Familiaridade do ouvinte e inteligibilidade da pronúncia de aprendizes brasileiros de inglês

Autores

  • Neide Cesar Cruz Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhla.v7i1.600

Palavras-chave:

Pronúncia;, Inteligibilidade;, Aprendizes Brasileiros de Inglês Língua Estrangeira (ILE)

Resumo

Este estudo focaliza a inteligibilidade da pronúncia de aprendizes brasileiros de Inglês Língua Estrangeira para dois grupos de ouvintes: um de falantes nativos da língua inglesa que não tinham familiaridade com o falar em inglês dos brasileiros e outro de falantes nativos do inglês familiarizados com o falar em inglês dos brasileiros. Especificamente, este estudo tencionou responder a duas questões: Quais desvios de pronúncia produzidos por aprendizes brasileiros de inglês afetaram a inteligibilidade da fala desses aprendizes quando apresentada para os dois grupos de ouvintes? e Para qual dos dois grupos de ouvintes a pronúncia dos aprendizes foi mais inteligível? Amostras contendo desvios de pronúncia, produzidos pelos aprendizes brasileiros de inglês, foram selecionadas e apresentadas aos dois grupos de ouvintes. Os resultados para cada grupo de ouvintes foram os seguintes: para o primeiro, desvios de acentuação de palavras, produção inapropriada de consoantes e desvios resultantes da interferência da grafia afetaram mais seriamente a inteligibilidade da fala dos aprendizes brasileiros; e para o segundo, apenas desvios de acentuação de palavras afetaram mais seriamente a inteligibilidade da fala dos aprendizes brasileiros. Portanto, a pronúncia dos aprendizes foi mais inteligível para o grupo familiarizado com o falar em inglês dos brasileiros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Neide Cesar Cruz, Universidade Federal de Campina Grande

Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

 

Referências

ABERCROMBIE, David. Problems and principles in language study. London: Longman, 1956.

BAMGBOSE, Ayo. Torn between the norms: innovations in world Englishes. World Englishes, v. 17, n. 1, p. 1-14, 1998.

BAPTISTA, Barbara. Frequent pronunciation errors of Brazilian learners of English. In: FORTKAMP, M.; XAVIER, R. (Orgs.). EFL teaching and learning in Brazil: theory and practice. Florianópolis: Insular, 2001. p. 223-230.

BARBETTA, Pedro. Estatística aplicada à s ciências sociais. Florianópolis: Editora da UFSC, 2003.

CATFORD, John. Intelligibility. English Language Teaching Journal, v. 1, n. 1, p. 7-15, 1950.

COOL EDIT [Computer Software]. USA: Syntrillium Corporation, 2000.

FIELD, John. The fuzzy notion of ‘intelligibility’: a headache for pronunciation teachers and oral testers. IATEFL Special Interest Groups Newsletter, Special issue, p. 34-38, 2003.

JENKINS, Jennifer. Phonology of English as an international language: new models, new norms, new goals. Oxford: Oxford University Press, 2000.

JENNER, Bryan. Teaching pronunciation: the common core. Speak out! Newsletter of the IATEFLPronunciation SIG, v. 4, p. 2-4, 1989.

KENWORTHY, Joanne. Teaching English pronunciation. London: Longman, 1987.

LESSA, Angela A ortografia como um fator de interferência da pronúncia do inglês como língua estrangeira. 1985. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Pontifício Universidade Católica, São Paulo, 1985.

LIEFF. Camila; NUNES, Zaina. English pronunciation and the Brazilian learner: how to cope with language transfer. Speak Out!Newsletter of the IATEFLPronunciation SIG, v. 12, p. 22-27, 1993.

MASCHERPE, Mario Análise comparativa dos sistemas fonológicos do inglês e do português . São Paulo: Empresa Gráfica da Revista dos Tribunais S.A., 1970.

SMITH, Larry; BISAZZA, John. The comprehensibility of three varieties of Englishfor college students in seven countries. Language Learning, v. 32, n. 2, p. 259-269, 1982.

SMITH, Larry; NELSON, Cecil. International intelligibility of English: directions and resources. World Englishes, v. 4, n. 3, p. 333-342, 1985.

TOMIYAMA, Machiko. Grammatical errors and communication breakdown. TESOLQuarterly, v. 14, n. 1, p. 71-79, 1980.

WANG, Yue. The intelligibility of Malaysian English: a study of some features of spoken English produced by university students in Malaysia. 1987. Tese - Universidade de Londres, Londres, 1987.

Downloads

Publicado

2011-04-10

Como Citar

Cruz, N. C. (2011). Familiaridade do ouvinte e inteligibilidade da pronúncia de aprendizes brasileiros de inglês. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 7(1), 88. https://doi.org/10.26512/rhla.v7i1.600

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.