Evaluación del desempeño docente en Brasil: conceptos y tendencias

Autores/as

  • Danielle Xabregas Pamplona Nogueira Universidade de Brasília - UnB
  • Girlene Ribeiro de Jesus Universidade de Brasília - UnB
  • Shirleide Pereira da Silva Cruz Universidade de Brasília - UnB

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v19i38.4079

Palabras clave:

Evaluación del desempeño docente, Rendición de cuentas, Desarrollo profesional

Resumen

El presente artículo tiene como objetivo revelar las principales tendencias y concepciones de los sistemas de evaluación del desempeño en las redes públicas de educación básica en Brasil. El tema de la discusión trataba de la relación entre la evaluación, rendición de cuentas y el desarrollo profesional. El análisis de los sitios de los 27 departamentos estatales de educación reveló que, en los estados de Brasil, la tendencia predominante en las políticas de evaluación docente adopta la perspectiva de la rendición de cuentas, en la mayoría de los casos, utilizando los resultados de las evaluaciones de desempeño de los estudiantes que se alejan del proceso de desarrollo profesional docente.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Shirleide Pereira da Silva Cruz, Universidade de Brasília - UnB

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e professora adjunta na Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Email: shirleidecruz@unb.br

Citas

ACRE. Decreto nº 5.592/2010, de 16 de agosto de 2010. Institui o Prêmio Anual de Valorização e Desenvolvimento Profissional ”“ PAVDP. Disponível em: . Acesso: 11 jul. 2012.

AKKARI, Abdeljalil. Internacionalização das políticas educacionais: transformações e desafios. Petrópolis: Vozes, 2011.

ALVES, Ana Carolina Timo. As reformas em minas gerais: choque de gestão, avaliação de desempenho e alterações no trabalho docente. Trabalho apresentado em: VI Seminário da Redestrado ”“ Regulação educacional e trabalho docente, novembro de 2006, UERJ: Rio de Janeiro.

AMAZONAS. Seplan. Plano Plurianual. PPA 2012 ”“ 2015. Disponível em: . Acesso em: 11 jul. 2012.

BROOKE, Nigel. O futuro das políticas de responsabilização educacional no Brasil. Cadernos de Pesquisa, v. 36, n. 128, mai/ago, 2006. p. 377-401.

DEE, Thomas S. A primeira onda de responsabilização. In: BROOKE, Nigel. Marcos históricos na reforma da educação. Belo Horizonte: Fino Traço, 2012. p. 157 ”“ 162.

FERNANDES, Domingo. Avaliação do desempenho docente: desafios, problemas e oportunidades. Portugal: Texto Editores. Disponível em: . Acesso em: 19 ago. 2010.

FERREIRA, Maria Aparecida dos Santos; OLIVEIRA, Edmilson Jovino de. Financiamento da educação básica e valorização docente: um estudo do PCCR da rede pública estadual do RN. In: Anais do 25º Simpósio Brasileiro e 2º Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação. São Paulo: Anpae, 2011.

GOIÁS, Programa de Estímulo à Regência ”“ Reconhecer, 2011.

JESUS, Saul Neves de. A avaliação dos professores como processo de desenvolvimento pessoal e profissional. In: MELO, Marcos Muniz (Org). Avaliação na educação. Pinhais: Editora Melo, 2007.

MARCELO, Carlos. Desenvolvimento profissional docente: passado e futuro. SÌSIFO/Revista de Ciências da Educação. Lisboa, n. 8, jan/abr, 2009. p. 7-22.

NEUBAUER, Rose; SILVEIRA, Ghisleine Trigo. Gestão dos sistemas escolares ”“ quais caminhos perseguir? In: SCHWARTZMAN, Simon; COX, Cristián (Orgs). Políticas educacionais e coesão social: uma agenda latino-americana. Rio de Janeiro: Elsevier; São Paulo: IFHC, 2009.

PARANÁ. Lei Complementar nº 103, de 15 de março de 2004. Institui e dispõe sobre o Plano de Carreira do Professor da Rede Estadual de Educação Básica do Paraná e adota outras providências. Disponível em: <http://www.legislacao.pr.gov.br/legislacao/pesquisarAto.do?action=exibir&codAto=7470&codItemAto=63745>. Acesso em: 11 jul. 2012.

RIO GRANDE DO NORTE. Lei Complementar nº 322/06, de 05 de dezembro de 2006. Altera a lei complementar nº 142, de 21 de dezembro de 1998, e dá outras providências. Disponível em: <http://tj-rn.jusbrasil.com.br/legislacao/756837/lei-complementar-322-06-timbo-0>. Acesso em: 11 jul. 2012.

RIO GRANDE DO SUL. Decreto Nº 34.823, de 02 de agosto de 1993. Aprova novo Regulamento de Promoções do Magistério Público Estadual. Disponível em: <http://www.al.rs.gov.br/legis/M010/M0100099.ASP?Hid_Tipo=TEXTO&Hid_TodasNormas=14250&hTexto=&Hid_IDNorma=14250>. Acesso em: 11 jul. 2012.

RORAIMA. Regulamento do Prêmio Professor Excelência. Disponível em: <http://www.educacao.rr.gov.br/download/regulamento_premio_professor_excelencia.pdf>. Acesso em: 11 jul. 2012.

SOUSA, Sandra Zákia Lian. Avaliação e gestão da educação básica no Brasil: da competição aos incentivos. In: DOURADO, Luiz Fernandes. Políticas e Gestão da Educação no Brasil: novos marcos regulatórios? São Paulo: Xamã, 2009. (p. 31 ”“ 45).

TOCANTINS. Edital 01/2011. Institui o Prêmio de Valorização da Educação Pública do Tocantins. Disponível em: <http://www.novitrine.com.br/administracao/files/files/EDITAL%20PROFISSIONAIS%20DA%20EDUCA%C3%87%C3%83O.pdf>Acesso em: 11 jul. 2012.

VALVERDE, Gilberto A. Padrões e avaliação. In: SCHWARTZMAN, Simon; COX, Cristián (orgs). Políticas educacionais e coesão social: uma agenda latino-americana. Rio de Janeiro: Elsevier; São Paulo: IFHC, 2009.

Publicado

2013-05-02

Cómo citar

Nogueira, D. X. P., Jesus, G. R. de, & Cruz, S. P. da S. (2013). Evaluación del desempeño docente en Brasil: conceptos y tendencias. Linhas Críticas, 19(38), 13–32. https://doi.org/10.26512/lc.v19i38.4079

Número

Sección

Dossiê: Avaliação em educação

Artículos similares

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.