Discurso e cultura na aula de língua materna: uma abordagem discursiva da textualidade

Autores

  • Luciana Cristina Ferreira Dias da Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhla.v7i2.618

Palavras-chave:

Análise do discurso;, Identidade brasileira;, Ensaios;, Cultura

Resumo

Considerando a problemática acerca da linguagem e da identidade nos estudos de perspectiva discursiva, de Pêcheux e de Orlandi, este artigo analisa representações construídas discursivamente sobre o Brasil, compreendendo os sentidos produzidos em práticas de leitura em língua materna. O presente estudo de caso foi baseado na Proposta Multidimensional-Discursiva, de Serrani, que considera a interdependência entre três componentes: o intercultural, língua e discurso e práticas verbais. Analisando um texto de Marilena Chauí, em sala de aula, foi possível observar que a cultura brasileira e a estrutura da língua podem ser trabalhadas de maneira integrada. Podemos concluir que a articulação do componente sociocultural ao língua-discurso nos fornece uma chance de compreender o funcionamento discursivo de textos sobre cultura.

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Biografia do Autor

Luciana Cristina Ferreira Dias, da Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO

Professora Doutora da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Guarapava, Paraná) - UNICENTRO

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Publicado

2011-09-13

Como Citar

Dias, L. C. F. (2011). Discurso e cultura na aula de língua materna: uma abordagem discursiva da textualidade. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 7(2), 35–46. https://doi.org/10.26512/rhla.v7i2.618

Edição

Seção

Artigos