Formação de professores de inglês para a Educação Infantil: Estratégias curriculares em universidades federais do Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhla.v20i2.38982

Palavras-chave:

Formação de professores, Educação Infantil, Currículo

Resumo

O ensino de língua inglesa na Educação Infantil é uma realidade no Brasil, apesar da não obrigatoriedade de acordo com diretrizes educacionais vigentes. Há demanda por profissionais, mas os cursos de Licenciatura em Letras-Inglês geralmente não contemplam essa faixa etária, que seria foco da Pedagogia. Diante deste contexto, um estudo foi desenvolvido para compreender como universidades estão preparando professores para este cenário, considerando que não há exigências formais acerca da organização curricular. O objetivo deste artigo é refletir sobre formação de professores e teorias de currículo, com foco nas mudanças curriculares realizadas pelas universidades para lidar com a “lacuna” encontrada na formação de professores para este contexto. Os dados coletados incluíram todas as Universidades Federais do Brasil, com base no Projeto Pedagógico de Curso (PPC) disponível no website da universidade. Os resultados indicam que diversas universidades brasileiras estão desenvolvendo estratégias para lidar com esse cenário em seus currículos, utilizando diferentes abordagens. Portanto, este artigo traz os resultados encontrados com foco nas estratégias curriculares adotadas por algumas universidades, e seus benefícios para  alunos-professores.

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Biografia do Autor

Claudia Jotto Kawachi-Furlan, Universidade Federal do Espírito Santo

Cláudia Jotto Kawachi Furlan é professora no Departamento de Línguas e Letras e no Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGEL) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). É pós-doutora em estudos linguísticos pela UEL, doutora em linguística pela UFSCar e mestre em educação pela UNESP. Desenvolve pesquisa sobre formação de professores de línguas estrangeiras, educação crítica e educação linguística com crianças.

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Publicado

2021-11-25

Como Citar

Galvão, A. S., & Kawachi-Furlan, C. J. (2021). Formação de professores de inglês para a Educação Infantil: Estratégias curriculares em universidades federais do Brasil. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 20(2), AG5. https://doi.org/10.26512/rhla.v20i2.38982

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