Educación superior en tiempo de precarización

análisis del discurso del profesor

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.32224

Palabras clave:

Precariedad, Educación, Educación superior

Resumen

Este trabalho apresenta como os docentes percebem as mudanças das condições de trabalho, assumindo a precarização e considerando o cenário a partir dos anos 1990, observando as especificidades das IES públicas e privadas de Salvador/BA e analisando os dados primários coletados através do Discurso do Sujeito Coletivo. Percebeu-se que após a reforma gerencialista, onde a Universidade assumiu a lógica hegemônica, o discurso se torna único. Assim, verificou-se o desengajamento em relação a um mundo compartilhado que impede a criação de laços duradouros, favorecendo a obsolescência de valores como responsabilidade, respeito e solidariedade por parte dos professores analisados.solidaridad.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Érica Elena Avdzejus, Universidade Federal da Bahia, Brasil

Doutora em Administração, Universidade Federal da Bahia - Escola de Administração (2017). Professora Assistente da Universidade do Estado da Bahia. Membro do grupo de pesquisa: Autoestima, Precarização e Trabalho do Campus XIX - UNEB. E-mail: ericavdzejus@hotmail.com

Maria Teresa Franco Ribeiro, Universidade Federal da Bahia, Brasil

Pós-doutorado no IHEAL - Université Paris III Sorbonne Nouvelle (2007). Professora Titular da Universidade Federal da Bahia. Membro do Instituto Voçoroca em Nazareno-Minas Gerais, com projetos voltados à recuperação e preservação do solo e da água. Membro fundador do LABMUNDO - Laboratório de Políticas Internacionais da EA/UFBA. E-mail: mariatribeiro@uol.com.br

Citas

Alves, G. (2013). Dimensões da Precarização do Trabalho: Ensaios de sociologia do trabalho. Projeto Editorial Praxis.

Avdzejus, E. (2018). Universidade em Tempo de Precarização: Reflexões a partir do Discurso do Sujeito. [Tese de doutorado, Universidade Federal da Bahia]. Repositório Institucional da UFBA. https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29346

Dardot, P., & Laval, C. (2016). A nova razão do mundo: Ensaio sobre a sociedade neoliberal. Boitempo.

Dejours, C. (2002). A banalização da Injustiça Social. Rio de Janeiro. Fundação Getúlio Vargas.

Druck, G. (2011). Trabalho, Precarização e Resistência: Novos e Velhos Desafios. Caderno CRH, 11(24), 37-57. https://doi.org/10.1590/S0103-49792011000400004

Freire, P. (1982). Educação e Mudança. Paz e Terra.

Harvey, D. (2008). Condição Pós Moderna ”“ Uma pesquisa sobre as Origens da Mudança Cultural. Edições Loyola.

Lefèvre, F., & Lefèvre, A. M. C. (2003). Princípios básicos e conceitos fundamentais do discurso do sujeito coletivo. Eduques.

Lelis, I. (2012). O trabalho docente na escola de massa: desafios e perspectivas. Sociologias.

Menezes, A. A. M. (2014). O professor entre a Luta e o Luto ”“ Da Paideia ao Pandemônio: Um Estudo de Caso sobre a Precarização e o sofrimento psíquico do docente em uma Instituição de Ensino Superior Privado em Salvador. [Tese de doutorado, Universidade Federal da Bahia]. Repositório Institucional da UFBA. https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/17185

Mészáros, I. (2002). Para além do capital: rumo a uma teoria da transição. Boitempo.

Santos, B. S. (2010). Um discurso sobre as Ciências. Edições de Afrontamento.

Publicado

2020-11-23

Cómo citar

Avdzejus, Érica E., & Franco Ribeiro, M. T. (2020). Educación superior en tiempo de precarización: análisis del discurso del profesor. Linhas Críticas, 26, e32224. https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.32224

Artículos similares

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.