Interação aluno-aluno
aprendizagem de PLE em colaboração
Palavras-chave:
Interação aluno-aluno, andaime, ZDP, autonomia, colaboraçãoResumo
Este trabalho apresenta algumas reflexões iniciais de uma pesquisa voltada para a interação aluno-aluno e da aprendizagem de português língua estrangeira em colaboração. Neste âmbito, enfatizamos a prática de tarefas em pares embasadas nas teorias de Vygotski e de autores Neo-Vygostikianos. A partir das quais tentamos abordar os usos de “andaimes” e ZDP por pares que encontram-se supostamente no mesmo nível de aquisição da língua portuguesa. E, ainda, tentamos estabelecer uma relação entre estas duas metáforas e a autonomia como um meio que possibilita ao aprendiz de desenvolver a competência de comunicação. Este estudo foi feito com aprendizes franceses de ascendência portuguesa, num colégio público da cidade de Nancy. Para desenvolver tal estudo, nós hipotetizamos que quando os aprendizes trabalham na resolução da complexidade de tarefas em pares, podem, na ausência do professor, dar assistência verbal uns aos outros e criar entre eles momentos que possibilitam a construção de “andaimes”. Neste estudo, nós objetivamos mostrar como os aprendizes dão assistência uns aos outros bem como mostraremos a quantidade de ajudas cedidas, no decorrer das tarefas, entre os aprendizes e entre estes e o professor.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Artigos publicados pela Revista Horizontes de Linguística Aplicada são licenciados sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Ao publicar na Horizontes de Linguística Aplicada, os autores concordam com a transferência dos direitos autorais patrimoniais para a revista. Os autores mantêm seus direitos morais, incluindo o reconhecimento da autoria.
Autores e leitores têm o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais .
- SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.


