Tradução pedagógica

enfoques linguísticos e interpretativos

Autores

  • Irène Zohra Séréro Cervo Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Tradução, ensino, tradução pedagógica

Resumo

Este trabalho tem por objetivos: 1) revisitar o conceito tradicional de “tradução pedagógica como exercício de “transcodificação”, operação exclusivamente linguística, ainda praticado no ensino universitário das línguas estrangeiras; 2) confrontá-lo a um novo conceito de tradução comunicativa e interpretativa, fundado na Teoria Interpretativa da Tradução, voltado para a interação social e o sentido textual, que deve ser o verdadeiro objeto da tradução, seja ela pedagógica ou profissional; mostrar, por meio de um quadro comparativo, os usos e funções da tradução, segundo o enfoque que lhe é dado, justificando assim a necessidade de mudança na abordagem desta modalidade de uso da linguagem.

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Publicado

2005-06-01

Como Citar

Cervo, I. Z. S. (2005). Tradução pedagógica: enfoques linguísticos e interpretativos. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 4(1), 67–78. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/30315

Edição

Seção

Artigos

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