Avaliação linguística em periódicos de Linguística Aplicada no Brasil: mapeamento das publicações

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DOI:

https://doi.org/10.26512/rhla.v21i2.42637

Palavras-chave:

Linguística Aplicada, Avaliação, Periódicos

Resumo

Avaliação é um dos temas de interesse da área de Linguística Aplicada (LA) devido aos impactos que pode gerar no ensino, na aprendizagem e em todos os aspectos e agentes envolvidos. Esta revisão sistemática da literatura objetiva identificar as publicações sobre avaliação de línguas no Brasil (língua(s) materna(s) e adicional(is)), buscando compreender como essa temática se situa na produção científica da área. O estudo mapeou os artigos que tratam sobre avaliação em periódicos nacionais de alto impacto no período entre 2015 e 2020. Os periódicos são especializados em LA e classificados com Qualis A1, a saber Revista Brasileira de Linguística Aplicada, DELTA, Trabalhos em Linguística Aplicada e Linguística e Ensino. Foram elencados 37 artigos a partir de filtros preestabelecidos. Para obtermos um panorama a respeito da avaliação de línguas nos últimos anos, consideramos (1) o percentual de estudos sobre avaliação; (2) o tipo de avaliação; (3) a língua foco do estudo revisado; e (4) a instituição de origem dos autores. Os resultados mostram que estudos sobre avaliação são pouco publicados nos periódicos de alto impacto, o que reforça a importância de se estudar o tema em todas sua complexidade para fomentar o debate acadêmico e auxiliar professores e demais agentes envolvidos a refletirem sobre suas práticas.

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Biografia do Autor

Giovana Lazzaretti Segat, UFRGS

e-mail alternativo: giovanalsegat@gmail.com

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Publicado

2022-12-16

Como Citar

Segat, G. L. ., & Sarmento , S. (2022). Avaliação linguística em periódicos de Linguística Aplicada no Brasil: mapeamento das publicações. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 21(2), AG5. https://doi.org/10.26512/rhla.v21i2.42637

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