A colaboração entre pares em uma turma de adolescentes aprendendo inglês na escola pública

Autores

  • Edcléia Aparecida Basso EUPR - Campo Mourão
  • Fernando Silvério de Lima UFV

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhla.v9i1.801

Palavras-chave:

Colaboração entre pares;, Alunos adolescentes;, Escola pública

Resumo

Neste artigo apresentamos alguns resultados alcançados por meio de uma pesquisa-ação realizada com alunos-adolescentes de escola pública. A análise dos dados foi norteada pela teoria sociocultural, quando, então, objetivamos entender o desenvolvimento daqueles alunos pela linguagem, focalizando as interações estabelecidas entre colegas e entre professor e alunos-adolescentes. Discutimos, especificamente, o construto teórico scaffolding, no viés da colaboração entre pares em atividades orais trabalhadas em sala de aula. Escolhemos como fonte primária para o presente estudo dados coletados por meio de gravações/filmagens de aulas, selecionando e transcrevendo alguns excertos para ilustrar a análise feita. Utilizamos também o diário de campo do aluno-professor-pesquisador. Esses dados revelaram características peculiares e coerentes com a adolescência, fase pela qual os alunos passavam, tais como o desinteresse e apatia nas aulas, e apontaram também ocorrências de situações propícias à colaboração efetiva entre pares (colegas), que poderiam ter propiciado o desenvolvimento de ambos, mas que resultaram, na maioria delas, em aparente fracasso. Entretanto, ficou também evidenciado que, quando a atividade desperta a curiosidade, a motivação do aluno-adolescente, ele se sente recrutado a participar da tarefa. Encerramos o estudo, certos da necessidade de mais pesquisas e estudos na área da Línguística Aplicada que focalizem o aluno-adolescente e seu desenvolvimento pela aprendizagem de uma nova língua no contexto público.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA FILHO, JoséCarlos. P. Linguística aplicada, ensino de línguas e comunicação. Campinas, SP: Pontes, 2005.

ARNETT, Jeffrey. J. Adolescent storm and stress, reconsidered. American Psychologist,v.54, p. 317-326, 1999.

BASSO, Edcleia. A. Eles não querem nada com nada: uma microetnografia com adolescentes aprendendo inglês. Plurais,FECILCAM, v. 2,p. 249-253, 1999.

______. AConstrução Social das Competências necessárias ao Professor de Língua Estrangeira: Entre o Real e o Ideal ”“Um Curso de Letras em Estudo. (Tese de Doutorado em Lingüística Aplicada), Unicamp: Campinas, 2001.

______. Adolescentes e a aprendizagem de uma língua estrangeira:características, percepções e estratégias. In: ROCHA Claudia. H.; BASSO, Edcleia. A. (Orgs.). Ensinar e aprender língua estrangeira nas diferentes idades: reflexões para professores e formadores.São Carlos, SP: Claraluz, 2008.

BASSO, Edcleia.A.; LIMA, Fernando.S. “They haven’t prepared me for that”: fatores subliminares interferentes na prática docente de LE. (no prelo).

BANDURA, Albert. Adolescent development from an agentic perspective. In PAJARES, Frank; URDAN, Tim(Eds.). Self-efficacy beliefs of adolescents, Greenwich, CT: Information Age Publishing,2006. p.1-43.

BEGLEY, Sharon. Getting inside a teen brain: hormones aren”Ÿt the only reason adolescents act crazy. Their gray matter differs from children”Ÿs and adults”Ÿ. Newsweek, February, 28th,, 2000.p.58-59.

BUCHANAN. Christy.M.; ECCLES, Jacquelynne.S.; FLANAGAN, Constance.;MIDGLEY, Carol.; FELDLAUFER, Harriet.; HAROLD, Rena .D. Parents”Ÿand teachers”Ÿbeliefs about adolescents: effects of sex and experience. Journal of Youth and Adolescence.,v.19, n.4, p.363-394, 1990.

BROWN, H.Douglas. Principles of language learning and teaching. 4th ed. White Plains: Longman, 2000.

CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais. São Paulo: Cortez. 2003.

COLE, Michael; WERTSCH, James. V. Beyond the individual-social antimony in discussions of Piaget and Vygotsky. 2002.Disponível em: <http://www.massey.ac.nz/~alock/virtual/colevyg.htm>. Acesso em: 24 fev 2010.

DONATO, Richard. Collective scaffolding in second language learning. In: LANTOLF, James. P.; APPEL, Gabriela. Vygotskian approaches to second language research.Norwood, NJ: Ablex,1994.

ERICKSON, Frederick. What makes school ethnography ethnographic?Anthropology and Education Quarterly,v. 15, p. 51-66, 1984.

