Práticas pedagógicas em Inglês para Fins Específicos: ressignificação com base nos letramentos críticos sob o viés sócio-histórico-cultural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhla.v20i2.40195

Palavras-chave:

Inglês para Fins Específicos, Práticas pedagógicas, Letramentos, Teoria Sócio-histórico-cultural

Resumo

O Inglês para Fins Específicos (IFE) é um ramo do ensino de inglês que despontou mundialmente nos anos de 1960 para o desenvolvimento dos aspectos de interação da língua (ler, falar, escrever, ouvir) direcionados aos propósitos de aprendizes acadêmicos e profissionais/ocupacionais nas mais diversas áreas do conhecimento. No Brasil, a abordagem surgiu nos anos de 1970 nas universidades como Inglês Instrumental, nomenclatura que tem sido substituída por Línguas para fins Específicos (LinFE), ou Inglês para Fins Específicos (no caso do Inglês). Na metodologia IFE, as decisões sobre as práticas pedagógicas e os conteúdos devem ser programados para se adequarem às necessidades e interesses de determinado grupo. Ao planejar um curso em IFE para aprendizes de contextos com menos oportunidades de aprendizagem da língua, consideramos a necessidade de desenvolver novas formas de letramentos nos ambientes de aprendizagem analógico e digital para despertar o senso ético e crítico de aprendizes nas respectivas culturas acadêmicas e profissionais. Portanto, este artigo, situado no campo interdisciplinar da Linguística Aplicada, empreende uma reflexão para a ressignificação de práticas pedagógicas no componente Inglês para Fins Específicos em cursos superiores, alicerçado na análise de necessidades (HUTCHINSON; WATERS, 1987; BELCHER, 2009), na teoria sócio-histórico-cultural de Vygotsky (1978) e na perspectiva de multiletramentos de Kleiman e Sito (2016).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra Regina Coracini, PPGLA/Universidade do Vale do Rio dos Sinos / Universidade Federal do Pampa

Doutoranda em Linguística Aplicada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS); Professora Assistente na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Atua nas áreas de Língua Inglesa e suas Literaturas e Inglês para Fins Específicos. Os seus interesses de pesquisa são ensino e aprendizagem de Línguas para Fins Específicos e a abordagem sociocultural para práticas pedagógicas.

Elisa Seerig, PPGLA/Universidade do Vale do Rio dos Sinos / Instituto Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Linguística Aplicada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS); Professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), campus Bento Gonçalves. Mestra em Letras e Cultura (UCS).

Referências

ANTHONY, L. Introducing English for Specific Purposes. London/New York: Routledge, 2018.

BASTURKMEN, H. Developing courses in English for specific purposes. London: Palgrave Macmillan, 2010.

BELCHER, D. English for specific purposes: teaching to perceived needs and imagined futures in worlds of work, study, and everyday life. Tesol Quarterly, v. 40, p. 133-156, 2006.

BELCHER, D. English for Specific Purposes in Theory and Practice. Ann Arbor, MI: University of Michigan Press, 2009.

BELCHER, D. Recent developments in ESP: Enhancing critical reflection and learner autonomy through technology and other means. In: STOJKOVIC, N.; TOSIC, M.; NEJKOVIC, V. Synergies of English for Specific Purposes and Language Learning Technologies. Cambridge: Cambridge Scholars Publishing, 2017. p. 2-19.

BENESCH, S. Critical English for academic purposes: Theory, politics, and practice. New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, Publishers, 2001.

BIONDO, F. P. As diferentes versões de uma história única: a polêmica a respeito do livro didático por uma vida melhor. Trabalhos em Linguística Aplicada, v. 51, n. 1, p. 245-260, 2012.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn1.pdf. Acesso em: 14 dez. 2021.

CAFIERO, Delaine. Letramento e leitura: formando leitores críticos. In: _____. Língua Portuguesa: Ensino Fundamental. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010. v. 19. p. 85-106.

