Avaliação de larga escala em leitura: considerações sobre construto e método de avaliar no SAEB e no PISA
DOI:
https://doi.org/10.26512/rhla.v19i1.25156Palabras clave:
leitura, avaliação em larga escala, SAEB, PISA, análise de construto, métodos de avaliarResumen
O presente trabalho investiga o construto de leitura de duas avaliações externas de larga escala presentes no cenário educacional brasileiro: o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), com foco em seus métodos de avaliar (ou nos formatos dos testes). O objetivo é contribuir com subsídios para melhor entendimento da leitura no contexto da avaliação, considerando que ambas avaliações têm potencial de influenciar não só as decisões políticas, como também as práticas pedagógicas. A análise tem aporte teórico da Linguística Aplicada, na área de avaliação em contexto de línguas, tem caráter qualitativo e baseia-se na metodologia de análise documental. Evidenciaram-se as diferenças nos construtos das duas avaliações, que ficam acentuadas pelos formatos dos testes: restrito a itens objetivos de múltipla escolha no SAEB e variado no PISA. Nesse sentido, remarca-se que o teste internacional tem maior proximidade a situações e demandas de leitura mais condizentes com práticas reais, o que não se verifica na avaliação nacional.
Descargas
Citas
ALDERSON, J. C. Assessing reading. Cambridge: Cambridge University Press, 2000.
BONAMINO, A.; COSCARELLI, C.; FRANCO, C. Avaliação e letramento: concepções de aluno letrado subjacentes ao SAEB e ao PISA. Educação e Sociedade, Campinas, v. 23, n. 81, p. 91-113, 2002.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. Relatório Brasil no PISA 2018. Versão Preliminar. Brasília, 2019
BRASIL. Relatório SAEB (ANEB e ANRESC) 2005-2015: panorama da década. Brasília, 2018.
BRASIL. Matriz de avaliação de leitura PISA 2012. Disponível em: <http://download.inep.gov.br/acoes_internacionais/pisa/marcos_referenciais/2013/matriz_avaliacao_leitura.pdf>. Acesso em: 25 maio. 2019.
BRASIL. SAEB 2001: novas perspectivas. Brasília: INEP, 2001.
DOUGLAS, D. Understanding language testing. London; New York, Routledge, 2010.
GRABE, W. Reading in a second language: moving from theory to practice. Cambridge: Cambridge University Press, 2009.
GRABE, W.; JIANG, X. Assessing reading. KUNNAN, A. J. (Ed.) The companion to language assessment. John Wiley & Sons, 2014.
HALADYNA, THOMAS M.; RODRIGUEZ, MICHAEL. C. Developing and validanting test items. New York; London: Routledge, 2013.
KLEIN, R. Utilização da Teoria de Resposta ao Item no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB). In: BROOKE, N.; ALVES, M. T. G.; OLIVEIRA, L. K. M. (Orgs.) A avaliação da Educação Básica: a experiência brasileira. Belo Horizonte: Fino Traço, 2015. p. 189-192.
MCNAMARA, T. Language testing. Oxford: Oxford University Press, 2000.
OCDE. Brasil no PISA 2015: análises e reflexões sobre o desempenho dos estudantes brasileiros. São Paulo: Santilhana, 2016.
OCDE. PISA 2012 Assessment and analytical framework: mathematics, reading, science, problem solving and financial literacy. OECD Publishing, 2013. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1787/9789264190511-en>. Acesso em: 14 jul. 2017.
RUPP, A. A., FERNE, T.; CHOI, H. How assessing reading comprehension with multiple-choice questions shapes the construct: a cognitive processing perspective. Language Testing, v. 23, n. 4, p. 441-74, 2006.
SCARAMUCCI, M. V. R. Validade e consequências sociais das avaliações em contextos de ensino de línguas. Lingvarvm Arena, v. 2, p. 103-120 2011.
SCARAMUCCI, M. V. R. Proficiência em LE: considerações terminológicas e conceituais. Trabalhos em Linguística Aplicada, v. 36, p. 11-22, jul./dez. 2000.
SCARAMUCCI, M. V. R. Avaliação de rendimento no ensino de português língua estrangeira. In: ALMEIDA FILHO, J. C. (Org.). Parâmetros atuais para o ensino de português língua estrangeira. Campinas, SP: Pontes, 1997. p.75-88.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Revista Horizontes de Linguística Aplicada de http://seer.bce.unb.br/index.php/horizontesla/index é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.