A avaliação por pares com crianças aprendizes de língua inglesa
DOI:
https://doi.org/10.26512/rhla.v20i2.38980Palavras-chave:
Avaliação por pares, Língua inglesa para crianças, Avaliação para a aprendizagemResumo
As pesquisas em avaliação para a aprendizagem na área de ensino de línguas estrangeiras para crianças no Brasil ainda estão caminhando a passos lentos (QUEVEDO-CAMARGO; SCARAMUCCI, 2018). Como consequência, o letramento de professores nesta área também é insuficiente dadas as circunstâncias do aumento na oferta de ensino de línguas nos anos iniciais do Ensino Fundamental (TONELLI; QUEVEDO-CAMARGO, 2019). Com isso em mente, o objetivo deste estudo é apresentar as concepções de avaliação para a aprendizagem e avaliação por pares e como elas se conectam. Ainda, evidencia-se os pontos fortes e fracos da avaliação por pares “Two stars and a wish” no contexto do Laboratório de Línguas de uma universidade do norte do Estado do Paraná, através de um exemplo prático aplicado no ano de 2021 de maneira remota durante a pandemia do Coronavírus. Por fim, são apontadas sugestões para solucionar os problemas encontrados.
Palavras-chave: Avaliação por pares; Língua inglesa para crianças; Avaliação para a aprendizagem.
Downloads
Referências
ANDRADE, B. Avaliação na produção oral de língua estrangeira para crianças: uma proposta de acompanhamento do processo de aprendizagem. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Mestrado Profissional em Letras Estrangeiras Modernas) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2016.
BROADFOOT,P.; DAUGHERTY, R; GARDNER, J.; HARLEN, W.; JAMES, M.; STOBART, G. Assessment for learning: 10 principles. [s.l.]: Assessment Reform Group, 2002.
BUENO, B. A. G. Chameleon: o jogo de tabuleiro como instrumento de avaliação para a aprendizagem de língua inglesa por crianças. 2020. 105 fls. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras Estrangeiras Modernas) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina. 2020.
CUNHA, L. S. Um retrato da avaliação no ensino de língua inglesa para crianças. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras: Inglês) – Instituto de Letras, Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
KIRKGÖZ, Y. Fostering young learners’ listening and speaking skills. In: GARTON, Sue; COPLAND, Fiona. (Org.). The Routledge handbook of teaching English to young learners. London and New York: Routledge, 2019. p. 171-187.
LU, J.; LAW, N. Online peer assessment: effects of cognitive and affective feedback. Instr Sci, v. 40, p. 257-275, 2012. Disponível em: 10.1007/s11251-011-9177-2.pdf (springer.com)
MORAES, I. T.; BATISTA, E. G. Letramento em avaliação para professores de línguas estrangeiras para crianças: orientações teórico-práticas. Horizontes de Linguísitca Aplicada, ano 19, n. 2, p. 15-42, 2020.
NIKOLOV, M. Assessing young learners of English: global and local perspectives. Coleção Educational Linguistics, vol. 25. Cham, Switzerland: Springer International Publishing, 2016.
O’DONNELL, A. M.; TOPPING, K. Peers assessing peers: possibilities and problems. In: TOPPING, K.; EHLY, S. (Orgs.). The Routledge handbook of peer-assisted learning. London and New York: Routledge, 1998. p. 255-274.
PÁDUA, L. S. O portfólio como instrumento avaliativo no ensino-aprendizagem de língua inglesa para crianças. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Mestrado Profissional em Letras Estrangeiras Modernas) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2016.
PIAGET, J. The language and thought of the child. London: Kegan Paul, Trench & Trubner, 1926.
SARKER, M. F. Zone of proximal development. International Journal of Advancements in Research & Technology, v. 8, n. 1, 2019.
SPILLER, D. Assessment matters: self-assessment and peer assessment. Hamilton, NZ: The University of Waikato, 2012. Disponível em: https://www.academia.edu/9882320/Assessment_Matters_Self_Assessment_and_Peer_Assessment_Teaching_Development_W%C4%81hanga_Whakapakari_Ako_Assessment_Matters_Self_Assessment_and_Peer_Assessment_Introduction
TONELLI, J. R. A.; QUEVEDO-CAMARGO, G. P. Saberes necessários ao professor para avaliar a aprendizagem de crianças na sala de aula de línguas estrangeiras. Fólio, Vitória da Conquista, v. 11, n. 1, p. 583-607, 2019.
TOPPING, K. J. Using peer assessment to inspire reflection and learning. Student Assessment for Educators Series. New York, London: Routledge, 2018.
WILIAM, D.; THOMPSON, M. Integrating assessment with learning: what will it take to make it work? In: DWYER, Carol Anne. The future of assessment: shaping teaching and learning. 1 ed. New York, London: Routledge, 2008. p. 53-82.
WILIAM, D. What is assessment for learning? Studies in Educational Evaluation, v. 37, p. 3-14, 2011.
ZIMMERMAN, B. J. A social cognitive view of self-regulated academic learning. Journal of Education Psychology, v. 81, 1989.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Horizontes de Linguistica Aplicada

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Artigos publicados pela Revista Horizontes de Linguística Aplicada são licenciados sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Ao publicar na Horizontes de Linguística Aplicada, os autores concordam com a transferência dos direitos autorais patrimoniais para a revista. Os autores mantêm seus direitos morais, incluindo o reconhecimento da autoria.
Autores e leitores têm o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais .
- SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.


