Contribuições da revisão integrativa para a pesquisa qualitativa em Educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc28202240627

Palavras-chave:

Pesquisa qualitativa, Revisão integrativa, Educação

Resumo

Este artigo objetiva verificar as contribuições da revisão integrativa para a pesquisa qualitativa em Educação. Serão delineadas discussões teóricas e o desenvolvimento de uma amostra de revisão integrativa. Os resultados obtidos afirmam que ao desenvolver uma revisão integrativa, o pesquisador compreende em profundidade sua área de pesquisa e pode verificar como a abordagem qualitativa se expressa nos estudos encontrados. A amostragem construída revelou o cuidado dos autores em refletir sobre a temática e o corpus analisado de maneira complexa e multidimensional, visão indispensável em pesquisas na área da Educação.

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Biografia do Autor

Aline Santos Pereira Rodrigues, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, PR, Brasil

Mestra em Estudos Literários pela Universidade Federal do Paraná (2019). Professora titular da Universidade Cesumar (UniCesumar). Membro do Grupo de Pesquisa Práxis Educativa: dimensões e processos. E-mail: alines.pm@hotmail.com

Gabriele Polato Sachinski, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, PR, Brasil

Graduada em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2018). Professora no Colégio Bilíngue COC Araucária. Membro do Grupo de Pesquisa Prática Pedagógica no Ensino e Aprendizagem com Tecnologias educacionais. E-mail: gabiisachinski@hotmail.com

Pura Lúcia Oliver Martins, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, PR, Brasil

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (1996). Professora titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Coordena o Grupo de Pesquisa: Práxis Educativa: dimensões e processos. Participa da Rede de Pesquisadores em Formação de Professores. E-mail: pura.oliver@pucpr.br

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Publicado

24.03.2022

Como Citar

Rodrigues, A. S. P., Sachinski, G. P., & Martins, P. L. O. (2022). Contribuições da revisão integrativa para a pesquisa qualitativa em Educação. Linhas Crí­ticas, 28, e40627. https://doi.org/10.26512/lc28202240627