A escolha do livro didático de língua estrangeira do Programa Nacional do Livro Didático

Autores

  • Larissa Goulart da Silva UFRGS/ University of Warwick
  • Simone Sarmento UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhla.v14i1.1398

Palavras-chave:

Livro didático;, Material didático;, Programa Nacional do Livro Didático;, PNLD

Resumo

Resumo

Este trabalho tem por objetivo investigar os critérios utilizados pelos professores de Língua Estrangeira das escolas públicas para selecionar o livro didático (LD) do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). O PNLD abrange o componente curricular de Língua Estrangeira desde 2011. Estudos anteriores (SARMENTO; SILVA, 2012; 2013) investigaram aspectos relacionados ao PNLD nas escolas, sem, contudo, detalhar o processo de escolha realizado pelos professores. Acreditamos que esta pesquisa seja relevante para alguns segmentos: 1) os professores, que poderão refletir sobre sua prática; 2) as editoras, que poderão repensar a divulgação dos seus materiais; 3) o próprio PNLD como forma de acompanhar o desenvolvimento do programa nas escolas. Foram analisados questionários realizados com professores de inglês e espanhol. Concluiu-se que a maioria dos professores tem realizado uma seleção impressionista (CUNNINGSWORTH, 1995) do LD devido à falta de tempo para se dedicar a uma avaliação criteriosa e ao desconhecimento dos recursos disponíveis para auxiliar na escolha, como, por exemplo, o Guia do Livro Didático.

Palavras-chave: Livro didático. Programa Nacional do Livro Didático. Seleção de livro didático.

 

Abstract

This paper aims to investigate the criteria used by foreign language teachers in public schools to choose the textbook (LD) from the National Textbook Program (PNLD). The PNLD has encompassed foreign languages since 2011. Previous studies (SARMENTO; SILVA, 2012; 2013) have investigated aspects related to the use of PNLD in schools; however, these studies did not investigate textbook choice. We believe this research is relevant to the: 1) teachers who will be able to reflect on their own practice; 2) publishers who may rethink the advertising of materials; 3) PNLD as a way to monitor the development of the program in schools. We analyzed questionnaires conducted with foreign language teachers and concluded that most teachers have chosen a textbook following an impressionistic fashion (CUNNINGSWORTH, 1995) due to lack of time for evaluation and of knowledge about the resources available to assist in their choice as, for example, the textbook guide.

Keywords: Textbook. National Program of Textbook. Textbook selection.

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Biografia do Autor

Larissa Goulart da Silva, UFRGS/ University of Warwick

Mestranda na University of Warwick, Graduada em Letras Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Simone Sarmento, UFRGS

Professora PPG/Letras Universidade Federal do Rio Grande do Sul

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Publicado

2015-12-14

Como Citar

da Silva, L. G., & Sarmento, S. (2015). A escolha do livro didático de língua estrangeira do Programa Nacional do Livro Didático. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 14(1). https://doi.org/10.26512/rhla.v14i1.1398

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