Ensino do português no contexto do Mercosul: revisitando o passado para compreender o presente e planejar futuras ações
DOI:
https://doi.org/10.26512/rhla.v9i2.861Palavras-chave:
Português língua estrangeira;, Mercosul;, Política linguísticaResumo
A fim de identificar medidas adotadas pelo governo brasileiro para fomentar a difusão da variante brasileira da língua portuguesa, bem como da cultura brasileira no âmbito do Mercosul, empreendemos esta pesquisa cujos propósitos foram: (1) revisitar as políticas adotadas pelo governo brasileiro para o caso em tela; (2) identificar grupos de demanda para o português como LE/L2; (3) apresentar dados que auxiliassem em uma análise da situação atual do ensino de português para os parceiros do Mercosul. Assim, apresentamos resultados de investigação de base documental, com o intuito de contribuir criticamente para uma reflexão sobre a difusão da língua portuguesa e da cultura brasileira, bem como sobre futuras ações para o ensino do português no Mercosul. Os resultados de nossa investigação apresentam propostas claras no tocante ao ensino-aprendizado do português pelos parceiros do Mercosul. Ressaltamos, ainda, a importância do Brasil como país que acolhe interessados em desenvolver estudos e atividades relacionadas ao trabalho. Dessa forma, verificamos a evidente necessidade de investimentos mais maciços em formação docente e pesquisas, além de incentivos para publicações teóricas e de materiais didáticos.
Downloads
Referências
A ECONOMIA BRASILEIRA ”“ Indicadores econômicos gerais. Disponível em: <http://www.economiabr.com.br/Ind/Ind_gerais.htm#PIB-PPP>. Acesso em: 10 mar. 2011.
ALMEIDA, Patricia M. C.; ESPÃRITO SANTO JR., Respício A. Ensino de português como segunda língua para os parceiros do MERCOSUL, 2000. (mimeo.)
BELFORT DUARTE, Andrea L. O ensino de PBE no mundo dos negócios: gêneros textuais e escrita. 2009. Dissertação (Mestrado em Letras) ”“ Instituto de Letras, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2009.
BRASIL e Uruguai implantarão escola técnica na fronteira. Portal MEC, Brasília, 25 ago. 2009. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=14186:brasil-e-uruguai-implantarao-escola-tecnica-na-fronteira&catid=209&Itemid=86>. Acesso em: 27 jan. 2010.
BRASIL. Câmara dos Deputados. PDC 2072/2009. Disponível em: <http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=457980>. Acesso em: 20 jan. 2011.
BRASIL. MARCA ”“ Programa de Mobilidade Acadêmica Regional para os Cursos Acreditados pelo Mecanismo de Acreditação de Cursos de Graduação do Mercosul. Disponível em: <http://programamarca.siu.edu.ar/index_portugues.php>. Acesso em: 10 jan. 2011.
BRASIL. Mercosul Educacional. Disponível em: <http://www.sic.inep.gov.br/index.php?option=com_content&view=frontpage&Itemid=1> . Acesso em: 15 jan. 2011.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Escolas de Fronteira. Brasília, DF, 2008. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Escolafronteiras/doc_final.pdf>. Acesso em: 27 jan. 2011.
BRASIL. Ministério das Relações Exteriores. Cartilha do cidadão do Mercosul 2010. Disponível em: . Acesso em: 20 jan. 2011.
BRASIL. Ministério das Relações Exteriores. Mercosul. Disponível em: <http://www.mercosul.gov.br/>. Acesso em: 20 jan. 2011.
BRASIL. Ministério do Trabalho e Emprego. Dados completos do balanço do Cgig. Disponível em: <http://portal.mte.gov.br/imprensa/autorizacoes-para-estrangeiros-trabalharem-no-brasil-crescem-30-em-2010.htm> . Acesso em: 15 mar. 2011.
BRASIL. Portal da Capes. Programa de parcerias universitárias de graduação em língua espanhola e portuguesa no Mercosul. Disponível em: <http://www.capes.gov.br/cooperacao-internacional/multinacional/mercosul/parcerias-universitarias-portugues-espanhol>. Acesso em: 17 mar. 2011.
BRASIL. Programa Executivo Educacional entre o Governo da República Federativa do Brasil e o Governo da República do Paraguai. 12 de abril de 2007. Disponível em: <http://www2.mre.gov.br/dai/b_parg_206_4399.htm>. Acesso em: 27 fev. 2011.
BRASIL. Protocolo entre o Ministério da Educação, Ciência e Tecnologia da República Argentina e o Ministério de Educação da República Federativa do Brasil para a Promoção do Ensino do Espanhol e do Português como Segundas Línguas, 30 de novembro de 2005. Disponível em: <http://www2.mre.gov.br/dai/b_argt_413_5650.htm>. Acesso em: 27 fev. 2011.
BRASIL. Tratado de Assunção. Assinado em 26 de março de 1991 pelos quatro Estados Partes ”“ a República Argentina, a República Federativa do Brasil, a República do Paraguai e a República Oriental do Uruguai. Disponível em: <http://www.mre.gov.br/portugues/politica_externa/discursos/>. Acesso em: 22 jan. 2011.
DOCUMENTO assinado entre Brasil e Argentina reforça ações da Capes. Capes, Brasília, 8 fev. 2011. Disponível em: <http://www.capes.gov.br/servicos/sala-de-imprensa/36-noticias/4395-documento-assinado-entre-brasil-e-argentina-reforca-acoes-da-capes>. Acesso em: 27 jan. 2011.
ESCOLA de Fronteira. Portal MEC, Brasília. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12586:escola-de-fronteira&catid=341:escola-de-fronteira&Itemid=835> . Acesso em: 27 jan. 2011.
MERCOSUL. Estrutura Econômica. Disponível em: <http://www.classificadosmercosul.com.br/mercosul_atual.htm>. Acesso em: 10 mar. 2011.
MERCOSUR. Secretaria do Mercosul. Disponível em: <http://www.mercosur.int/show?contentid=10&channel=secretaria>. Acesso em: 15 jan. 2011.
NATALI, Adriana. O Brasil flerta com a vizinhança. Revista Língua Portuguesa, São Paulo, a. 3, n. 32, p. 30-33, jun. 2008.
QUATRO novas instituições vão compor o Escolas de Fronteira. Portal MEC, Brasília, 13 maio 2010. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=15424:quatro-novas-instituicoes-vao-compor-o-escolas-de-fronteira&catid=211&Itemid=86>. Acesso em: 27 jan. 2010
SEVERINO, Antônio J. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2007.
THE ECONOMIST. Go south, young scientist. Disponível em: <http://www.economist.com/node/17851421>. Acesso em: 27 fev. 2011.
THOMAZ, Karina M. A política linguística do projeto escolas interculturais bilíngues de fronteira do Mercosul: ensino de segunda língua para as áreas fronteiriças. Revista Línguas & Letras, Paraná, v. 11, n. 21, 2º semestre de 2010.
URUGUAI ensinará português em escolas públicas a partir de 2010. Estadão, São Paulo, 22 abr. 2009. Disponível em: <http://www.estadao.com.br/noticias/geral,uruguai-ensinara-portugues-nas-escolas-publicas-a-partir-de-2010,358706,0.htm>. Acesso em: 27 jan. 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Horizontes de Linguística Aplicada de http://seer.bce.unb.br/index.php/horizontesla/index é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.