Uma experiência com sala de bate-papo (chat) no ensino de língua estrangeira na escola pública

Autores

  • Hélvio Frank de Oliveira UEG/UFG
  • Fabrízia Lúcia da Costa Coelho UEG/UnB

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhla.v11i2.1198

Palavras-chave:

Chat Omegle;, Experiência;, Aprendizagem;, Língua estrangeira

Resumo

Recursos tecnológicos inovadores disponíveis em escolas públicas podem ser muito bem explorados na prática docente por meio de métodos e metodologias que, de certa forma, proporcionem ao aluno uma ampla rede de oportunidades de (re)configurar seu modo de construir conhecimento em uma língua estrangeira (LE) e com vistas a refletir sobre a própria abordagem de aprender. Nesse contexto, torna-se indispensável, além da disposição e reflexão docente para usar a ferramenta, uma postura discente autônoma e ativa diante da aprendizagem para utilizar ambientes interativos e significativos com aplicações de atividades online. Com o objetivo de identificar e analisar as possibilidades de usos da LE (inglês) através da aplicação da ferramenta Omegle.com, um chat aleatório gratuito, que possibilita pessoas de várias partes do mundo interagir em diversas línguas, um experiência foi conduzida em uma escola estadual pública, com uma turma do primeiro ano do ensino médio, em uma cidade do interior de Goiás no primeiro semestre de 2011. Vinte e um participantes utilizaram o bate-papo virtual para interagir na língua proposta com diversas pessoas provenientes de várias partes do mundo. Os dados foram coletados por meio dos seguintes instrumentos: interações/diálogos produzidos via chat, questionário, diários de pesquisador e observações de aulas no laboratório com registro de notas de campo. Os resultados revelam que a proposta, inédita no contexto, foi desenvolvida com bastante entusiasmo pelos participantes, que, por meio do chat, puderam aperfeiçoar sua comunicação de modo independente e, com isso, aprimorar seu conhecimento linguístico no idioma de acordo com os próprios investimentos na tarefa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hélvio Frank de Oliveira, UEG/UFG

Aluno regular no Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal de Goiás, nível Doutorado, e Professor de Linguística e de Estágio/Prática de Ensino de Língua Portuguesa da Universidade Estadual de Goiás ”“ Itapuranga.

Fabrízia Lúcia da Costa Coelho, UEG/UnB

Aluna regular no Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada da Universidade de Brasília, nível Mestrado, Professora de Língua Estrangeira (Inglês) do Departamento de Letras da Universidade Estadual de Goiás ”“ Itapuranga e do ensino médio da escola pública da rede estadual.

Referências

FONTES, Maria do Carmo M.. Aprendizagem de inglês via internet: descobrindo as potencialidadesdo meio digital. 2002. 217 f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicadaao Ensino deLínguas) ”“Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2002.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.

KENSKI, VaniM.Da escola presencial à escola virtual. In: ______. (Org.).Tecnologias e ensino presencial e à distância. 3 ed. Campinas: Papirus, 2006. p. 53-68.

MARCUSCHI, LuizAntônio. Análise da conversação.São Paulo: Ática, 1991.

MORAN COSTAS, José Manuel. Mudar a forma de ensinar e de aprender com tecnologias. Interações (Universidade São Marcos), São Paulo, v. V, n. 9, p. 57-72, 2000.

PAIVA, Vera Lúcia M.O.Autonomia e complexidade: uma análise de narrativas de aprendizagem. In: FREIRE, Maximina M.VIEIRA-ABRAHÃO, Maria Helena.; BARCELOS, AnaMaria F.(Org.).Lingüística Aplicada e contemporaneidade. Campinas, SP: Pontes Editores, 2005. p. 135-153.

______. O uso da tecnologia no ensino de línguas estrangeiras: breve retrospectiva histórica. Disponível em: <http://www.veramenezes.com/techist.pdf.> Acesso em 28 de jun. 2009.

PALLOFF, Rena; PRATT, Keith. Building learning communities incyberspace: effective strategies for the virtual classroom. San Francisco: Jossey-BassPublishers, 2007.

PRITCHARD, Alan. Effective teaching with internet technologies. London:SAGE Publications Company, 2007.

TEODORO, Victor D.Educação e computadores. In: ______. ; FREITAS, José C.(Org.).Educação e computadores. Lisboa:GEP/ME, 1992. p. 9-25.

Downloads

Publicado

2013-03-25

Como Citar

Oliveira, H. F. de, & Coelho, F. L. da C. (2013). Uma experiência com sala de bate-papo (chat) no ensino de língua estrangeira na escola pública. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 11(2). https://doi.org/10.26512/rhla.v11i2.1198

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.