“Argumentar é bem a fase deles...”: crenças de professores sobre a argumentação em sala de aula
DOI:
https://doi.org/10.26512/rhla.v13i2.1367Palavras-chave:
Argumentação;, Formação continuada;, Projeto didático de gênero;, CrençasResumo
Resumo
Neste artigo, apresenta-se o resultado de uma investigação feita com professores da rede municipal de Novo Hamburgo-RS, quanto à s crenças sobre o trabalho com gêneros do domínio do argumentar no ensino fundamental. Mostra-se também como os documentos oficiais se posicionam em relação à prática com argumentação e qual o espaço que os livros didáticos usados pelos professores investigados dão aos gêneros do agrupamento do argumentar. Os dados foram gerados a partir da gravação de reuniões de estudo das coordenadoras do projeto de pesquisa com professores e alunos bolsistas, de graduação e pós-graduação e fizeram-se entrevistas semiestruturadas com alguns professores antes e depois do trabalho que desenvolveram. Os resultados mostram que a pouca atenção dada à argumentação na escola básica se deve, em parte, à crença dos professores de que, para argumentar, os alunos precisam estar maduros. Além disso, o fato de os livros didáticos priorizarem o trabalho com gêneros de outros agrupamentos parece confirmar para o professor que, para argumentar, é necessário ter maturidade.
Palavras-chave: Argumentação, formação continuada, projeto didático de gênero, crenças.
“Arguing is the stage they’re going through now”: teachers’ beliefs regarding argumentation in the classroom
Abstract
This article presents the results of an investigation carried out with teachers from municipal schools in Novo Hamburgo-RS, Brasil, concerning the beliefs that they have about working with genres of argumentative domain in the elementary school. The study also shows what the official documents say about the practice of argumentation and the opportunities provided by the textbooks used by the investigated teachers to work with the genres of the argumentation group. The data analyzed resulted from the recordings of study meetings among the coordinators of the research project, the teachers and research assistant students from the under-graduate, as well as the graduate programs. Semi-structures interviews were also conducted with some of the teachers before and after the work they developed. The results show that the little attention given to argumentation in primary school is due in part to the fact that teachers believe students must be mature before they can argue. Besides that, the fact that textbooks prioritize genres of other kinds seems to confirm to the teacher that maturity is a requirement for argumentation.
Keywords: argumentation, continuing education, didactic project based on genres, beliefs.
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