O caminho até o curso de Letras: perezhivanie, narrativas e meio social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhla.v21i2.44454

Palavras-chave:

Formação de Professores, Linguística Aplicada, Pesquisa Narrativa, Perezhivanie

Resumo

Este artigo objetiva analisar as narrativas de uma estudante de Letras a respeito dos eventos anteriores que culminaram em sua escola pelo curso. O estudo consistiu em narrativas orais por meio de entrevistas com uma estudante de uma universidade federal do Sudeste brasileiro. Os relatos foram analisados qualitativamente tendo como orientação o conceito de perezhivanie definido por Vygotsky (2019). Os resultados indicam que a escolha por fazer Letras se organiza a partir de experiências anteriores que caracterizam uma identificação com o curso, principalmente no campo literário e da linguagem. Dessa forma, a perezhivanie de escolher Letras considera a relação do sujeito com o meio social, a interação com outros e, principalmente, o sentido que a estudante construiu de tudo que viveu e em relação ao que vive atualmente. O estudo busca contribuir aos debates em Linguística Aplicada sobre formação de professores e mais especificamente à perspectiva histórico-cultural.

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Biografia do Autor

Fernando Silvério de Lima, Universidade Federal de Ouro Preto

Doutor em Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual Paulista de São José do Rio Preto (UNESP/IBILCE) com estágio doutoral em estudos Vygotskianos pelo Laboratory of Comparative Human Cognition (LCHC) da University of California San Diego (UCSD). Mestre em Letras pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Estuda os processos de ensino-aprendizagem de línguas e formação de professores em diálogo com a teoria histórico-cultural de L.S Vygotsky e da atividade de A.N. Leontiev. Seus trabalhos incluem temas como: Linguística Aplicada e vida cotidiana; Ensino-aprendizagem de língua estrangeira/adicional em diferentes idades e contextos (infância, adolescência e vida adulta; Cultura e Ensino de Línguas (vivências); Pesquisa Narrativa; Interfaces entre Linguagem/Identidade/Cultura e construção de sentidos. É líder do Grupo de Pesquisa LAEHC - Linguística Aplicada e Estudos Histórico-Culturais (CNPq). 

 

Prof. Dr. Fernando Silvério de Lima

Programa de Pós-Graduação em Letras - POSLETRAS

Departamento de Letras

Universidade Federal de Ouro Preto

Mariana, Minas Gerais

Tátima Venâncio de Paula Mapa, Universidade Federal de Ouro Preto

Graduanda em Letras Licenciatura, com habilitação em Língua Inglesa, pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Atuou como bolsista CAPES no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), de 2018 à 2020. Em 2020, atuou na ação extensionista Grupo de Estudo Sobre Aprendizagem da Docência (GEAD), de 2021 à 2022; atuou na ação extensionista Conversation Club, em parceria com o Programa de Linguística Aplicada (PLA), ambos como bolsista e sob a coordenação do Prof. Dr. Fernando Silvério de Lima. Atuou como bolsista voluntário (PIVIC) de Iniciação Científica em três pesquisas: sob orientação do Prof. Dr. Fernando Silvério de Lima, de 2021 à 2022, na pesquisa Perezhvanie: vivência e experiência emocional em um curso de letras licenciatura e, de 2020 a 2021, na pesquisa Em busca do sentido pessoal de ensinar inglês na escola pública: perspectivas de um professora no trabalho com seus alunos e, em 2021, na pesquisa intitulada Os gêneros e os subgêneros além da historiografia na obra História Eclesiástica do Venerável Beda, sob a orientação do Prof. Dr. Artur Costrino. Atualmente é professora de Inglês na Wizard - Mariana, no Centro Educacional Ouro Preto - CEOP e na escola de educação infantil Sonequinha. Tem interesse por pesquisas na Linguística Aplicada, Formação de Professores e Ensino de Línguas Estrangeiras.

 

Graduanda em Letras Licenciatura em Língua Inglesa

Universidade Federal de Ouro Preto

Mariana, Minas Gerais

ID Lattes: 0645086731717438

https://orcid.org/0000-0002-9310-919X

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Publicado

2022-12-05

Como Citar

Lima, F. S. de, & Mapa, T. V. de P. . (2022). O caminho até o curso de Letras: perezhivanie, narrativas e meio social. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 21(2), AG3. https://doi.org/10.26512/rhla.v21i2.44454

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