O Programa de Residência Pedagógica e a atividade de professores em formação a partir de relatos reflexivos
DOI:
https://doi.org/10.26512/rhla.v21i2.44474Palavras-chave:
Programa de Residência Pedagógica, Formação docente, Trabalho docente, Objetos constitutivos da atividade docenteResumo
No contato inicial com a prática docente, estudantes conseguem observar as dimensões e a complexidade da profissão. Em se tratando especificamente do Programa de Residência Pedagógica (PRP), este tem como objetivo inserir licenciandos/as no contexto escolar, a fim de incentivar o seu desenvolvimento profissional. Este texto objetiva identificar representações textualizadas por dois residentes de Letras-Inglês da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) acerca dos objetos constitutivos da atividade docente (AMIGUES, 2004), para compreender como essas representações impactam o desenvolvimento profissional deles. O corpus constitui-se de relatos reflexivos escritos pelos/as residentes. A análise se deu sob um olhar qualitativo-interpretativista, considerando, também, os pressupostos da Linguística Aplicada (LA) (MOITA LOPES, 2006). A pesquisa se apoia no quadro teórico-metodológico do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) e seu diálogo com as Ciências do Trabalho. Nos valemos das contribuições de autores como Amigues (2004), Bronckart e Machado (2004) e Medrado e Pérez (2011). A análise evidencia que os residentes parecem conseguir visualizar e entender como o trabalho do/a professor/a é feito de movimentos e reorganizações que, muitas vezes, precisam acontecer no momento da aula. Finalmente, revela o potencial que programas que fomentam práticas docentes – notadamente o PRP –, têm no entendimento da atividade profissional docente.
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