O Programa de Residência Pedagógica e a atividade de professores em formação a partir de relatos reflexivos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhla.v21i2.44474

Palavras-chave:

Programa de Residência Pedagógica, Formação docente, Trabalho docente, Objetos constitutivos da atividade docente

Resumo

No contato inicial com a prática docente, estudantes conseguem observar as dimensões e a complexidade da profissão. Em se tratando especificamente do Programa de Residência Pedagógica (PRP), este tem como objetivo inserir licenciandos/as no contexto escolar, a fim de incentivar o seu desenvolvimento profissional. Este texto objetiva identificar representações textualizadas por dois residentes de Letras-Inglês da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) acerca dos objetos constitutivos da atividade docente (AMIGUES, 2004), para compreender como essas representações impactam o desenvolvimento profissional deles. O corpus constitui-se de relatos reflexivos escritos pelos/as residentes. A análise se deu sob um olhar qualitativo-interpretativista, considerando, também, os pressupostos da Linguística Aplicada (LA) (MOITA LOPES, 2006). A pesquisa se apoia no quadro teórico-metodológico do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) e seu diálogo com as Ciências do Trabalho. Nos valemos das contribuições de autores como Amigues (2004), Bronckart e Machado (2004) e Medrado e Pérez (2011). A análise evidencia que os residentes parecem conseguir visualizar e entender como o trabalho do/a professor/a é feito de movimentos e reorganizações que, muitas vezes, precisam acontecer no momento da aula. Finalmente, revela o potencial que programas que fomentam práticas docentes – notadamente o PRP –, têm no entendimento da atividade profissional docente.

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Biografia do Autor

Edvaldo Santos de Lira, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Mestrando em Linguagem e Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino (PPGLE) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Licenciado em Letras (Língua Inglesa) pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Atuou como residente-bolsista no Programa de Residência Pedagógica (2018-2020). Participou do Projeto de Extensão Estimulando a Escrita Acadêmica para a Área de Humanas desde 2018, inicialmente como bolsista e voluntário e, posteriormente, como colaborador externo. Seus interesses de pesquisa se concentram na área da Linguística Aplicada, principalmente nos seguintes temas: formação inicial de professores, trabalho docente, e construção identitária de professores de línguas. 

Edmilson Luiz Rafael, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Tem Graduação em Licenciatura Plena Em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (1989), mestrado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (1993) e doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Atualmente é professor Titular de Língua Portuguesa e Linguística da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e Docente Permanente do Programa de Pós Graduação em Linguagem e Ensino - UFCG. Tem experiência na área de Linguística e de Linguística Aplicada, com ênfase em Ensino Aprendizagem de Língua Portuguesa na Educação Básica e foco nos seguintes objetos de estudo: prática escolar de ensino de língua e formação de professores. 

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Publicado

2022-12-05

Como Citar

Lira, E. S. de, & Rafael, E. L. (2022). O Programa de Residência Pedagógica e a atividade de professores em formação a partir de relatos reflexivos. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 21(2), AG2. https://doi.org/10.26512/rhla.v21i2.44474

Edição

Seção

Artigos