Discurso e cultura na aula de língua materna: uma abordagem discursiva da textualidade
DOI:
https://doi.org/10.26512/rhla.v7i2.618Palavras-chave:
Análise do discurso;, Identidade brasileira;, Ensaios;, CulturaResumo
Considerando a problemática acerca da linguagem e da identidade nos estudos de perspectiva discursiva, de Pêcheux e de Orlandi, este artigo analisa representações construídas discursivamente sobre o Brasil, compreendendo os sentidos produzidos em práticas de leitura em língua materna. O presente estudo de caso foi baseado na Proposta Multidimensional-Discursiva, de Serrani, que considera a interdependência entre três componentes: o intercultural, língua e discurso e práticas verbais. Analisando um texto de Marilena Chauí, em sala de aula, foi possível observar que a cultura brasileira e a estrutura da língua podem ser trabalhadas de maneira integrada. Podemos concluir que a articulação do componente sociocultural ao língua-discurso nos fornece uma chance de compreender o funcionamento discursivo de textos sobre cultura.
Downloads
Referências
BAGHIN-SPINELLI, Débora. Uma proposta discursiva de leitura nos cursos de formação de professores de língua inglesa. In: SERRANI, Silvana. (Org.). Fragmentos. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2002, p. 79-100.
CHAUÃ Marilena. O mito fundador do Brasil. Caderno Mais. Suplemento, São Paulo, 26/03/2000.
ORLANDI, Eni. Discurso fundador: a formação do país e a construção da identidade nacional. Campinas: Pontes, 1993.
______. Discurso e leitura. São Paulo: Cortez, Campinas: Editora da Unicamp, 1993.
______. Identidade lingüística escolar. In: SIGNORINI, Inês (Org.). Lingua(gem) e identidade: elementos para uma discussão no campo aplicado. Campinas: Mercado de Letras, 1998. p. 203-212.
______. Análise de discurso: princípios e procedimentos. Campinas: Pontes, 1999.
______. Discurso e texto: formulação e circulação dos sentidos. Campinas: Pontes, 2001.
PÊCHEUX, Michel (1975). Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio.Campinas: Editora da UNICAMP, 1988.
SERRANI, Silvana. Discurso sobre língua, textualidade e línguas estrangeiras próximas. In: Anais da Anpoll, Niterói, Rio de Janeiro, 2000.
______. Discurso e cultura na aula de língua ”“ currículo, leitura e escrita. Campinas: Pontes, 2005.
______. Legados literário-culturais, memória e antologias na educação em línguas (currículo de espanhol no Brasil). In: KLEIMAN, Angela; CAVALCANTI, Marilda (Orgs.). Lingüística Aplicada - suas faces e interfaces. 1. ed. Campinas: Mercado de Letras, 2007. p. 55-71.
STERN, Hans Heinrich. Issuesand options in language teaching. Oxford: Oxford University Press, 1993.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Horizontes de Linguística Aplicada de http://seer.bce.unb.br/index.php/horizontesla/index é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.