Contribuições da revisão integrativa para a pesquisa qualitativa em Educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc28202240627

Palavras-chave:

Pesquisa qualitativa, Revisão integrativa, Educação

Resumo

Este artigo objetiva verificar as contribuições da revisão integrativa para a pesquisa qualitativa em Educação. Serão delineadas discussões teóricas e o desenvolvimento de uma amostra de revisão integrativa. Os resultados obtidos afirmam que ao desenvolver uma revisão integrativa, o pesquisador compreende em profundidade sua área de pesquisa e pode verificar como a abordagem qualitativa se expressa nos estudos encontrados. A amostragem construída revelou o cuidado dos autores em refletir sobre a temática e o corpus analisado de maneira complexa e multidimensional, visão indispensável em pesquisas na área da Educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Santos Pereira Rodrigues, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, PR, Brasil

Mestra em Estudos Literários pela Universidade Federal do Paraná (2019). Professora titular da Universidade Cesumar (UniCesumar). Membro do Grupo de Pesquisa Práxis Educativa: dimensões e processos. E-mail: alines.pm@hotmail.com

Gabriele Polato Sachinski, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, PR, Brasil

Graduada em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2018). Professora no Colégio Bilíngue COC Araucária. Membro do Grupo de Pesquisa Prática Pedagógica no Ensino e Aprendizagem com Tecnologias educacionais. E-mail: gabiisachinski@hotmail.com

Pura Lúcia Oliver Martins, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, PR, Brasil

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (1996). Professora titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Coordena o Grupo de Pesquisa: Práxis Educativa: dimensões e processos. Participa da Rede de Pesquisadores em Formação de Professores. E-mail: pura.oliver@pucpr.br

Referências

André, M. (2006). A jovem pesquisa educacional brasileira. Diálogo Educacional, 6(19), 11-24. https://doi.org/10.7213/rde.v6i19.3133

Angelo, G. (2010). A gramática no ensino de língua portuguesa: à busca de compreensão. RBLA, 10(4), 931-947. https://doi.org/10.1590/S1984-63982010000400006

Aparício, A. S. M. (2010). Modos individuais e coletivos de produzir a inovação no ensino de gramática em sala de aula. RBLA, 10(4), 883-907. https://doi.org/10.1590/S1984-63982010000400004

Araújo, M. A. F. de, Saraiva, É., & Sousa Filho, S. M. de. (2021). Análise de um livro didático de língua portuguesa: ensino tradicional de gramática versus gêneros discursivos e análise linguística. Trabalhos em Linguística Aplicada, 60(1), 268-281. https://doi.org/10.1590/01031813956481620210310

Botelho, L. L. R., Cunha, C. C. de A., & Macedo, M. (2011). O método da revisão integrativa nos estudos organizacionais. Revista Eletrônica Gestão e Sociedade, 5(11), 121-136. https://doi.org/10.21171/ges.v5i11.1220

Brito, C. C. de P. (2011). Discurso(s) sobre o ensino de língua materna em um curso de formação de professores. RBLA, 11(43), 633-651. https://doi.org/10.1590/S1984-63982011000300003

Buin, E. (2004). A gramática a serviço do desenvolvimento da escrita. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, 4(1), 155-171. https://doi.org/10.1590/S1984-63982004000100009

Coelho, S., & Fontes, S. (2019). A gramática das criancinhas: um projeto inovador da educadora portuguesa Virgínia Gersão. Revista História da Educação, 23, e87497. https://doi.org/10.1590/2236-3459/87497

Flick, U. (2013). Introdução à metodologia de pesquisa: um guia para iniciantes. Penso.

Freire, P. (2018). Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Paz e Terra.

Giacomin, L. M., & Cerutti-Rizzatti, M. E. (2019). Conhecimentos gramaticais na escola: entre a manutenção do normativismo e a gaseificação conceitual. Linguagem em (Dis)curso, 19(3), 435-450. https://doi.org/10.1590/1982-4017-190305-8618

Gonçalves-Segundo, P. R. (2017). Caminhos para um ensino funcional de gramática orientado ao texto: pronomes pessoais e adjetivos em perspectiva intersubjetiva. Trabalhos em Linguística Aplicada, 56(1), 139-162. https://doi.org/10.1590/010318135171183591

Lüdke, M., & André, M. (2018). Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. E.P.U.

Petri, V., & Cervo, L. M. (2019). Língua portuguesa ou gramática? Uma proposta de desconstrução do “Ou isto ou aquilo”. Linguagem em (Dis)curso, 19(1), 35-48. https://doi.org/10.1590/1982-4017-190103-2418

Puzzo, M. B. (2012). Revisitando questões de gramática e de ensino de um ponto de vista bakhtiniano. Bakhtiniana, 7(1), 161-177. https://doi.org/10.1590/S2176-45732012000100010

Romanowski, J. P., & Ens, R. T. (2006). As pesquisas denominadas do tipo “estado da arte” em educação. Diálogo Educacional, 6(19), 37-50. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=189116275004

Schiavon, S. H. (2015). Aplicação da revisão sistemática nas pesquisas sobre formação de professores: uma discussão metodológica. [Dissertação de mestrado, Pontifícia Universidade Católica do Paraná]. Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=2970044

Silva, K. A. da., Pilati, E., & Dias, J. de F. (2010). O ensino de gramática na contemporaneidade: delimitando e atravessando as fronteiras na formação inicial de professores de língua portuguesa. RBLA, 10(4), 975-994. https://doi.org/10.1590/S1984-63982010000400008

Silva, N. I. da. (2010). Ensino Tradicional de Gramática ou Prática de Análise Linguística: uma questão de (con)tradição nas aulas de português. RBLA, 10(4), 949-973. https://doi.org/10.1590/S1984-63982010000400007

Triviños, A. N. S. (1987). Introdução à pesquisa em Ciências Sociais: a pesquisa qualitativa em educação. Atlas.

Vosgerau, D. S., & Romanowski, J. P. (2014). Estudos de revisão: implicações conceituais e metodológicas. Revista Diálogo Educacional, 14(474), 165-189. https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.14.041.DS08

Downloads

Publicado

24.03.2022

Como Citar

Rodrigues, A. S. P., Sachinski, G. P., & Martins, P. L. O. (2022). Contribuições da revisão integrativa para a pesquisa qualitativa em Educação. Linhas Crí­ticas, 28, e40627. https://doi.org/10.26512/lc28202240627

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.