CELANI, M. A. A. et al. ESP in Brazil: 25 years of evolution and reflection. Campinas, SP: Educ, 2005.

CELANI, M. A. When myth and reality meet: reflections on ESP in Brazil. English for Specific Purposes, Elsevier, v. 27, p. 412-423, 2008.

CHALIKANDY, M. A. A comprehensive method for Teaching English for Specific Purpose. Buraimi, AWEJ., v. 4, p. 310-322, 2013.

CHO, B-Y; AFFLERBACH, P. Reading on the internet. Journal of Adolescent & Adult Literacy, v. 58, n. 6, p. 504-517, 2015.

COSCARELLI, Carla. V. A leitura em múltiplas fontes: um processo investigativo. Ensino e Tecnologia em Revista, Londrina, v. 1, n. 1, p. 67-79, jan./jun. 2017.

COX, M. I. P.; ASSIS-PETERSON, A. A. Critical pedagogy in ELT: images of Brazilian teachers of English. Tesol Quartely, v. 33, n. 3, p. 433-452. 1999.

DUBOC, Ana Paula Martinez. Redesenhando currículos de língua inglesa em tempos globais. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 11, n. 3, p. 727-745, 2011.

FIGUEIREDO, F. J. Q. de. Vygotsky: a interação no ensino/aprendizagem de línguas. São Paulo: Parábola, 2019.

FLOWERDEW, L. Needs analysis and curriculum development in ESP. In: PALTRIDGE, B.; STARFIELD, S. (Ed.). The Handbook of English for Specific Purposes. Walden, MA: Wiley Blackwell, 2013. p. 325-346.

GARCIA, A. Nondigital Skills – Losing sight (and sound) of our analog world. Literacy Today, v. 35, p. 24-35, Nov./Dec. 2017.

HASSAN, Abrar-ul, Shahid. State-of-the-art review: revisiting the ins and outs of ESP practice. Professional and Academic English, v. 39, p. 4-11, 2012.

HYLAND, K. Disciplinary specifity: discourse, context, and ESP. In: BELCHER, D.; JOHNS, A. M.; PALTRIDGE, B. New directions in English for Specific Purposes research. Ann Harbor, MI: The University of Michigan Press, 2011. p. 6-24.

HYLAND, K. Specific Purpose Programs. In: LONG, M. H.; DOUGHTY C. J. The handbook of language teaching. Oxford, UK: Blackwell Publishing Ltd., 2009. p. 201-217.

HYLAND, K. General and specific EAP. In: HYLAND, K.; SHAW, P. The Routledge Handbook of English for Academic Purposes. London/New York: Routledge, 2016. p. 17-29.

HOSSAIN, Jamal. ESP needs analysis for engineering students: A learner centered approach. Presidency University, v. 2, n. 2, p. 16-26, 2013.

HUNTER, J.; COOKE, D. Through autonomy to agency: Giving power to language learners. Prospect, v. 22, n. 2, p. 72-88, 2007.

HUTCHINSON T.; WATERS, A. English for Specific Purposes: A learning-centred approach. Cambridge, UK: Cambridge University Press, 1987.

KLEIMAN, A. Letramento na contemporaneidade. Bakhtiniana, São Paulo, v. 9, n. 2, p. 78-97, 2014.

KLEIMAN, A.; SITO, L. R. S. Multiletramentos, interdições e marginalidades. In: KLEIMAN, A. B.; ASSIS, J. A. (Org.). Significados e ressignificações do letramento. São Paulo: Mercado de Letras, 2016. p. 169-19.

KRESS, G. Literacy in the New Media Age. London: Routledge, 2003.

LAVE, J.; WENGER, E. Situated learning: Legitimate peripheral participation. Cambridge, UK: Cambridge University Press, 1991.

LIMA, M. dos S.; PIRES, T. L. S. Narrativas e crenças de alunos universitários de língua inglesa: o processo de ensino-aprendizagem visto pelo olhar dos aprendizes. Domínios da Lingu@gem, v. 8, n. 1, p. 294-315, 2014.

