O letramento do professor, sua relação com a identidade profissional docente e com a formação de novos leitores

Autores

  • Ana Lúcia de Campos Almeida Universidade Vale do Rio Verde ”“ UNINCOR

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhla.v7i2.658

Palavras-chave:

Letramento;, Leitor;, Professor;, Identidade;, Cultura

Resumo

Este artigo apresenta resultados de um estudo de caso que investigou a relação entre o letramento e a construção da identidade profissional de um professor da disciplina História atuando em uma escola pública de ensino médio no estado de São Paulo. Foram utilizados pressupostos teóricos de linguagem/discurso de perspectiva Bakhtianiana; noções dos estudos de letramento de Barton, Street, Kleiman e Soares; concepções de identidade advindas dos estudos culturais de Hall e de Garcia Canclini; e o conceito de posições identitárias discursivo-enunciativas de Fairclough e Morin. Adotando metodologia qualitativa, entrevistas semi-estruturadas e observação de cunho etnográfico, foi possível traçar um relato descritivo das práticas de letramento do sujeito-professor, bem como observar/analisar a relação que se estabelece entre a construção de sua identidade enquanto leitor e enquanto profissional docente, envolvido na formação de novos leitores. O estudo demonstrou a existência de significativa relação entre as práticas de letramento do professor e a constituição de uma identidade profissional empoderada, refletida na atuação do sujeito-professor como um agente de letramento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Lúcia de Campos Almeida, Universidade Vale do Rio Verde ”“ UNINCOR

Professora Doutora da Universidade Vale do Rio Verde (Três Corações, Minas Gerais) - UNINCOR

Referências

BARTON, David. Literacy: an introduction to the ecology of written language.Oxford:Blackwell, 1994.

______. Researching literacy practices: learning from activities with teachers and students. In: BARTON, David; HAMILTON, Mary; IVANIC, Roz (Orgs.). Situated literacies: reading and writing in context. London: Routledge, 2000.

CAMERON, Debora et al. Researching language: issues of power and method.London: Routledge, 1992.

FAIRCLOUGH, Norman. Analyzing discourse: textual analysis for social research.London: Routledge, 2003.

GARCIA CANCLINI, Nestor. Consumidores y ciudadanos. Conflictos multiculturales de la globalizacion. México: Editorial Grijalbo, 1995.

GIROUX, Henry. Teoria crítica e resistência em educação. Petrópolis: Vozes, 1986.

HALL, Stuart. Identidade cultural. SP, Fundação Memorial da América Latina e do Parlamento Latino Americano. Extraído de: Textos Didáticos (IFCH-Unicamp), 1997.

KLEIMAN, Angela Bustos. Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola. In: ______. (Org). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Pontes, 1995.

______. A Formação do professor: retrospectivas e perspectivas na pesquisa. In: ______. (Org.). A formação do professor. Campinas: Mercado das Letras, 2001.

LAHIRE, Bernard. Homem plural: os determinantes da ação. Tradução de Jaime A. Clasen. Petrópolis: Editora Vozes, 2002.

MISHLER, Elliot. Research interviewing: context and narrative. Cambridge, Massachusetts: Harvard University Press, 1995.

MORIN, Edgar. A noção de sujeito. In: SCHNITMAN, D. (Org.). Novos paradigmas, cultura e subjetividade. Porto Alegre: Artmed, 1996.

SILVA, E. M. L. Educação da mulher, cidadania e empoderamento político: uma articulação possível? Revista de Educação CEAP ”“ Ano VIII, n. 28, p. 23-32. Salvador, mar/maio 2000.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 1998.

______. Alfabetização e letramento. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2003.

STREET, Brian. The schooling of literacy. In: ______. Social literacies: critical approaches to literacy in development, ethnography and education. London, New York: Longman, 1995.

STROMQUIST, Nelly. Conceptual and empirical advances in adult literacy. Canadian and International Education. Canada:Comparative and International Education Society, v. 21, n. 2, p. 40-45, 1992.

Downloads

Publicado

2011-09-13

Como Citar

Almeida, A. L. de C. (2011). O letramento do professor, sua relação com a identidade profissional docente e com a formação de novos leitores. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 7(2), 98–109. https://doi.org/10.26512/rhla.v7i2.658

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.