O ensino de português para estrangeiros numa perspectiva dialógica e as construções de ethos neste contexto
DOI:
https://doi.org/10.26512/rhla.v17i2.9025Palavras-chave:
Perspectiva dialógica, Ethos especular, Português para EstrangeirosResumo
A perspectiva dialógica (BAKHTIN, 2014) de ensino (RODRIGUES, 2005; ROTAWA, 1999) pressupõe um agir com/para o outro, visando à mediação linguística-cultural (SOUZA, 2017) no processo de ensino/aprendizagem de línguas. No ensino de Português para Estrangeiros (NIEDERAUER, 2010; MENDES, 2011), analisamos a construção de ethos (MAINGUENEAU, 2008; AMOSSY, 2005; SOUTO MAIOR, 2009), mais especificamente do ethos especular (SOUTO MAIOR, 2009; 2011; 2014; 2018) como mecanismo de desenvolvimento do saber. Para isso, entendemos que a perspectiva da pedagogia culturalmente sensível, por considerar os significados culturais (SOUZA, 2017), emerge nas propostas desenvolvidas em sala de aula e institui uma reflexão sobre imagens de si e do outro. Nesse sentido, observamos o ethos dos/as alunos/as referente ao aprendizado da língua portuguesa, destacando sentidos sobre o processo interacional constituído com os/as alunos/as estrangeiros/as e de seu próprio ethos, numa perspectiva especular.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Artigos publicados pela Revista Horizontes de Linguística Aplicada são licenciados sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Ao publicar na Horizontes de Linguística Aplicada, os autores concordam com a transferência dos direitos autorais patrimoniais para a revista. Os autores mantêm seus direitos morais, incluindo o reconhecimento da autoria.
Autores e leitores têm o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais .
- SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.


