O caminho até o curso de Letras: perezhivanie, narrativas e meio social
DOI:
https://doi.org/10.26512/rhla.v21i2.44454Palavras-chave:
Formação de Professores, Linguística Aplicada, Pesquisa Narrativa, PerezhivanieResumo
Este artigo objetiva analisar as narrativas de uma estudante de Letras a respeito dos eventos anteriores que culminaram em sua escola pelo curso. O estudo consistiu em narrativas orais por meio de entrevistas com uma estudante de uma universidade federal do Sudeste brasileiro. Os relatos foram analisados qualitativamente tendo como orientação o conceito de perezhivanie definido por Vygotsky (2019). Os resultados indicam que a escolha por fazer Letras se organiza a partir de experiências anteriores que caracterizam uma identificação com o curso, principalmente no campo literário e da linguagem. Dessa forma, a perezhivanie de escolher Letras considera a relação do sujeito com o meio social, a interação com outros e, principalmente, o sentido que a estudante construiu de tudo que viveu e em relação ao que vive atualmente. O estudo busca contribuir aos debates em Linguística Aplicada sobre formação de professores e mais especificamente à perspectiva histórico-cultural.
Downloads
Referências
ALMEIDA FILHO, José Carlos Paes de. Aspectos da formação de professores de línguas: pressupostos da área, práticas e representação. Campinas, SP: Pontes Editores, 2022.
AZEVEDO, Alexandre Ramos de. Evasão nos cursos de licenciatura: onde está o desafio? Caderno de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais, v. 3, n. 1, p. 165-198, 2019.
BRUNER, Jerome. Narrative, culture and mind. In: SCHIFFRIN, Deborah; DE FINA, Anna; NYLUND, Anastasia (Ed.). Telling stories: language, narrative and social life. Washington, DC: Georgetown University Press, 2010. p. 45-50.
DELLAGNELLO, Adriana de Carvalho Kuerten; VIEIRA-ABRAHÃO, Maria Helena (Org.). Estudos sobre ensino-aprendizagem e formação de professores de línguas de uma perspectiva sociocultural. Campinas, SP: Pontes Editores, 2020.
EDWARDS, Anne. How can Vygotsky and his legacy help us to understand and develop teacher education? In: ELLIS, Vivi; EDWARDS, Anne; SMAGORINSKY, Peter (Ed.). Cultural-historical perspectives on teacher education and development. New York: Routledge, 2010. p. 63-77.
GONZÁLEZ REY, Fernando. Advances in subjectivity from a cultural-historical perspective: unfoldings and consequences for cultural studies today. In: FLEER, Marilyn; GONZÁLEZ REY, Fernando; VERESOV, Nikolai (Ed.). Perezhivanie, emotions and subjectivity: advancing Vygotsky’s legacy. New York: Springer, 2017. p. 173-193.
FLEER, Marilyn; GONZÁLEZ REY, Fernando; VERESOV, Nikolai. Perezhivanie, emotions and subjectivity: advancing Vygotsky’s legacy. New York: Springer, 2017.
KELLOGG, David; VERESOV, Nikolai. Footnotes and lecture outlines. In: VYGOTSKY, Lev S. L.S. Vygotsky’s pedological works. Volume 1, Foundations of Pedology. Translation by David Kellog and Nikolai Veresov. Springer Nature Singapore, 2019.
LIMA, Fernando Silvério de. Trajetórias em espiral: a formação histórico-cultural de professores de Inglês. 2017. 318 f. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, São José do Rio Preto, 2017.
LIMA, Fernando Silvério de. Uma vida em série: um espiral histórico-cultural da formação de professores de inglês. In: DELLAGNELLO, Adriana de Carvalho Kuerten; VIEIRA-ABRAHÃO, Maria Helena (Org.). Estudos sobre ensino-aprendizagem e formação de professores de línguas de uma perspectiva sociocultural. Campinas, SP: Pontes Editores, 2020. p. 153-186.
MAKONI, Sinfree; KAIPER-MARQUEZ, Anna; MOKWENA, Lorato. Introduction. In: _____. (Ed.). The Routledge handbook of language and the global south/s. London: Routledge, 2022. p. 1-15.
MOITA LOPES, Luiz Paulo (Org.). Por uma Linguística Aplicada Indisciplinar. São Paulo: Parábola Editorial, 2006.
MOITA LOPES, Luiz Paulo. Linguística Aplicada como lugar de construir verdades contingentes: sexualidades, ética e política. Gragoatá, v. 2, n. 27, p. 33-50, 2009.
PENNYCOOK, Alastair. A Linguística Aplicada dos anos 90: em defesa de uma abordagem crítica. Tradução de Denise B. Braga e Maria Cecília dos Santos Fraga. In: SIGNORINI, Inês; CAVALCANTI, Marilda C. (Org.). Linguística Aplicada e transdisciplinaridade: questões e perpectivas. Campinas, SP: Mercado das Letras, 1998. p. 21-46.
PENNYCOOK, Alastair. Language as a local practice. London: Routledge, 2010.
RANGEL, Flaminio de Oliveira et al. Evasão ou mobilidade: conceito e realidade em uma licenciatura. Revista Ciência Educacional, v. 25, n. 1, p. 25-42, 2019.
ROLIM, Maria José; ALMEIDA, Danusa Mendes. A evasão estudantil no curso de Letras Português da FECLESC. Ensino em Perspectivas, v. 2, n. 1, p. 1-12, 2021.
SANTANA, Otacilio Antunes. Evasão nas Licenciaturas das Universidades Federais: entre a apetência e a competência. Revista Educação, v. 41, n. 2, p. 311-327, maio-ago. 2016.
TONIN, Lais Bueno. Evasão e abandono no curso de Letras Português-Inglês EaD em uma instituição pública. Revista Scientia Alpha, v. 2, n. 2, p. 1-12, 2020.
TRAHAR, Sheila (Ed.). Learning and teaching narrative inquiry: traveling in the borderlands. Philadelphia: John Benjamin Publishing Company, 2011. 178p.
WEBSTER; Leonard; MERTOVA, Patrice. Using narrative inquiry as research method: an introduction to using critical event narrative analysis in research on learning and teaching. London/New York: Routledge, 2007. 135p.
VERESOV, Nikolai. The concept of perezhivanie in cultural-historical theory: content and contexts. In: FLEER, Marilyn; GONZÁLEZ REY, Fernando; VERESOV, Nikolai (Ed.). Perezhivanie, emotions and subjectivity: advancing Vygotsky’s legacy. New York: Springer, 2017. p. 47-70.
VYGOTSKY, L. S. Thought and language. Expanded and revised. Cambridge, MA: MIT Press, 1934/2012. 307p.
VYGOTSKY, L. S. The problem of the environment in pedology. In: ______. L.S. Vygotsky's pedological works. Volume 1, Foundations of Pedology. Traduction by David Kellog and Nikolai Veresov. New York: Singapore: Springer Nature Singapore, 2019. p. 65-84.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Horizontes de Linguistica Aplicada
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A Revista Horizontes de Linguística Aplicada de http://seer.bce.unb.br/index.php/horizontesla/index é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.