“But, don’t you think...?”: chat educacional para a reflexão na formação inicial de professores de inglês

Autores

  • Lucas Moreira dos Anjos-Santos Doutorando em Educação pela Monash University / Bolsista da CAPES
  • Eliane Segati Rios-Registro

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhla.v13i2.1369

Palavras-chave:

Chat educacional;, Formação inicial de professores de inglês;, Atividade de reflexão

Resumo

Resumo

Este artigo objetiva investigar a participação de alunos-professores em um chat educacional e as reflexões propiciadas ou não por meio do uso desse gênero digital. Partimos do pressuposto de que a atividade de reflexão situada pode ser uma das ferramentas para a formação de professores comprometidos com suas práticas e capazes de orientar e tomar decisões com base em seus contextos de atuação. Os dados analisados são de uma pesquisa conjunta desenvolvida por pesquisadores de duas universidades estaduais do norte do Paraná. Os participantes da pesquisa são alunos-professores dos terceiro e primeiro anos do curso de Letras-Inglês. Os resultados demonstram que o uso do chat educacional pode ser adequado a situações em que o aluno-professor tenha sua voz ouvida e quebre padrões de assimetria entre professor e aluno-professor.

Palavras-chaveChat educacional. Formação inicial de professores de inglês. Atividade de reflexão

 

“But, don’t you think...?”: educational chat for reflection in pre-service English teacher education

Abstract

This article aims to investigate the participation of pre-service teachers in an educational chat and the reflection promoted or not by the use of this digital genre.The investigation is based on the assumption that the activity of situated reflection can be one of the tools for educating teachers committed to their practices and capable of making decisions by assessing their professional contexts. The data analyzed are part of a joint research developed by researchers from two state universities in the north of Paraná. The research participants are pre-service teachers from third and first years in an English Language undergraduate degree. The results show that the use of educational chats can be adequate to situations in which pre-service teachers have their voices heard and break asymmetry patterns between teacher educators and pre-service teachers

Keywords: educational chat; pre-service English teacher education. Situated reflection.

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Biografia do Autor

Eliane Segati Rios-Registro

Professora do Departamento de Letras da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL)

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Publicado

2015-05-14

Como Citar

Anjos-Santos, L. M. dos, & Rios-Registro, E. S. (2015). “But, don’t you think.?”: chat educacional para a reflexão na formação inicial de professores de inglês. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 13(2). https://doi.org/10.26512/rhla.v13i2.1369

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