FERREIRA, Marília. M.A fala (não tão) privada em interações de alunos realizando atividades orais em LE (inglês).2000. Dissertação (Mestradoem Linguística Aplicada) ”“Instituto de Estudos da Linguagem,Unicamp, Campinas, 2000.

______. Constraints to peer scaffolding. Trabalhos em Linguística Aplicada. Campinas, v. 47, p. 9-29, 2008.

GIL, Antonio. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1999.

JOHN-STEINER, Vera.; MAHN, Holbrook. Sociocultural Approaches to Learning and Development: A Vygotskian Framework. Educational Psychologist,v. 31, p. 191-206, 1996.

LAKATOS, Eva. M. Fundamentos de metodologia cientifica. 6 ed. São Paulo: Atlas 2007.

LAMB, Martin. „It depends on students themselves”Ÿ: independent language learning at an Indonesian State School. Language, culture and curriculum, v.17, n.3, p.229-245, 2005.

LANTOLF, James. P; APPEL, Gabriela. (Orgs). Vygotskian approaches to second language research.Norwood, NJ: Ablex, 1994.

LANTOLF, James. P.; THORNE, Steven. L. Sociocultural theory and the genesis of second language development. Oxford: Oxford University Press, 2000.

LIMA, Fernando. S.; BASSO, Edcleia. A. Adolescentes aprendendo inglês com música: nos embalos da zona de desenvolvimento proximal. IV EPCT ”“Anais do IV Encontro de Produção Científica e Tecnológica. Campo Mourão: Editora da Fecilcam, 2009, p.1-13.

MACOWSKI, EdcleiaAparecida. B. A construção do ensino/aprendizagem de língua estrangeira com adolescentes. 1993. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) ”“Instituto de Estudos da Linguagem, Unicamp, Campinas, 1993.

MARCHENKOVA, Ludmila. Language, culture and self: The Bakhtin-Vygotsky encounter. In: HALL, Joan. K.; VITANOVA, Gergana; MARCHENKOVA, Ludmila. (Eds.). Dialogue with Bakhtin on second and foreign language learning: new perspectives. Mahwah, New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, 2005.

MINAYO, Maria Cecília.S(Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade.17 ed. Petrópolis: Vozes. 2000.

RICHARDS, Jack. C.; PENNINGTON, Martha.C.The first year of teaching. In: RICHARDS, Jack. C. (Ed.).Beyond training. Cambridge: Cambridge University Press, 1998.p.173-190.

RICHARDS, Jack. C.; SCHMIDT, Richard. Longman dictionary of language teaching and applied linguistics. 3rded. London: Longman, 2002.

SCHUNK, Dale.H.;MEECE, Judith.L. Self-efficacy development in adolescents. In PAJARES, Frank; URDAN. Tim. (Eds.)Self-efficacy beliefs of adolescents. Greenwich, CT: Information Age Publishing, 2006. p. 71-96.

SMAGORINSKI,Peter. Vygotsky and the social dynamics of classrooms. English Journal,v. 97, n. 2, 2007 p.61-66.

THIOLLENT, Michel. Pesquisa-ação nas organizações. São Paulo: Atlas, 1997.

VERENIKINA, Irina. Understanding scaffolding and the ZPD in Educational Research. Conference Papers of AARE/NZARE, Auckland, December,2003.

______. Scaffolding and learning: its role in nurturing new learners.2008. Disponível em: <http://ro.uow.edu.au/edupapers/43>. Acesso em: 24 fev 2010.

VYGOTSKY, Lev. S. Pensamento e linguagem. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1989a.

______. A formação social da mente. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1989b.

WOOD, David.;BRUNER, Jerome.;ROSS, Gail. The role of tutoring in problem solving. Journal of Child Psychology and Psychiatry,v.17, p-89-100, 1976.

ZARRET, Nicole.;ECCLES, Jacquelynne. The passage to adulthood: challenges of late adolescence. New Directions for Youth Development, n.111, p.13-28, 2006.

ZIMMERMAN, Barry .J.; CLEARY, Timothy .J. Adolescent”Ÿs development of personal agency: the role of self-efficacy beliefs and self-regulatory skills. In: PAJARES, Frank.; URDAN. Tim. (Eds.). Self-efficacy beliefs of adolescents, Greenwich, CT: Information Age Publishing, 2006, p.45-69.

Downloads

Publicado

2011-07-02

Como Citar

Basso, E. A., & Lima, F. S. de. (2011). A colaboração entre pares em uma turma de adolescentes aprendendo inglês na escola pública. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 9(1). https://doi.org/10.26512/rhla.v9i1.801

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.