Interação aluno-aluno

aprendizagem de PLE em colaboração

Autores

  • Francisca das Chagas Caetano-Rousselot Université de Nancy 2

Palavras-chave:

Interação aluno-aluno, andaime, ZDP, autonomia, colaboração

Resumo

Este trabalho apresenta algumas reflexões iniciais de uma pesquisa voltada para a interação aluno-aluno e da aprendizagem de português língua estrangeira em colaboração. Neste âmbito, enfatizamos a prática de tarefas em pares embasadas nas teorias de Vygotski e de autores Neo-Vygostikianos. A partir das quais tentamos abordar os usos de “andaimes” e ZDP por pares que encontram-se supostamente no mesmo nível de aquisição da língua portuguesa. E, ainda, tentamos estabelecer uma relação entre estas duas metáforas e a autonomia como um meio que possibilita ao aprendiz de desenvolver a competência de comunicação. Este estudo foi feito com aprendizes franceses de ascendência portuguesa, num colégio público da cidade de Nancy. Para desenvolver tal estudo, nós hipotetizamos que quando os aprendizes trabalham na resolução da complexidade de tarefas em pares, podem, na ausência do professor, dar assistência verbal uns aos outros e criar entre eles momentos que possibilitam a construção de “andaimes”. Neste estudo, nós objetivamos mostrar como os aprendizes dão assistência uns aos outros bem como mostraremos a quantidade de ajudas cedidas, no decorrer das tarefas, entre os aprendizes e entre estes e o professor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2005-06-01

Como Citar

Caetano-Rousselot, F. das C. . (2005). Interação aluno-aluno: aprendizagem de PLE em colaboração. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 4(1), 19–36. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/30234

Edição

Seção

Artigos