Implantação da disciplina Estudo de Problemas Brasileiros na UFPR (1968-1975)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v25i0.23069

Palavras-chave:

Estudo de Problemas Brasileiros., Reforma Universitária, Ditadura civil-militar.

Resumo

Neste artigo, tratamos da implantação da disciplina Estudo de Problemas Brasileiros (EPB) na Universidade Federal do Paraná (UFPR) durante a ditadura civil-militar. O objetivo deste trabalho é analisar como ocorreu sua implantação no âmbito da reforma universitária na UFPR. As fontes mobilizadas para a produção desta pesquisa foram analisadas a partir dos pressupostos teóricos da História Cultural e se concentraram em: leis, decretos, pareceres, atas e portarias publicadas pelo governo e pela UFPR durante a ditadura civil-militar. Os dados apresentados neste trabalho resultam de pesquisa desenvolvida durante o mestrado, a qual permitiu compreender a implantação da disciplina de EPB na UFPR.

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Biografia do Autor

Rudimar Gomes Bertotti, PUC-PR

É Professor da rede municipal de ensino de Curitiba, é licenciado em História e Pedagogia.  Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Doutorando em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR).  Grupo de Pesquisa: Grupo História das Instituições Escolares no Brasil (GIEB). E-mail: rudigbertotti@gmail.com / ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4134-7647

Rosa Lydia Teixeira Corrêa, Drª, PUC-PR

É Professora do Programa de Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), é graduada em Pedagogia (UFPA). Mestrado em Educação (UNICAMP). Doutorado em História Econômica (USP). Grupo de Pesquisa: Grupo História das Instituições Escolares no Brasil (GIEB). E-mail: rosa.correa@pucpr.br / ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6416-4990

Publicado

2020-03-19

Como Citar

Bertotti, R. G., & Corrêa, R. L. T. (2020). Implantação da disciplina Estudo de Problemas Brasileiros na UFPR (1968-1975). Linhas Críticas, 25, 1-28. https://doi.org/10.26512/lc.v25i0.23069