Brincadeira, engajamento e multiletramento para produção do inédito viável em um ambiente multilíngue
DOI:
https://doi.org/10.26512/rhla.v22i1.46945Palavras-chave:
Translinguagem, Multiletramentos, Multiletramento Engajado, Educação Linguística Crítica, CarnavalResumo
Nosso objetivo é apresentar uma experiência de interação multilíngue em um ambiente de aprendizagem criativa, na qual os participantes foram convidados a fazer uso de suas estratégias comunicativas em um contexto multicultural. Nesta proposta, apresenta-se como os conceitos de Brincar (VYGOTSKY, 1933), Multiletramento Engajado (LIBERALI, 2021) e Multiletramento se entrelaçam para produzir o inédito viável (FREIRE, 1987) no Projeto Brincadas, uma iniciativa brasileira apoiada pela Global Play Brigade, grupo internacional de mais de 60 países, incluindo o Brasil. Este projeto surgiu como resposta às dificuldades causadas pela pandemia COVID-19. Portanto, o projeto Brincadas tenta transformar as situações limites (FREIRE, 1987), materializando novas alternativas para superar os obstáculos que se impõem no cotidiano em meio a esse contexto pandêmico da COVID-19. Nesta atividade, os participantes foram convidados a utilizar seus diferentes repertórios e experiências de vida social para recriá-los de forma mais crítica e revolucionária, ressignificando seu aprendizado e ampliando suas possibilidades de atuação. Para este artigo, nos referimos a uma experiência de Carnaval Virtual oferecida pelo Projeto Brincadas em fevereiro de 2021.
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