A escolha do livro didático de língua estrangeira do Programa Nacional do Livro Didático
DOI:
https://doi.org/10.26512/rhla.v14i1.1398Palavras-chave:
Livro didático;, Material didático;, Programa Nacional do Livro Didático;, PNLDResumo
Resumo
Este trabalho tem por objetivo investigar os critérios utilizados pelos professores de Língua Estrangeira das escolas públicas para selecionar o livro didático (LD) do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). O PNLD abrange o componente curricular de Língua Estrangeira desde 2011. Estudos anteriores (SARMENTO; SILVA, 2012; 2013) investigaram aspectos relacionados ao PNLD nas escolas, sem, contudo, detalhar o processo de escolha realizado pelos professores. Acreditamos que esta pesquisa seja relevante para alguns segmentos: 1) os professores, que poderão refletir sobre sua prática; 2) as editoras, que poderão repensar a divulgação dos seus materiais; 3) o próprio PNLD como forma de acompanhar o desenvolvimento do programa nas escolas. Foram analisados questionários realizados com professores de inglês e espanhol. Concluiu-se que a maioria dos professores tem realizado uma seleção impressionista (CUNNINGSWORTH, 1995) do LD devido à falta de tempo para se dedicar a uma avaliação criteriosa e ao desconhecimento dos recursos disponíveis para auxiliar na escolha, como, por exemplo, o Guia do Livro Didático.
Palavras-chave: Livro didático. Programa Nacional do Livro Didático. Seleção de livro didático.
Abstract
This paper aims to investigate the criteria used by foreign language teachers in public schools to choose the textbook (LD) from the National Textbook Program (PNLD). The PNLD has encompassed foreign languages since 2011. Previous studies (SARMENTO; SILVA, 2012; 2013) have investigated aspects related to the use of PNLD in schools; however, these studies did not investigate textbook choice. We believe this research is relevant to the: 1) teachers who will be able to reflect on their own practice; 2) publishers who may rethink the advertising of materials; 3) PNLD as a way to monitor the development of the program in schools. We analyzed questionnaires conducted with foreign language teachers and concluded that most teachers have chosen a textbook following an impressionistic fashion (CUNNINGSWORTH, 1995) due to lack of time for evaluation and of knowledge about the resources available to assist in their choice as, for example, the textbook guide.
Keywords: Textbook. National Program of Textbook. Textbook selection.
Downloads
Referências
ALFERES, Márcia Aparecida; MAINARDES, Jefferson. Formação continuada de professores alfabetizadores: uma avaliação do Programa Pró-Letramento. Meta: Avaliação, Rio de Janeiro, v.4, n.10, p. 1,27 jan./abr. 2012. Disponível em: <http://metaavaliacao.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/97>. Acesso em: 19 abr. 2014.
ALVIM, Yara Cristina. A avaliação do livro didático de história: diálogos entre pareceristas e professores à luz dos Guias de Livros Didáticos do PNLD. SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, XXV, Anais...Fortaleza, p. 9211-9221, jun. 2009. Disponível em: <http://anpuh.org/anais/wp-content/uploads/ANPUH.S25.pdf>. Acesso em: 3 fev. 2014.
BOWE, Richard; BALL, Stephen J.; GOLD, Anne. Reforming education & changing schools: case studies in policy sociology. London: Routledge, 1992.
BATISTA, Antônio Augusto Gomes. Aavaliação dos livros didáticos: para entender o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). In: BATISTA, Antônio Augusto Gomes; ROJO, Roxane (Org.). Livro didático de língua portuguesa, letramento e cultura da escrita. Campinas:Mercado de Letras, 2003.p. 25-68.
BORGES, Cristina. O Guia dos Livros Didáticos: como se comporta o professor? Revista Partes, São Paulo, ano III, n. 34, jun. 2003. Disponível em: <http://www.partes.com.br/ed34/emquestao.asp>. Acesso em: 3 fev. 2014.
BRASIL.Edital de Convocação para Inscrição no Processo de Avaliação e Seleção de Coleções Didáticas para o Programa Nacional do Livro Didático(PNLD)2014.MEC,2018. Disponível em: <http://www.fnde.gov.br/programas/livro-didatico/livro-didatico-editais>. Acesso em: 8 abr. 2014.
