Ensino do português no contexto do Mercosul: revisitando o passado para compreender o presente e planejar futuras ações

Autores

  • Patricia Maria Campos de Almeida Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Andrea Lima Belfort Duarte Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhla.v9i2.861

Palavras-chave:

Português língua estrangeira;, Mercosul;, Política linguística

Resumo

A fim de identificar medidas adotadas pelo governo brasileiro para fomentar a difusão da variante brasileira da língua portuguesa, bem como da cultura brasileira no âmbito do Mercosul, empreendemos esta pesquisa cujos propósitos foram: (1) revisitar as políticas adotadas pelo governo brasileiro para o caso em tela; (2) identificar grupos de demanda para o português como LE/L2; (3) apresentar dados que auxiliassem em uma análise da situação atual do ensino de português para os parceiros do Mercosul. Assim, apresentamos resultados de investigação de base documental, com o intuito de contribuir criticamente para uma reflexão sobre a difusão da língua portuguesa e da cultura brasileira, bem como sobre futuras ações para o ensino do português no Mercosul. Os resultados de nossa investigação apresentam propostas claras no tocante ao ensino-aprendizado do português pelos parceiros do Mercosul. Ressaltamos, ainda, a importância do Brasil como país que acolhe interessados em desenvolver estudos e atividades relacionadas ao trabalho. Dessa forma, verificamos a evidente necessidade de investimentos mais maciços em formação docente e pesquisas, além de incentivos para publicações teóricas e de materiais didáticos.

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Biografia do Autor

Patricia Maria Campos de Almeida, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora Doutora do Departamento de Letras Vernáculas, Setor de Português Língua Estrangeira, da Faculdade de Letras da UFRJ.

Andrea Lima Belfort Duarte, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora Mestre do Departamento de Letras Vernáculas, Setor de Português Língua Estrangeira, da Faculdade de Letras da UFRJ, doutoranda pela Universidade Federal Fluminense.

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Publicado

2011-12-07

Como Citar

Almeida, P. M. C. de, & Belfort Duarte, A. L. (2011). Ensino do português no contexto do Mercosul: revisitando o passado para compreender o presente e planejar futuras ações. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 9(2), 13. https://doi.org/10.26512/rhla.v9i2.861