A colaboração entre pares em uma turma de adolescentes aprendendo inglês na escola pública

Autores

  • Edcléia Aparecida Basso EUPR - Campo Mourão
  • Fernando Silvério de Lima UFV

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhla.v9i1.801

Palavras-chave:

Colaboração entre pares;, Alunos adolescentes;, Escola pública

Resumo

Neste artigo apresentamos alguns resultados alcançados por meio de uma pesquisa-ação realizada com alunos-adolescentes de escola pública. A análise dos dados foi norteada pela teoria sociocultural, quando, então, objetivamos entender o desenvolvimento daqueles alunos pela linguagem, focalizando as interações estabelecidas entre colegas e entre professor e alunos-adolescentes. Discutimos, especificamente, o construto teórico scaffolding, no viés da colaboração entre pares em atividades orais trabalhadas em sala de aula. Escolhemos como fonte primária para o presente estudo dados coletados por meio de gravações/filmagens de aulas, selecionando e transcrevendo alguns excertos para ilustrar a análise feita. Utilizamos também o diário de campo do aluno-professor-pesquisador. Esses dados revelaram características peculiares e coerentes com a adolescência, fase pela qual os alunos passavam, tais como o desinteresse e apatia nas aulas, e apontaram também ocorrências de situações propícias à colaboração efetiva entre pares (colegas), que poderiam ter propiciado o desenvolvimento de ambos, mas que resultaram, na maioria delas, em aparente fracasso. Entretanto, ficou também evidenciado que, quando a atividade desperta a curiosidade, a motivação do aluno-adolescente, ele se sente recrutado a participar da tarefa. Encerramos o estudo, certos da necessidade de mais pesquisas e estudos na área da Línguística Aplicada que focalizem o aluno-adolescente e seu desenvolvimento pela aprendizagem de uma nova língua no contexto público.

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Publicado

2011-07-02

Como Citar

Basso, E. A., & Lima, F. S. de. (2011). A colaboração entre pares em uma turma de adolescentes aprendendo inglês na escola pública. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 9(1). https://doi.org/10.26512/rhla.v9i1.801

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