Discurso e cultura na aula de língua materna: uma abordagem discursiva da textualidade

Autores/as

  • Luciana Cristina Ferreira Dias da Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhla.v7i2.618

Palabras clave:

Análise do discurso;, Identidade brasileira;, Ensaios;, Cultura

Resumen

Considerando a problemática acerca da linguagem e da identidade nos estudos de perspectiva discursiva, de Pêcheux e de Orlandi, este artigo analisa representações construídas discursivamente sobre o Brasil, compreendendo os sentidos produzidos em práticas de leitura em língua materna. O presente estudo de caso foi baseado na Proposta Multidimensional-Discursiva, de Serrani, que considera a interdependência entre três componentes: o intercultural, língua e discurso e práticas verbais. Analisando um texto de Marilena Chauí, em sala de aula, foi possível observar que a cultura brasileira e a estrutura da língua podem ser trabalhadas de maneira integrada. Podemos concluir que a articulação do componente sociocultural ao língua-discurso nos fornece uma chance de compreender o funcionamento discursivo de textos sobre cultura.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Luciana Cristina Ferreira Dias, da Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO

Professora Doutora da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Guarapava, Paraná) - UNICENTRO

Citas

BAGHIN-SPINELLI, Débora. Uma proposta discursiva de leitura nos cursos de formação de professores de língua inglesa. In: SERRANI, Silvana. (Org.). Fragmentos. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2002, p. 79-100.

CHAUÃ Marilena. O mito fundador do Brasil. Caderno Mais. Suplemento, São Paulo, 26/03/2000.

ORLANDI, Eni. Discurso fundador: a formação do país e a construção da identidade nacional. Campinas: Pontes, 1993.

______. Discurso e leitura. São Paulo: Cortez, Campinas: Editora da Unicamp, 1993.

______. Identidade lingüística escolar. In: SIGNORINI, Inês (Org.). Lingua(gem) e identidade: elementos para uma discussão no campo aplicado. Campinas: Mercado de Letras, 1998. p. 203-212.

______. Análise de discurso: princípios e procedimentos. Campinas: Pontes, 1999.

______. Discurso e texto: formulação e circulação dos sentidos. Campinas: Pontes, 2001.

PÊCHEUX, Michel (1975). Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio.Campinas: Editora da UNICAMP, 1988.

SERRANI, Silvana. Discurso sobre língua, textualidade e línguas estrangeiras próximas. In: Anais da Anpoll, Niterói, Rio de Janeiro, 2000.

______. Discurso e cultura na aula de língua ”“ currículo, leitura e escrita. Campinas: Pontes, 2005.

______. Legados literário-culturais, memória e antologias na educação em línguas (currículo de espanhol no Brasil). In: KLEIMAN, Angela; CAVALCANTI, Marilda (Orgs.). Lingüística Aplicada - suas faces e interfaces. 1. ed. Campinas: Mercado de Letras, 2007. p. 55-71.

STERN, Hans Heinrich. Issuesand options in language teaching. Oxford: Oxford University Press, 1993.

Publicado

2011-09-13

Cómo citar

Dias, L. C. F. (2011). Discurso e cultura na aula de língua materna: uma abordagem discursiva da textualidade. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 7(2), 35–46. https://doi.org/10.26512/rhla.v7i2.618

Número

Sección

Artigos