______.Edital de Convocação para o Processo de Inscrição e Avaliação de Coleções Didáticas para o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD)2014. MEC, 2011. Disponível em: <http://www.fnde.gov.br/programas/livro-didatico/livro-didatico-editais>. Acesso em: 3 mar. 2014.
______.Guia de Livros Didáticos PNLD 2014:Língua Estrangeira Moderna. Brasília: MEC, 2013a. Disponível em: <http://www.fnde.gov.br/arquivos/category/125-guias?download=8322:livro-linguaestrangeira>. Acesso em: 03 Fev. 2014.
______.Orientações para o Registro da Escolha do PNLD 2014 6oao 9oano do Ensino Fundamental.MEC, 2013b. Disponível em: <http://www.fnde.gov.br/programas/livro-didatico/guias-do-pnld/item/4661-guia-pnld-2014>. Acesso em: 3 fev. 2014.
CASSIANO, Célia Cristina de Figueiredo. O mercado do livro didático no Brasil: da criação do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) Ã entrada do capital internacional espanhol (1985-2007). 2007, 252f. Tese (Doutorado em Educação: História, Política e Sociedade) ”“Instituto de Educação, PUC-SP, São Paulo, SP.
CUNNINGSWORTH, Alan. Choosing your coursebook. Londres: Heinemann, 1995.
MAINARDES, Jefferson. Abordagem do Ciclo de Políticas: uma contribuição para a análise de políticas educacionais. Educação e Sociedade, Campinas, v.27,n.94, p. 47-69. 2006. Disponível em:<http://www.scielo.br/pdf/es/v27n94/a03v27n94.pdf>. Acesso em: 19 abr. 2014.
RAMOS, Rosinda de Castro Guerra.Um olhar avaliativo para o módulo fundamentos para a avaliação e preparação de material didático. In: CELANI, Maria Antonieta Alba (Org.). Reflexões e ações (trans)formadoras no ensino-aprendizagem de Inglês. Campinas: Mercado de Letras, 2010.p. 57-72.
SARMENTO, Simone; SILVA, Larissa Goulart; A reconfiguração do Programa Nacional do Livro Didático de LínguaEstrangeira pelos atores sociais. CONGRESSO BRASILEIRO DE LINGUÃSTICA APLICADA, 10. Anais... Rio de Janeiro, v.2, n.1, p.1-21, 2013. Disponível em: <http://www.alab.org.br/images/stories/alab/CBLA/ANAIS2013/sarmento-e-silva.pdf>. Acesso em: 3 fev. 2014.
SARMENTO, Simone; SILVA, Larissa Goulart; The Book is (not) on the table: o Programa Nacional do Livro Didático no cotidiano escolar da educação linguística. CONGRESSO BRASILEIRO DE LINGUÃSTICA APLICADA, 9. Anais... Rio de Janeiro, v.1, n.1, p. 1-16,2012. Disponível em: <http://www.alab.org.br/images/stories/alab/CBLA/ANAIS/temas/24_12.pdf>. Acesso em: 29 Jun. 2014.
SCHLATTER, Margarete; GARCEZ, Pedro.Línguas adicionais (espanhol e inglês). Referenciais curriculares do Estado do Rio Grande do Sul: linguagens, códigos e suas tecnologias. Porto Alegre: Secretaria de Estado da Educação, Departamento Pedagógico, v. 1, p. 127-172.2009. Disponível em: <http://www.educacao.rs.gov.br/dados/refer_curric_vol1.pdf>. Acesso em: 29 jun. 2014.
TAGLIANI, Dulce Cassol. O processo de escolha do livro didático de língua portuguesa. Linguagem em (Dis)curso, Palhoça, v.9, n.2, p.303-320, maio/ago. 2009. Disponível em: <http://linguagem.unisul.br/paginas/ensino/pos/linguagem/0902/090204.pdf>. Acesso em: 3 fev. 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Horizontes de Linguística Aplicada de http://seer.bce.unb.br/index.php/horizontesla/index é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.