Concepções e práticas de experimentação nos anos iniciais do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v18i35.3844Palavras-chave:
Experimentação, Ensino de ciências, ConstrutivismoResumo
Este estudo caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa relacionada a procedi- mentos escolares e concepções de docentes sobre experimentação, atividade instrumental ou aula prática. Para tanto, realizamos entrevistas com professores atuantes nos anos iniciais do ensino fundamental de escolas públicas do município de Rio Grande/RS, juntamente com observações de suas aulas, a fim de analisarmos a forma pela qual a experimentação é utilizada no processo de ensino e aprendizagem de ciências. Por meio dos dados coletados, percebemos que os tipos de materiais utilizados, o cotidiano dos alunos e a possibilidade de uma construção de aprendizagem são pontos importantes para o professor, ao tratar de atividades práticas em sua aula.
Downloads
Referências
BAGGIO, André. Como alguém pode aprender algo que não conhece? In: DANYLUK, Ocsana Sonia;QUEVEDO, Hercílio Fraga de; MATTOS, Mára Beatriz Pucci de. Conhecimento sem fronteira.v. 4.Passo Fundo: UPF, 2006.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2002.BARROS, Aluísio et al. O Mestrado do Programa de Pós-graduação em Epidemiologia da UFPelbaseado em consórcio de pesquisa: uma experiência inovadora. Rev. bras. epidemiol., São Paulo, v.11., supl. 1., maio 2008.
BECKER, Fernando. Modelos Pedagógicos e Modelos Epistemológicos. Educação e Realidade,PortoAlegre, v. 19 (1), 89:96, jan./jun. 1994.
________. A epistemologia do professor: o cotidiano da escola.13 ed. Petrópolis: Vozes, 2008.
BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari Knop. Investigação qualitativa em educação.Porto: Porto Editora, 1994.
BORGES, Regina Maria Rabello, MORAES, Roque. Educação em Ciências nas Séries Iniciais.PortoAlegre: Sagra Luzzatto, 1998.
________. Repensando o Ensino de Ciências.In: MORAES, Roque (org.) Construtivismo e ensino de Ciências: reflexões epistemológicas e metodológicas. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: ciências naturais(1ª a 4ª série). Brasília: MEC/SEF, 1997a.
________. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: meio ambiente,saúde (1ª a 4ª série). Brasília: MEC/SEF, 1997b.
CARVALHO, Anna Maria Pessoa de et al. Ciências no Ensino Fundamental:o conhecimento físico. São Paulo: Scipione, 1998.
COLL, César. Aprendizagem escolar e construção do conhecimento. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1999.
GONÇALVES, Fábio Peres; GALIAZZI, Maria do Carmo. A natureza das atividades experimentais no ensino de ciências: um programa de pesquisa educativa nos cursos de Licenciatura.In: MORAES,Roque; MANCUSO, Ronaldo (org). Educação em ciências: Produção de currículos e formação de professores. Ijuí: Unijuí, 2004.
HALLAL, Pedro Curi et al. Consórcio de pesquisa: relato de uma experiência metodológica na linha de pesquisa em atividade física, nutrição e saúde do curso de mestrado em Educação Física da UFPel. Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, Pelotas, v. 14 (3), 156:163, set./dez. 2009.
HARRES, João Batista Siqueira. Natureza da Ciência e implicações para a educação científica. In:MORAES, Roque (org). Construtivismo e ensino de Ciências:reflexões reflexões epistemológicas emetodológicas. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008.
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MOLL, Jaqueline; BARBOSA, Maria Carmem Silveira. Construtivismo: desconstituindo mitos e construindo perspectivas. In: BECKER, Fernando; FRANCO, Sérgio Roberto Kieling. (org.). Revisitando Piaget. Porto Alegre: Mediação, 1999.
PIAGET, Jean. A construção do real na criança. 2 ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1975.
________. A Tomada da Consciência. São Paulo: Melhoramentos e EDUSP, 1977.
________. O nascimento da inteligência na criança. 4 ed. Rio de janeiro: Editora Guanabara S.A., 1987.
ROSITO, Berenice Alvares. O ensino de ciências e a experimentação.In: MORAES, Roque (org.).Construtivismo e ensino de Ciências: reflexões epistemológicas e metodológicas. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008.
SILVA, João Alberto. Escola, Complexidade e Construção do Conhecimento. Pelotas: Editora e Gráfica Universitária, 2010. v. 1. 170 p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.