O ensino de português para estrangeiros numa perspectiva dialógica e as construções de ethos neste contexto

Autores/as

  • Rita de Cássia Souto Maior Universidade Federal de Alagoas
  • Márcia Vanessa Santos Souza Universidade Federal de Alagoas - PPGLL

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhla.v17i2.9025

Palabras clave:

Perspectiva dialógica, Ethos especular, Português para Estrangeiros

Resumen

A perspectiva dialógica (BAKHTIN, 2014) de ensino (RODRIGUES, 2005; ROTAWA, 1999) pressupõe um agir com/para o outro, visando à mediação linguística-cultural (SOUZA, 2017) no processo de ensino/aprendizagem de línguas. No ensino de Português para Estrangeiros (NIEDERAUER, 2010; MENDES, 2011), analisamos a construção de ethos (MAINGUENEAU, 2008; AMOSSY, 2005; SOUTO MAIOR, 2009), mais especificamente do ethos especular (SOUTO MAIOR, 2009; 2011; 2014; 2018) como mecanismo de desenvolvimento do saber. Para isso, entendemos que a perspectiva da pedagogia culturalmente sensível, por considerar os significados culturais (SOUZA, 2017), emerge nas propostas desenvolvidas em sala de aula e institui uma reflexão sobre imagens de si e do outro. Nesse sentido, observamos o ethos dos/as alunos/as referente ao aprendizado da língua portuguesa, destacando sentidos sobre o processo interacional constituído com os/as alunos/as estrangeiros/as e de seu próprio ethos, numa perspectiva especular.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rita de Cássia Souto Maior, Universidade Federal de Alagoas

Doutora e mestre em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística (PPGLL) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e graduada pela Faculdade de Letras (FALE/UFAL), atua como professora na graduação (presencial e à distância) e na Pós-graduação da Fale/UFAL. Atualmente é coordenadora de Graduação Presencial da Faculdade de Letras/UFAL, Coordenadora do Programa Institucional de bolsa de Iniciação à docência em Letras/Português (PIBID/Letras/Português) e Coordenadora do Idioma Sem Fornteiras de Língua Portuguesa como Língua Estrangeira ou Adicional. Integra a Comissão Editorial da Revista Leitura (PPGLL) e da Revista Saberes Docentes em Ação (SEMED/AL). Participante do Grupo de Estudos Ensino e aprendizagem de línguas, desenvolve pesquisas sob a perspectiva da Linguística Aplicada, articulando reflexões sobre a prática de sala de aula e os estudos discursivos, com os seguintes temas: Ethos, Estudos argumentativos, Produção Textual em Língua Portuguesa, Estudos de Identidade e Formação de Professores.

Márcia Vanessa Santos Souza, Universidade Federal de Alagoas - PPGLL

Mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal de Alagoas e graduada em Letras/português na Faculdade de Letras da Ufal.

Publicado

2018-12-27

Cómo citar

Maior, R. de C. S., & Souza, M. V. S. (2018). O ensino de português para estrangeiros numa perspectiva dialógica e as construções de ethos neste contexto. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 17(2). https://doi.org/10.26512/rhla.v17i2.9025

Número

Sección

Artigos