O letramento do professor, sua relação com a identidade profissional docente e com a formação de novos leitores
DOI:
https://doi.org/10.26512/rhla.v7i2.658Palavras-chave:
Letramento;, Leitor;, Professor;, Identidade;, CulturaResumo
Este artigo apresenta resultados de um estudo de caso que investigou a relação entre o letramento e a construção da identidade profissional de um professor da disciplina História atuando em uma escola pública de ensino médio no estado de São Paulo. Foram utilizados pressupostos teóricos de linguagem/discurso de perspectiva Bakhtianiana; noções dos estudos de letramento de Barton, Street, Kleiman e Soares; concepções de identidade advindas dos estudos culturais de Hall e de Garcia Canclini; e o conceito de posições identitárias discursivo-enunciativas de Fairclough e Morin. Adotando metodologia qualitativa, entrevistas semi-estruturadas e observação de cunho etnográfico, foi possível traçar um relato descritivo das práticas de letramento do sujeito-professor, bem como observar/analisar a relação que se estabelece entre a construção de sua identidade enquanto leitor e enquanto profissional docente, envolvido na formação de novos leitores. O estudo demonstrou a existência de significativa relação entre as práticas de letramento do professor e a constituição de uma identidade profissional empoderada, refletida na atuação do sujeito-professor como um agente de letramento.
Downloads
Referências
BARTON, David. Literacy: an introduction to the ecology of written language.Oxford:Blackwell, 1994.
______. Researching literacy practices: learning from activities with teachers and students. In: BARTON, David; HAMILTON, Mary; IVANIC, Roz (Orgs.). Situated literacies: reading and writing in context. London: Routledge, 2000.
CAMERON, Debora et al. Researching language: issues of power and method.London: Routledge, 1992.
FAIRCLOUGH, Norman. Analyzing discourse: textual analysis for social research.London: Routledge, 2003.
GARCIA CANCLINI, Nestor. Consumidores y ciudadanos. Conflictos multiculturales de la globalizacion. México: Editorial Grijalbo, 1995.
GIROUX, Henry. Teoria crítica e resistência em educação. Petrópolis: Vozes, 1986.
HALL, Stuart. Identidade cultural. SP, Fundação Memorial da América Latina e do Parlamento Latino Americano. Extraído de: Textos Didáticos (IFCH-Unicamp), 1997.
KLEIMAN, Angela Bustos. Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola. In: ______. (Org). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Pontes, 1995.
______. A Formação do professor: retrospectivas e perspectivas na pesquisa. In: ______. (Org.). A formação do professor. Campinas: Mercado das Letras, 2001.
LAHIRE, Bernard. Homem plural: os determinantes da ação. Tradução de Jaime A. Clasen. Petrópolis: Editora Vozes, 2002.
MISHLER, Elliot. Research interviewing: context and narrative. Cambridge, Massachusetts: Harvard University Press, 1995.
MORIN, Edgar. A noção de sujeito. In: SCHNITMAN, D. (Org.). Novos paradigmas, cultura e subjetividade. Porto Alegre: Artmed, 1996.
SILVA, E. M. L. Educação da mulher, cidadania e empoderamento político: uma articulação possível? Revista de Educação CEAP ”“ Ano VIII, n. 28, p. 23-32. Salvador, mar/maio 2000.
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 1998.
______. Alfabetização e letramento. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2003.
STREET, Brian. The schooling of literacy. In: ______. Social literacies: critical approaches to literacy in development, ethnography and education. London, New York: Longman, 1995.
STROMQUIST, Nelly. Conceptual and empirical advances in adult literacy. Canadian and International Education. Canada:Comparative and International Education Society, v. 21, n. 2, p. 40-45, 1992.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Horizontes de Linguística Aplicada de http://seer.bce.unb.br/index.php/horizontesla/index é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.