O cinema como prática social: o gênero filme na formação crítico-reflexiva de professores de línguas
DOI:
https://doi.org/10.26512/rhla.v19i1.25102Palavras-chave:
Cinema, Filmes, Gênero discursivo, Professores de línguas, Pesquisa-açãoResumo
A relevância pedagógica do cinema tem interessado a pesquisadores de diferentes campos das Ciências Humanas, o que reflete em pesquisas que enfocam a relação do cinema com a educação, o ensino-aprendizagem de línguas e a formação docente. Nesse sentido, com o propósito de contribuir com trabalhos já existentes, este artigo aborda a prática crítico-reflexiva na formação de professores de línguas e toma o filme como um gênero discursivo em potencial. A partir de postulados do dialogismo sociodiscursivo e da teoria de gêneros do discurso, investigamos como o filme pode ser aplicado à formação de professores de línguas, suscitando reflexões críticas sobre a prática desses profissionais. Para tanto, o modelo de sequências didáticas se apresentou pertinente, de modo que elaboramos uma proposta com o filme O Substituto (2011) e a aplicamos em um curso temático orientado pela metodologia pesquisa-ação, no qual realizamos atividades como sessão de visionamento do filme, discussões temáticas dialogadas com textos teóricos e uma entrevista focalizada. Na discussão dos dados, indicamos que as sequências didáticas são produtivas para o trabalho com filmes enquanto recurso pedagógico, visto que possibilitaram o engajamento efetivo das participantes nas reflexões.
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