O letramento do professor, sua relação com a identidade profissional docente e com a formação de novos leitores

Autores

  • Ana Lúcia de Campos Almeida Universidade Vale do Rio Verde ”“ UNINCOR

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhla.v7i2.658

Palavras-chave:

Letramento;, Leitor;, Professor;, Identidade;, Cultura

Resumo

Este artigo apresenta resultados de um estudo de caso que investigou a relação entre o letramento e a construção da identidade profissional de um professor da disciplina História atuando em uma escola pública de ensino médio no estado de São Paulo. Foram utilizados pressupostos teóricos de linguagem/discurso de perspectiva Bakhtianiana; noções dos estudos de letramento de Barton, Street, Kleiman e Soares; concepções de identidade advindas dos estudos culturais de Hall e de Garcia Canclini; e o conceito de posições identitárias discursivo-enunciativas de Fairclough e Morin. Adotando metodologia qualitativa, entrevistas semi-estruturadas e observação de cunho etnográfico, foi possível traçar um relato descritivo das práticas de letramento do sujeito-professor, bem como observar/analisar a relação que se estabelece entre a construção de sua identidade enquanto leitor e enquanto profissional docente, envolvido na formação de novos leitores. O estudo demonstrou a existência de significativa relação entre as práticas de letramento do professor e a constituição de uma identidade profissional empoderada, refletida na atuação do sujeito-professor como um agente de letramento.

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Biografia do Autor

Ana Lúcia de Campos Almeida, Universidade Vale do Rio Verde ”“ UNINCOR

Professora Doutora da Universidade Vale do Rio Verde (Três Corações, Minas Gerais) - UNINCOR

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Publicado

2011-09-13

Como Citar

Almeida, A. L. de C. (2011). O letramento do professor, sua relação com a identidade profissional docente e com a formação de novos leitores. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 7(2), 98–109. https://doi.org/10.26512/rhla.v7i2.658

Edição

Seção

Artigos