MARCHESAN, M. T. N. Cursos instrumentais: ensino sob medida. Lenguas em la región. Enseñanza e investigación para la integración desde la universidad. Montevidéo: Universidad de la Reública, 2012.

RAMOS, R. C. G. Instrumental no Brasil: a desconstrução de mitos e a construção do futuro. In: FREIRE, M.; ABRAHÃO, M. H.; BARCELOS, A. M. (Org.). Linguística Aplicada e contemporaneidade. São Paulo: ALAB; Campinas, SP: Pontes Editores, 2005. p. 109-123.

RAMOS, R. C. G. A história da abordagem instrumental na PUCSP. In: CELANI, M. A.; FREIRE, M. M.; RAMOS, R. C. G. (Org.). A abordagem instrumental no Brasil: um projeto, seus percursos e seus desdobramentos. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2009. p. 35-45.

RAMOS, R. C. G. De Instrumental a LinFe: percursos e equívocos da área no Brasil. In: SILVA JÚNIOR, A. F. da. Línguas para Fins Específicos: revisitando conceitos e práticas. Campinas, SP: Pontes Editores, 2019. p. 23-41.

REGO, Teresa Cristina. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. 25. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.

ROJO, R. Letramento e capacidades de leitura para a cidadania. São Paulo: SEE: CENP, 2004. [Texto apresentado em Congresso realizado em maio de 2004].

ROJO, R. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola, 2011.

SCHLATTER, M.; GARCEZ, P. de M. Línguas adicionais na escola: aprendizagens colaborativas em inglês. Porto Alegre: Edelbra Editora Ltda, 2012.

STREET, B. Abordagens alternativas ao letramento e desenvolvimento: apresentado durante a Teleconferência Unesco Brasil sobre “Letramento e Diversidade”, outubro de 2003. Disponível em: https://pt.scribd.com/document/360336494/Abordagens-Alternativas-Ao-Letramento-e-Ao-Desenvolvimento. Acesso em: 03 set. 2021.

STREET, B. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Tradução de Marcos Bagno. São Paulo: Parábola, 2018.

SWAIN, M.; KINNEAR, P.; STEINMAN, L. Sociocultural theory in second language education: An introduction through narratives. 2nd ed. Bristol, UK: Multilingual Matters, 2015.

TAGATA, W. M. Letramento crítico, ética e ensino de língua inglesa no século XXI: por um diálogo entre culturas. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 17, n. 3, p. 379-403, 2017.

UPTON, T. A. LSP at 50: Looking back, looking forward. Ibérica, n. 23, p. 9-28, 2012.

VAN LIER, L. The ecology and Semiotics of language learning: A Sociocultural Perspective. Kluwer Academic Publishers, 2004. [ E-book]. Disponível em: http://www.springeronline.com. Acesso em: 03 set. 2021.

VIEIRA-ABRAHÃO, M. H. A formação do professor de línguas de uma perspectiva sociocultural. Signum, v. 5, n. 2, p. 457-480, 2012.

VILAÇA, M. L. C. English for Specific Purposes: fundamentos do ensino de Inglês para Fins Específicos. Revista Eletrônica do Instituto de Humanidades, n. 34, p. 1-12, 2010.

VYGOTSKY, L. S. Mind and society. Cambridge, MA: Harvard University Press, 1978.

WILLIANS, C. The future of ESP studies: Building on success exploring new paths, avoiding pitfalls. Open Edition Journals, n. 66, p. 137-150, 2014.

Downloads

Publicado

2021-12-17

Como Citar

Coracini, S. R., & Seerig, E. (2021). Práticas pedagógicas em Inglês para Fins Específicos: ressignificação com base nos letramentos críticos sob o viés sócio-histórico-cultural. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 20(2), AG7. https://doi.org/10.26512/rhla.v20i2.40195

Edição

Seção

Artigos