Reformas na educação superior: de FHC a Dilma Rousseff (1995-2011)

Autores

  • Suely Ferreira Universidade Federal de Goiás - UFG

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v18i36.3962

Palavras-chave:

Universidade, Reformas, Finalidades sociais

Resumo

As mudanças nas últimas décadas do século XX e início do século XXI, na universidade, no Estado e no mercado vêm promovendo alterações substantivas na forma de conceber a universidade e o exercício das suas finalidades nessa relação em inúmeros países. Esse processo vem requerendo que as universidades integrem-se com as demandas da reestruturação produtiva do capital. Em relação às universidades no Brasil, objetivou-se discutir as novas concepções e finalidades sociais que vem sendo construídas para essas instituições, no contexto das reformas da educação superior, nos governos de Fernando Henrique Cardoso, Lula da Silva e início do governo de Dilma Rousseff.

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Biografia do Autor

Suely Ferreira, Universidade Federal de Goiás - UFG

Doutora em Psicologia pela Université Paul Valéry, France. Professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás. Coordenadora da REDECENTRO: Rede de pesquisadores sobre professores do Centro-Oeste e da pesquisa “A produção acadêmica sobre professores: pesquisa interinstitucional da Região Centro-Oeste”. Publicação recente: A questão metodológica: métodos e tipos de pesquisa na produção acadêmica sobre professores(as) na Região Centro-Oeste (em coautoria com: MAGALHÃES, Solange Martins Oliveira; SGUAREZI, Nilza de Oliveira. Revista Educação Pública, v. 20, n. 43, p. 379-393, maio/ago. 2011). 

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Publicado

10.09.2012

Como Citar

Ferreira, S. (2012). Reformas na educação superior: de FHC a Dilma Rousseff (1995-2011). Linhas Crí­ticas, 18(36), 455–472. https://doi.org/10.26512/lc.v18i36.3962

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