Conflitos macroculturais e a sala de aula de língua inglesa

Autores

  • Helen Betane Ferreira Universidade Federal de Goiás
  • Dilys Karen Rees Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhla.v14i2.1402

Palavras-chave:

Interculturalidade;, Macrocultura;, Microculturas;, Etnografia;, Inglês;, Escola pública

Resumo

Resumo

O presente artigo visa analisar o diálogo intercultural que ocorre em uma sala de aula de língua inglesa de uma escola pública da Rede Municipal de Ensino de Goiânia, capital do Estado de Goiás. Por se tratar de um estudo de cunho etnográfico, foram utilizadas as seguintes técnicas de geração de dados: a observação-participante, anotações de campo e gravações em vídeo. A partir desses instrumentos, procuramos, por meio da análise dos domínios culturais sugerida por Spradley (1980), interpretar os sentidos e os valores que os participantes atribuem às suas ações e às ações dos outros, como questionam seus papéis sociais e interpretam valores macroculturais de acordo com a sua própria microcultura. A análise dos dados demonstrou que o diálogo intercultural entre professora e alunos ocorre via embates. Também foi possível identificar os diferentes significados culturais que a sala de aula tem para a professora e para os alunos.

Palavras-chave: interculturalidade ”“ macro e microculturas ”“ etnografia ”“ inglês- escola pública

 

Abstract

This article discusses the intercultural dialogue between an English teacher and her students from a public school in Goiânia. It is a qualitative study based on ethnography in which the following instruments of generating data were used: participant observation, field notes and video recording. All the data are discussed following the ethnographic research directions and the domain analyses theory suggested by Spradley (1980).  Through the cultural domains, it was possible to identify how the participants interpret theirs and others’ actions, how they question their social roles and interpret some macrocultural values according to their own microculture. The data analyses demonstrated how  the intercultural dialogue between the teacher and her students is conflicted. In addition, it was possible to identify the different cultural meanings teacher and students give to the classroom.

Keywords: intercultural dialogue ”“ macro and microcultures - ethnography ”“ English ”“ public school

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Helen Betane Ferreira, Universidade Federal de Goiás

Doutoranda em Letras e Linguística pelo Programa de Pós-graduação da Faculdade de Letras - Universidade Federal de Goiás. Professora de Língua Inglesa da Rede Municipal de Ensino de Goiânia

Dilys Karen Rees, Universidade Federal de Goiás

Professora do Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Faculdade de Letras - Universidade Federal de Goiás

Referências

AGAR, Michael. Language shock: understanding the culture of conversation.New York: William Morrow, 1994.

ANDRÉ, Marli El.D.A.Etnografia da prática escolar. Campinas, SP: Papirus, 12ed., 2005.

CELANI, Maria Antonieta A. Ensino de línguas estrangeiras: ocupação ou profissão? In: LEFFA, Vilson. O professor de línguas estrangeiras: construindo a profissão. Pelotas: EDUCAT, 2006.p. 23-43.

ERICKSON, Frederick. What makes school ethnography ‘ethnographic’? In: Anthropology and Education Quarterly, v. 15,p.51-66, 1984.

ERICKSON, Frederick. Qualitative methods in research on teaching. In: WITTROCK, MerlinC. (Ed.) Handbook of research on teaching. 3ed. New York: Macmillan, 1986.p. 119-161.

GADAMER, Hans-Georg.Verdade e método. 3ed. Tradução de F.P. Meurer. Petrópolis:Vozes, 1999.

GALLOWAY, Vicki. Toward a cultural reading of authentic texts. In: HEUSINKVELD, PaulaR. (Ed.). Pathways to culture. Yarmouth: Intercultural Press, 1997. p. 255-302.

GRAY, John.The global coursebook in English language teaching. In: BLOCK, David.; CAMERON, Deborah(Eds). Globalization and language teaching. New York: Routledge, 2002.p. 151-167.

JIN, Lixian;CORTAZZI, Martin.The culture the learner brings: a bridge or a barrier? In: BYRAM, Michael; FLEMING, Michael(Ed.). Language learning in intercultural perspective. Cambridge: Cambridge University Press, 1998.p. 98-118.

KERDEMAN, Deborah.Between Interlochen and Idaho: hermeneutics and education for understanding. Philosophy of Education, 1998.

MAGNO E SILVA, Walkyria.Livros didáticos: fomentadores ou inibidores da autonomização? In: DIAS, Reinildes;CRISTOVÃO, Vera Lúcia L.(Orgs).O livro didático de língua estrangeira; múltiplas perspectivas. Campinas: Mercado de Letras,2009. p. 57-88.

MENDES, Edleise.Por queensinar língua como cultura? In: SANTOS, Percilia; ORTIZ ALVAREZ, Maria Luisa(Orgs.).Língua e cultura no contexto de português língua estrangeira. Campinas, SP: Pontes Editores, 2010. p. 53-77.

NIEDERAUER, Marcia Elenita F.Estranhamentos culturais em sala de aula de português para estrangeiros. In: SANTOS, Percilia;ORTIZ ALVAREZ, Maria Luisa (Orgs.). Língua e cultura no contexto de português língua estrangeira. Campinas, SP: Pontes Editores, 2010. p. 101-121.

REES, DilysKaren; MELLO, HeloísaA.B. A investigação etnográfica na sala de aula de segunda língua/ língua estrangeira. Cadernos do IL, n. 42, p. 30-50, junho de 2011. Disponível em:http://www.seer.ufrgs.br/cadernosdoil/.Acesso em15mar. 2014.

RISAGER, Karen. Languaculture as a key concept in language and culture teaching. In: PREISLER, Bent;FABRICIUS, Anne;HABERLAND, Hartmut;KJAERBECK, Susanne;RISAGER, Karen(Eds).The consequence of mobility. Roskilde: Roskilde University, 2005.p. 185-196.

SPRADLEY, James.Participant observation. Fort Worth: Harcourt Brace College Publishers, 1980.

WATSON-GEGEO, KarenAnn. A etnografia na sala de aula de segunda língua: definindo o que é essencial. Trad. Heloísa Augusta Brito de Mello e Dilys Karen Rees. Signótica, v. 22, n. 2, p. 515-539, 2010.

Downloads

Publicado

2016-04-01

Como Citar

Ferreira, H. B., & Rees, D. K. (2016). Conflitos macroculturais e a sala de aula de língua inglesa. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 14(2). https://doi.org/10.26512/rhla.v14i2.1402

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.