Pós-estruturalismos e educação: condições de produção conceitual de um campo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc28202240530

Palavras-chave:

Pós-estruturalismos, Educação, Condições de produção, Sujeito

Resumo

Este trabalho analisa contextos e conceitos constituintes do movimento filosófico pós-estruturalista a fim de abordar suas condições de produção, bem como implicações para a educação contemporânea. Nos agenciamentos conceituais atrelados à filosofia, os pós-estruturalismos estão em campo de criação, no tempo, ressoando quebras para o campo educacional, o que reflete nos sujeitos, visto que estes passam a serem autores numa atualidade criadora. Neste contexto, destaca-se a noção de sujeito, uma vez que, neste viés filosófico, tal concepção confronta nuances educacionais formais cristalizadas, sinalizando desafios ao relacionar pós-estruturalismos e educação.

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Biografia do Autor

Déborah Cristina Barbosa Ferreira, Universidade Federal de Goiás, Catalão, GO, Brasil

Mestra em Educação pela Universidade Federal de Goiás – Regional Catalão (2021). E-mail: deborahcbferreira@gmail.com

Rita Tatiana Cardoso Erbs, Universidade Federal de Catalão, Catalão, GO, Brasil

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2009). Professora efetiva da Universidade Federal de Catalão. E-mail: professoraritaerbs@gmail.com

 

 

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Publicado

02.02.2022

Como Citar

Ferreira, D. C. B., & Erbs, R. T. C. (2022). Pós-estruturalismos e educação: condições de produção conceitual de um campo. Linhas Crí­ticas, 28, e40530. https://doi.org/10.26512/lc28202240530

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