as research method: an introduction to using critical event narrative analysis in research on learning and teaching. London/New York: Routledge, 2007. 135p.

VERESOV, Nikolai. The concept of perezhivanie in cultural-historical theory: content and contexts. In: FLEER, Marilyn; GONZÁLEZ REY, Fernando; VERESOV, Nikolai (Ed.). Perezhivanie, emotions and subjectivity: advancing Vygotsky’s legacy. New York: Springer, 2017. p. 47-70.

VYGOTSKY, L. S. Thought and language. Expanded and revised. Cambridge, MA: MIT Press, 1934/2012. 307p.

VYGOTSKY, L. S. The problem of the environment in pedology. In: ______. L.S. Vygotsky's pedological works. Volume 1, Foundations of Pedology. Traduction by David Kellog and Nikolai Veresov. New York: Singapore: Springer Nature Singapore, 2019. p. 65-84.

Downloads

Publicado

2022-12-05

Como Citar

Lima, F. S. de, & Mapa, T. V. de P. . (2022). O caminho até o curso de Letras: perezhivanie, narrativas e meio social. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 21(2), AG3. https://doi.org/10.26512/rhla.v21i2.44454

Edição

Seção

Artigos